Quarta-feira , Outubro 18 2017
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / World RX regressa ao “inferno” na ronda cinco
World RX regressa ao “inferno” na ronda cinco

World RX regressa ao “inferno” na ronda cinco

A cidade norueguesa de Hell será a sede da quinta rodada do 2016 Campeonato Mundial FIA Rallycross apresentado pela Monster Energy – NAF Mundial RX da Noruega – que acontece neste fim de semana no circuito Lankebanen (10-12 de Junho).

Fora dos 44 Supercars concorrentes no inferno RX, 18 irão competir no Campeonato do Mundo, enquanto os restantes 26 vão competir por pontos no segundo turno do Campeonato Rallycross Europeu FIA (Euro RX). Dezessete entradas Touringcar e 13 RX Lites também irá competir no inferno RX que, em 63 graus norte, é a faixa mais setentrional no calendário Mundial RX.

Depois de quatro rodadas, Mattias Ekstrom leva campeonato de pilotos globais – cinco pontos à frente do favorito casa, Petter Solberg. “Esta pista tem um papel importante na história da equipe”, explicou o líder do Mundial de RX, Ekstrom. “Em 2014, comemoramos nosso primeiro entrega nunca. Nós estávamos muito tarde e o motor para o nosso segundo carro chegou de helicóptero. É um grande circuito:. Cima e para baixo, um monte de cantos de asfalto e de alta velocidade ”

Juntando Solberg em casa são 25 outros pilotos noruegueses, incluindo Andreas Bakkerud que foi forçado a se aposentar no inferno RX no ano passado depois que ele fez contato com Solberg e arrancou a roda dianteira de seu carro na penúltima volta. Ambos os pilotos estarão disputando para se tornar o primeiro vencedor de sua casa Mundial RX rodada [Reinis Nitiss ganhou em 2014, e Timmy Hansen levou os despojos em 2015].

Competindo ao lado Bakkerud na equipe Hoonigan Corrida Divisão é Ken Block, que terminou em terceiro, quando ele fez sua estréia RX em 2014. Dos 18 participantes Mundial RX Supercar, o francês Sebastien Loeb [Team Peugeot-Hansen] e Niclas Gronholm [Olsbergs MSE] são os únicos pilotos que não competiram na Noruega antes.

contendores Campeonato FIA European Rallycross vai disputar o seu segundo evento da temporada no inferno, com o campeão RX Lites Cup Kevin Hansen e 2015 Euro RX runner-up Jerome Grosset-Janin amarrado atualmente no topo da tabela de pontos, Hansen tendo ganho a abertura rodada da temporada na Bélgica.

Cinco noruegueses vão participar no Euro RX Supercars incluindo o Campeão Europeu Tommy Rustad e na Bélgica pódio finalizador Tord Linnerud. Também voando a bandeira casa em Euro RX neste fim de semana será Tom Daniel Tanevik, Alexander Hvaal e Ole Kristian Temte.

A categoria Euro RX Touringcar e RX Lites Copa também vai apoiar o evento no Inferno. da Noruega Fredrik Magnussen lidera o da roda posterior categoria de unidade Touringcar após a rodada de abertura na Bélgica, à frente da Suécia Magda Andersson e da Noruega Ben-Philip Gundersen.

No RX Lites Cup, Rally Dakar motorista e ex-atleta olímpico Albert Llovera vai correr um carro RX Lites especialmente adaptado para a equipe polonesa Lotto. Llovera será o primeiro piloto em RX Lites para correr usando controles de mão – um grave acidente em 1985 deixou paralisado da cintura para baixo.

Ele explicou: “Rallycross é tudo sobre corridas explosivas com grandes automóveis e um monte de espectadores. Eu gosto de competir e tentar diferentes disciplinas para ver até onde eu posso começar. Mesmo que minha deficiência significa eu só estou dirigindo com as minhas mãos, eu gostaria de encontrar os meus limites e ver o que eu posso alcançar. Eu não tenho nenhuma idéia de como vou fazer, com a mistura de asfalto e cascalho vou ter um monte de trabalho de condução só com as mãos. ”

da Turquia Ali Turkkan também é inserido para o inferno RX, como é Emirados Árabes motorista Saeed Bintouq. da Suécia Jonathan Walfridson e da Noruega Thomas Holmen também fará suas primeiras partidas da temporada.

Paul Bellamy, World RX Managing Director para a IMG, comentou: “observadores da FIA classificou nossa rodada Norueguês do Campeonato do Mundo melhor dos 13 eventos executados em 2015, e os organizadores locais têm trabalhado duro novamente para garantir o evento 2016 é o melhor ainda . Nova infra-estrutura foi construída no paddock e com o apoio da região de Stjørdal e do prefeito de Trondheim nos últimos anos tem visto o circuito equipado com internet de fibra óptica em todo o local. A pista em si é um favorito – e não apenas para os fãs que descem aos milhares a cada ano, mas os motoristas também. É também a casa redonda para a nossa dupla Mundial RX campeão Petter Solberg e graças a NRK transmissão Mundial RX na televisão free-to-air em todo o país, tem havido uma onda de interesse em rallycross na Noruega “.

De um ponto de vista Cooper Tire.
Paul Coates, gerente geral – Motorsport, Cooper Tire Europa acrescentou: “Outro circuito que é um favorito, não apenas para os fãs, mas os motoristas também. Esta faixa não é de forma fácil e desde o início, os carros são downhill na primeira curva com forças extremas de serem colocados sobre os pneus aqui e durante todo o curso. A construção e materiais utilizados nos pneus ajudar a suportar as cargas e os golpes e arranhões inevitáveis eles serão submetidos a aqui no inferno. ”

Horários pública
Sexta 10 Junho
sorteio de Pilotos para grade Q1: 1200
Pré-evento conferência de imprensa (Petter Solberg, Mattias Ekstrom, Andreas Bakkerud e Janis Baumanis)
1545: Prática (RX Lites, Touringcar)
1700: Q1: Touringcar & RX Lites
1800: Prática: RX Mundial e Euro RX Supercar

Sábado 11 de junho
0700: open Centro de Bem-vindo
0730: Portas abertas para público
briefing de Photographers ‘: 0815
0900: RX praticar, o World RX e Euro RX Supercar
1000: Warm-up, Touringcar e RX Lites
1100: Q2: Touringcar & RX Lites
Q1: World RX e Euro RX Supercar
1300: Pausa para o almoço
1400: Cerimônia de abertura
1430: Q3: Touringcar & RX Lites
Q2: World RX e Euro RX Supercar
1615: Supercar zona de mídia na sala de imprensa (três melhores pilotos Supercar após Q2)
1700: Q4: Touring Car & RX Lites
1800: Sessão de autógrafos

Domingo 12 de junho
0700: Centro de Bem-vindo aberto
briefing de Photographers ‘: 0800
0830: Warm-up, World RX e Euro RX
1000: Q3: World RX e Euro RX
1100: Semifinais: RX Lites
1145: Q4: World RX e Euro RX
1245: Final: Lites RX
Semifinais: Touringcar
1310: Monster motim Rig Energia
1330: Sessão de autógrafos
1400: Semifinais: Euro RX Supercar
Final: Touringcar
1445: Parada motorista Mundial RX
1500: Mundo RX meias-finais
final do Euro RX
final mundial RX
apresentação do pódio mundo RX

 

Scroll To Top