Sexta-feira , Agosto 17 2018
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / VW pretende encabeçar projecto e-WRX
VW pretende encabeçar projecto e-WRX

VW pretende encabeçar projecto e-WRX

 

A Volkswagen juntou-se a um grupo de fabricantes que pretendem criar uma versão elétrica do Campeonato do Mundo de Rallycross, com os responsáveis da empresa alemã insistindo que seria o lugar perfeito para um retorno oficial da marca alemã ao automobilismo, depois o escândalo da “Dieselgate”.

Vai para dois anos que Franck Welsch o Director da Área Tecnológica da VW revelou que estava interessado em ver os organizadores do Campeonato Mundial de Rallycroos adotarem um formato totalmente elétrico, seja na categoria superior ou num campeonato “paralelo”, à imagem do que acontece com a Fórmula E. “Eu certamente imagino um campeonato disputado com todos os carros 100 % elétricos. As corridas duram de cerca de seis minutos, o que permite curtas mas muito intensas lutas pela vitória. Hoje, os carros são super potentes, têm um binário infernal e usam tração as quatro rodas. Os eléctricos poderiam proporcionar tudo isso. Se o campeonato se disputasse assim, seria perfeito para nós. Nós já conversamos com os organizadores nesse sentido “.

Depois de sair do Campeonato do Mundo de Ralis após o escândalo dieselgate no final de 2016, a Volkswagen trabalhou essencialmente em projetos direccionados para clientes, como o Golf GTI TCR e, mais recentemente no VW Polo GTI R5 que irá se estrear no próximo Rally da Alemanha. O fabricante alemão já se encontra igualmente preparando o seu “regresso” a Pikes Peak do próximo ano com um carro elétrico o que criaria a partir desse conhecimento adquirido as bases para um futuro e-WRX.

Sven Smeets, o Diretor Desportivo da marca sublinha isso: “Posso enfatizá-lo (Pikes Peak) é o projeto para 2018. Para o futuro, temos que fazer bem e provar que o conceito está trabalhando com atenção ao futuro no mundo elétrico no automobilismo: Para nós é claro quando entramos como uma equipa de trabalho [será] sempre com carros muito intimamente ligados ao produto na estrada. Então, se pudermos chamá-lo de e-WRX, seria uma das primeiras séries em que poderíamos ter um bom aspecto, pois cumpriria esses requisitos “.

O promotor mundial do Rallycross, Paul Bellamy, admitiu que estão trabalhando para “eletrizar” a série em 2020: “Isso está no topo da nossa agenda. Estamos em diálogo regular com a FIA sobre os regulamentos e no que a WRX elétrica tomaria. Uma das principais áreas em que estamos trabalhando é manter este campeonato acessível e não apenas acessível para os fabricantes, mas também paras as equipas. Estamos falando com nove fabricantes sobre isso – incluindo os titulares Volkswagen, Peugeot e Audi – e eles querem isso para 2020. Isso é viável, mas temos que trabalhar para obter os regulamentos absolutamente certos e depois entregá-los o mais rápido possível. Este é um espaço muito excitante no momento. “

Leia mais em: https://www.motorsport-news.co.uk/…/vw-pushing-for-electri…/

 

 

CARLOS DA SILVA

Photo credits @ Copyrights erc24.com

 

Scroll To Top