Terça-feira , Novembro 20 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Yohan Sousa garante histórico 5º lugar no Campeonato Ásia-Pacífico em Macau
Yohan Sousa garante histórico 5º lugar no Campeonato Ásia-Pacífico em Macau

Yohan Sousa garante histórico 5º lugar no Campeonato Ásia-Pacífico em Macau

No Kartódromo Coloane, em Macau, Yohan Sousa esteve sempre na luta por um lugar no pódio no mítico Campeonato Ásia-Pacífico de Karting, este ano reservado apenas à categoria KZ, a classe rainha do Karting mundial das competições CIK-FIA, em que o piloto português se viu privado de correr esta época nos últimos seis meses devido a uma lesão no pé esquerdo. Na Final, o piloto português arrancou bem da quinta posição e assumiu o terceiro lugar, mas a partir da terceira das 25 voltas ao traçado de 1203 metros, viu-se forçado a completar o resto da corrida com o tirante empenado, devido a um toque. Ainda assim, Yohan Sousa não baixou os braços e garantiu um histórico quinto lugar para Portugal no Campeonato Ásia-Pacífico, embora o pódio estivesse perfeitamente ao seu alcance, numa corrida cujo vencedor foi o experiente piloto francês Tom Leuillet, que este ano terminou o Campeonato do Mundo da categoria KZ2 na sétima posição.

O quinto lugar alcançado por Yohan Sousa nos treinos cronometrados de quinta-feira, em que ficou a apenas 137 milésimos de segundo do melhor tempo rubricado pelo francês Tom Leuillet, deixou boas indicações ao piloto português quanto à obtenção de um bom resultado na edição 2016 do Campeonato Ásia-Pácifico de Karting CIK-FIA. Nas mangas de qualificação, Yohan Sousa foi terceiro classificado na primeira e depois garantiu a segunda posição na segunda, resultados que lhe permitiram garantir o segundo lugar na grelha de partida para a Pré-final, tendo a seu lado Leuillet e atrás de si, na segunda linha, o espanhol Jorge Pescador – atual campeão do mundo da categoria OK – e o australiano Joshua Fife.

Na pré-final, o piloto português esteve sempre no grupo da frente e cruzou a meta no quinto lugar, posição da qual partiu na Final. Yohan Sousa arrancou bem, mas a partir da terceira volta viu-se impedido de impor o seu ritmo. “Infelizmente, nas primeiras voltas, quando estava na terceira posição, fui forçado a sair de pista para evitar um acidente. A seguir voltei a perder lugares devido a um toque de um adversário e na volta seguinte sofri mais um toque. Acabei por fazer depois as restantes 22 voltas com o tirante empenado. O terceiro lugar estava perfeitamente ao alcance, mas fico mesmo assim muito satisfeito por ter garantido o top-5 numa competição tão emblemática do Karting internacional e do calendário desportivo CIK-FIA e logo na categoria KZ, classe em que me vi privado de correr nos últimos seis meses, devido a uma lesão no pé esquerdo”, comentou o final da prova, Yohan Sousa.

 

Scroll To Top