Sexta-feira , Novembro 17 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / WRC: 3ª prova com vencedor diferente…mundial está ao rubro
WRC: 3ª prova com vencedor diferente…mundial está ao rubro

WRC: 3ª prova com vencedor diferente…mundial está ao rubro

Com praticamente todas as posições definidas e com apenas duas especiais para se disputar no derradeiro dia, Kris Meeke acabou por vencer a prova mexicana apesar de na Power Stage o piloto da Citroen Racing ter saído de estrada após ter perdido o controlo do seu C3 WRC, e com muita sorte a mistura não embateu violentamente em várias viaturas de espetadores que ali se encontravam estacionadas, num parque inexplicavelmente situado a beira do troço! Mesmo perdendo cerca de 20 seg., o piloto britânico conseguiu garantir a primeira vitória do novo Citroën, depois de um inicio de temporada deverás “preocupante” para a equipa francesa. Em três provas disputadas, são três os diferentes pilotos e carros vencedores o que diz bem o quanto este inicio de época tem sido muito competitiva relativamente as épocas anteriores.

Sébastien Ogier (Ford) terminou na segunda posição e com este resultado o piloto francês recupera à liderança do campeonato e contribuiu para que a M-Sport consolida-se a primeira posição entre o Mundial de Construtores. Thierry Neuville (Hyundai) venceu a Power Stage, terminando no lugar mais baixo do pódio e após as duas saídas de estrada quando era líder nas duas provas que marcaram o seu inicio desta temporada, poderá servir de tónico para uma eventual recuperação dos já muitos pontos perdidos.

Ott Tänak (M-Sport) terminou na quarta posição consolidando a terceira posição que ocupa no Campeonato, estando agora a 10 pontos de Jari-Matti Latvala, que no México não foi além da sexta posição. Numa prova onde o seu Yaris revelou muitos problemas mecânicos: problemas de sobreaquecimento, diferencial e travões, o finlandês a espaços também não acertou na escolha de pneus, pelo que até a Volta Córsega certamente que nos ateliers da Toyota haverá trabalho “extra”.

Quinto da geral, Hayden Paddon perdeu muito tempo devido a problemas no filtro de gasolina do seu Hyundai, mas mesmo assim o neozelandês obteve no México o seu melhor resultado da temporada, mas ainda longe de revelar um andamento que o coloque nos lugares do pódio. Ainda debilitado fisicamente, Juho Hänninen (Toyota) que apanhou uma forte virose no início da prova, com muito sacrifício conseguiu levar o seu Toyota Yaris até a sétima posição final da prova, depois de duas provas a se socorrer do sistema Rally2.

Tal como o ocorrido com Paddon, Dani Sordo sofreu o bem sofrer com o seu Hyundai a revelar imensos problemas de alimentação e foi apenas o oitavo da geral, um resultado aquém da regularidade evidenciada quer no Monte Carlo quer na Suécia. Penalizado com 5 minutos ainda antes da prova ir para a estrada devido a troca de motor do seu Ford Fiesta, Elfyn Evans no foi alem da 9.ª posição apesar de ter vencido três troços.

Na WRC-2 depois de uma grande luta ao longo de toda a prova Pontus Tidemand (Skoda Fabia R5) distanciou-se consideravelmente de Eric Camilli (Ford Fiesta R5) no derradeiro dia, com o piloto francês a chegar a afirmar que não tinha conseguido reconhecer/treinar as especiais disputadas hoje (?), fazendo-o perder cerca de 40 seg. para o piloto sueco, que venceu pela segunda vez consecutiva nesta classe.

Nota final para a organização da prova que uma vez mais não esteve isenta de erros, provando novamente que está muito aquém de algumas provas que a Federação Mundial entende que não têm lugar no calendário…

Classificação final:
1 – Meeke Kris / Nagle Paul 3H22:04.6
Citroën C3 WRC
2 – Ogier S. / Ingrassia J. 13.8
Ford Fiesta WRC
3 – Neuville T. / Gilsoul Nicolas 59.7
Hyundai i20 Coupe WRC
4 – Tänak Ott / Järveoja M. 2:18.3
Ford Fiesta WRC
5 – Paddon Hayden / Kennard John 3:32.9
Hyundai i20 Coupe WRC
6 – Latvala J. / Anttila Miikka 4:40.3
Toyota Yaris WRC
7 – Hänninen Juho / Lindström Kaj 5:06.2
Toyota Yaris WRC
8 – Sordo Dani / Martí Marc 5:22.7
Hyundai i20 Coupe WRC
9 – Evans Elfyn / Barritt Daniel 8:41.8
Ford Fiesta WRC
10 – Tidemand Pontus / Andersson Jonas 10:51.9
Škoda Fabia R5 (!.º WRC 2)
11 – Camilli Eric / Veillas B. 11:34.6
Ford Fiesta R5
12 – Guerra Benito / Cue Daniel 18:38.0
Škoda Fabia R5
13 – Gorban Valeriy / Larens Sergei 21:06.8
Mini John Cooper Works WRC (1.º WRC Trophy)
14 – Triviño R. / Hernández M. 33:36.5
Citroën DS3 R5
15 – Lefebvre S. / Moreau Gabin 51:35.9
Citroën C3 WRC (Rally 2)
16 – Bertelli L. / Scattolin S. 1H05:20.4
Ford Fiesta WRC (Rally 2) …

 

Carlos da Silva

 

Scroll To Top