Segunda-feira , Maio 29 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Vodafone Rally de Portugal de 2015 com data confirmada no final de Maio
Vodafone Rally de Portugal de 2015 com data confirmada no final de Maio

Vodafone Rally de Portugal de 2015 com data confirmada no final de Maio

O Promotor do WRC divulgou no passado dia 9 de dezembro, o calendário para o Campeonato do Mundo de Ralis de 2015, que contará com as mesmas provas de 2014, mas com algumas novidades, entre elas a data da prova do Automóvel Club de Portugal.

 

Fruto da mudança para o Norte do País, o Vodafone Rally de Portugal de 2015 terá lugar de 21 a 24 de Maio, um pouco mais cedo que a data inicialmente prevista para Junho e pouco mais de um mês depois do que foi habitual nos últimos anos, o que faz com que a prova do ACP seja a quinta do calendário.

Ainda assim, o Rally continuará a ser visto como a “primeira verdadeira” prova do Campeonato, pois disputa-se depois de Monte-Carlo, Suécia, México e Argentina, todas elas provas com características particulares. A ronda monegasca, como é tradição, abre o calendário em pisos de asfalto normalmente marcados por tempo severo e presença de neve, a Suécia, o rali de neve por excelência, mantém-se também como segunda jornada, enquanto México, a ronda de maior altitude da temporada, e Argentina têm a particularidade de ser provas fora da Europa, o que faz com que contem com a participação de poucas formações além das oficiais que alinham em todo o calendário.

Desta forma, a prova portuguesa, que na prática troca de data com a ronda argentina, deverá continuar a ser uma das mais concorridas da época e a revelar-se muito atractiva para vasto número de formações privadas que, sem orçamento para as provas mais específicas de Monte-Carlo e da Suécia, e para as viagens intercontinentais, deverão iniciar a competição no Vodafone Rally de Portugal.

Mas esta não é a única alteração no calendário que, apesar de ver as restantes competições manterem as respectivas posições ao longo do ano, apresenta algumas alterações de datas. A primeira surge logo com Monte-Carlo, que se disputará uma semana mais tarde que neste ano, o que dá às formações um pouco mais de tempo para se prepararem para a nova temporada. Além disso, a ronda monegasca vai, pela primeira vez, adoptar a regra de Rally 2 que permite aos pilotos que desistirem voltarem a partir para a etapa seguinte mediante aprovação técnica. Enquanto isso, e também por causa da alteração do Vodafone Rally de Portugal, a jornada italiana do calendário tem lugar uma semana mais tarde, em meados de Junho.

A outra novidade é a confirmação da continuação do Rally da Polónia após o bem sucedido regresso ao calendário este ano depois de cinco anos de ausência.

“É com grande prazer que confirmamos que o calendário de 2015 vai manter as 13 provas. A localização geográfica das provas garante que temos um campeonato verdadeiramente global,” afirmou Oliver Ciesla, Director do WRC Promoter.

“Voltamos a apresentar uma mistura de eventos clássicos que remontam à origem do campeonato com novos, mas estabelecidos ralis. Todos eles apresentarão uma variedade de estradas e condições exigentes para garantir que o WRC continua a ser o derradeiro teste de capacidades de condução,” concluiu.

Calendário do Campeonato do Mundo FIA de Ralis de 2015

Monte-Carlo – 22 a 25 de Janeiro

Suécia – 12 a 15 de Fevereiro

México – 5 a 8 de Março

Argentina – 16 a 19 de Abril

Portugal – 21 a 24 de Maio

Itália – 11 a 15 de Junho

Polónia – 2 a 5 de Julho

Finlândia – 30 de Julho a 2 de Agosto

Alemanha – 20 a 23 de Agosto

Austrália – 10 a 13 de Setembro

França – 1 a 4 de Outubro

Espanha – 22 a 25 de Outubro

Inglaterra – 12 a 15 de Novembro

 

Scroll To Top