Terça-feira , Junho 19 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Yaris com (normais) problemas de fiabilidade (por Carlos da Silva)
Yaris com (normais) problemas de fiabilidade (por Carlos da Silva)

Yaris com (normais) problemas de fiabilidade (por Carlos da Silva)

 

Segundo uma notícia avançada pelo site espanhol revistascratch.com, no decorrer dos testes que a TOYOTA GAZOO Racing levou a cabo na semana passada na região da Catalunha – Espanha o protótipo de testes doToyota Yaris WRC revelou ter alguns problemas (normais) de fiabilidade, nomeadamente no que diz respeito a sua unidade motriz. Segundo a mesma fonte foram utilizados quatro novos motores com diferentes especificações, bem como um novo chassis, que não chegou a ser utilizado. O primeiro (motor) fui testado até a exaustão (efectuando 30 kms), utilizando depois um outro até os testes terem sido cessados depois deTommi Mäkinen ter cortado em demasia uma curva, danificando a roda traseira esquerda do Yaris. No dia seguinte colocaram um novo propulsor ( o mais potente do conjunto) efectuando cerca de 50 quilómetros de testes, até que os colectores de escape, caixa de velocidades e motor acabaram por ceder em conjunto. Por fim, um quatro propulsor foi colocado e que apesar de uma menor potencia, conseguiu suportar três longos dias de testes cumprindo cerca de setecentos quilómetros nas “mãos” de Juho Hänninen WRC – official , até que alegadamente um problema num cilindro ( barulho estranho) fez cessar a intensa sessão realizada, mas que foi suficiente produtiva para verificar o funcionamento e fiabilidade dos outros componentes do Yaris.
Quer os travões quer as suspensões sofreram q.b. com a quantidade de carga gerada pelo carro utilizado por Mäkinen, que optou por uma suspensão hidráulica BOS Engineering CR60, com três níveis de ajuste e diferentes opções de compressão tal como a aerodinâmica que sofreu alguns ajustes nomeadamente na asa traseira.
Em suma, o resultados dos testes revelaram-se positivos com o Toyota Yaris WRC a provar ser um carro rápido em linha reta e com um excelente comportamento em curva, e que apesar de todos os problemas, a TGR de Tommi Mäkinen já acumulou centenas de quilómetros em testes ao passo que a Hyundai e a M-Sport só começarão a testar os seus protótipos nos meses de junho e julho…

 

Photo Credits: © Copyright MForn Studio

 

Scroll To Top