Sábado , Novembro 18 2017
ÚLTIMAS
Home / BLOG / WRC Vodafone Rally de Portugal recebe excelência ambiental da FIA
WRC Vodafone Rally de Portugal recebe excelência ambiental da FIA

WRC Vodafone Rally de Portugal recebe excelência ambiental da FIA

 
O Automóvel Club de Portugal, organizador do Vodafone Rally de Portugal 2017, recebeu o nível máximo de acreditação ambiental por parte da Federação Internacional do Automóvel (FIA). Denominada “Achievement of Excellence”, esta acreditação ambiental é obrigatória a partir de 2018 para todos os ralis poderem integrar o campeonato do mundo.

O resultado conseguido nesta auditoria surge na sequência da colaboração e da implementação das recomendações apresentadas pela APA – Agencia Portuguesa do Ambiente e pela FIA em relação ao Vodafone Rally de Portugal de 2016, nomeadamente redução de consumo de papel, comunicação ambiental e formação, prevenção de poluição do solo e da água, transporte e gestão integrada de resíduos sólidos.

A gestão integrada de resíduos sólidos e a comunicação ambiental e formação foram os pontos mais fortes para o ACP, através de campanhas de sensibilização e formação dos Marshalls da prova, bem como a distribuição de 62 500 sacos de lixo diferenciados no Service Park, HQ do Rally e Zonas de Espetadores. Para atingir estes resultados foi fundamental a colaboração das Câmaras Municipais envolvidas na organização do Vodafone Rally de Portugal.

Outro aspeto que mereceu particular atenção por parte do ACP foi a prevenção de poluição do solo e da água, função que foi assegurada pelo Veículo de Emergência Ambiental, presente em todos os dias da prova em troços diferentes para apoiar Marshalls e público, e pela disponibilização de um kit de óleo às equipas (em complemento ao kit de sacos para separação de resíduos sólidos).

No uso do papel, o que não foi possível reduzir em termos de impressão e recurso à informação digital, foi compensado com a utilização de papel reciclado em toda a documentação produzida antes, durante e após a prova.

O incentivo ao Carpooling e à utilização de transportes públicos para os adeptos se deslocarem para as classificativas, assim como a parceria com a CP, revestiu-se, uma vez mais, de particular importância para a deslocação do público em geral.

O Automóvel Club de Portugal continuará a desenvolver todos os esforços para tornar o Rally de Portugal cada vez mais amigo do ambiente e assim contribuir para a sua sustentabilidade.

 

Scroll To Top