Domingo , Dezembro 17 2017
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / WTCC será WTCR em 2018
WTCC será WTCR em 2018

WTCC será WTCR em 2018

O Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA será substituído de 2018 por novos regulamentos técnicos, um novo formato e um novo nome após uma votação de aprovação pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA em Paris ontem (6 de dezembro)

 

 

* Regulamentos técnicos TCR adotados, congelados por dois anos
* Títulos da Copa do Mundo da FIA para motoristas e equipes, sem título de fabricantes
* Promovido pela Eurosport Events, regulamentado pela FIA
* Três corridas por fim de semana em 10 eventos em quatro continentes

A partir da próxima temporada, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA será renomeado a Copa Mundial de Turismo da FIA e abreviado para a WTCR. Ele funcionará para os regulamentos técnicos do TCR sob um contrato de licenciamento de dois anos entre a FIA, o promotor da WTCR Eurosport Events Limited (EEL) e a WSC, proprietária do conceito TCR e marca registrada.

Como parte do acordo, a Série Internacional TCR será descontinuada, enquanto a Taça Européia de Carros de Turismo da FIA deixará de funcionar.

Em uma mudança emocionante para o formato de fim de semana WTCC existente, cada evento consistirá em três corridas – um aumento dos dois atuais. Uma sessão de qualificação e uma corrida terão lugar no dia da abertura, com o segundo dia mais em consonância com a atual configuração do WTCC: uma sessão de qualificação trifásica e duas corridas com a primeira corrida utilizando uma grade reversa.

Um máximo de 26 inscrições serão aceitos com prioridade para as equipes existentes TCR International e WTCC. Duas outras entradas curinga serão permitidas em cada evento, a critério da EEL e da FIA. As inscrições podem ser entregues na FIA de 15 de dezembro a 30 de janeiro de 2018.

O novo nome, WTCR, foi introduzido para refletir a mudança de TC1 para os regulamentos técnicos do TCR. Enquanto isso, a mudança de status do campeonato mundial para a Copa do Mundo sinaliza o início de uma nova era emocionante para corridas de carros internacionais de turismo, quando se espera que regulamentos técnicos mais acessíveis desencadeiem uma agitação de interesse do concorrente, ao construir o fã e a mídia existentes seguidos pelo WTCC.

citações
François Ribeiro (Chefe dos eventos Eurosport): “A combinação dos regulamentos técnicos do TCR, a experiência e a neutralidade da FIA e suas rigorosas regras e procedimentos esportivos, além da força promocional dos eventos Eurosport obtidos desde 2005, oferecerão uma grade altamente competitiva , corridas emocionantes e um formato amigável para os fãs que só pode gerar sucesso “.

Marcello Lotti (Chefe do Executivo, WSC): “Estamos muito orgulhosos deste acordo que respeite plenamente o próprio espírito de TCR. A associação com um promotor tão experiente como a Eurosport Events juntamente com o rótulo da FIA no WTCR representam o reconhecimento final do conceito de TCR que lançamos há três anos e que não parou de crescer desde então “.

Sporting
Regulado pela FIA e apoiado por uma equipe de gerenciamento de corrida experiente, os eventos WTCR serão executados com os mais altos padrões organizacionais possíveis.

Técnico
Os regulamentos técnicos do TCR serão licenciados pela WSC para a EEL / FIA como os regulamentos da FIA WTCR e congelados até o final de 2019. Somente os veículos TCR homologados pela WSC e atribuídos com o passaporte da FIA WTCR emitidos pela FIA serão elegíveis. Os departamentos técnicos da FIA e TCR determinarão o equilíbrio do desempenho (BOP) em cada evento, enquanto o lastro de sucesso será alocado por driver. A FIA será responsável pela gestão técnica, em consulta com representantes do TCR.

Promoção
O promotor da WTCR, Eurosport Events, proporcionará um nível de recurso promocional semelhante ao que o WTCC tem para garantir que a WTCR beneficie da cobertura ao vivo no Eurosport e em mais de 50 redes ao redor do mundo, a experiência do pessoal de promoção e marketing da Eurosport Events e uma abrangente campanha de mídia social.

Calendário
O calendário consistirá em 30 corridas em 10 eventos em quatro continentes e serão anunciados em breve.

Formato de fim de semana
Dia um:
Prática livre 1 (30 minutos); Prática livre 2 (30 minutos); Qualificação (30 minutos), Corrida 1 (os 10 melhores classificados classificam pontos da seguinte forma: 27-20-17-14-12-10-8-6-4-2)

Dia dois:
Qualificação Q1 (25 minutos), Qualificação Q2 (10 minutos), Qualificação Q3 (top-five shootout); Corrida 2 (10 posições superiores revertidas após o segundo trimestre, os 10 melhores classificados classificados como pontos: 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1); Corrida 3 (grade conforme ordem combinada após Q3, os 10 melhores classificados classificados como pontos: 30-23-19-16-13-10-7-4-2-1)

Regulamentos TCR explicados
Os regulamentos técnicos do TCR servem para os salões de quatro portas / cinco portas ou hatchbacks com motores de produção com uma capacidade de entre 1750-2000 cc e com potência máxima de 350bhp. Não há menos de 19 campeonatos ou séries baseados em TCR em todo o mundo, enquanto vários fabricantes têm ou estão no processo de homologação de carros TCR, incluindo Alfa Romeo, Audi, Ford, Honda, Hyundai, KIA, LADA, Opel, Peugeot, Renault , SEAT, Subaru e Volkswagen. Até à data, mais de 600 carros de corrida TCR foram construídos e vendidos para equipes de clientes.

 

Scroll To Top