Segunda-feira , Abril 22 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / 50º Sata Rallye Açores (Provas Especiais Classificação)
50º Sata Rallye Açores (Provas Especiais Classificação)

50º Sata Rallye Açores (Provas Especiais Classificação)

SS GRUPO MARQUES   DISTÂNCIA 3,95 KM   PEC 1 E 14

Descrita por muitos como a melhor prova superespecial dos ralis no panorama mundial, a Super Especial Grupo Marques é disputada no interior de uma pedreira, o que torna o seu espaço em redor no melhor e mais natural dos anfiteatros. Os concorrentes partem lado a lado em pistas separadas, sendo que cada concorrente percorre uma vez cada uma das pistas. A sua proximidade a Ponta Delgada leva a que muitos milhares de entusiastas acompanhem esta prova especial de classificação, emprestando um colorido especial a esta superespecial.

SSS-Grupo-Marques-708x1024

 

PE SOLUÇÕES M      DISTÂNCIA 7,23 KM                PE 2

A prova especial Soluções M é a mesma que Lagoa MEO, só que disputada em sentido inverso. Arranca na zona do Nó da Adutora por estradas sobejamente conhecidas. Segue-se uma zona de asfalto também muito rápido, entrando novamente em piso de terra, para terminar na zona do Parque Florestal de Macela, Cabouco. Também já foi utilizada no passado.

Solu----es-M1-701x1024

PE VILA FRANCA/SÃO BRÁS    DISTÂNCIA 12,88 KM    PE 3 e 15

Esta é uma das provas especiais de classificação mais bonitas do SATA Rallye Açores com o seu início na zona alta de Vila Franca do Campo. Os concorrentes percorrem toda a primeira parte da prova especial em caminhos agrícolas. Depois de uma ligeira incursão no asfalto, entram numa mata privada que oferece um dos mais bonitos e naturais cenários, onde na maioria das vezes os concorrentes conduzem por áreas ladeadas de flores e demais vegetação. A parte final desta prova especial oferece também momentos únicos, com a passagem nas margens da Lagoa de São Brás.

 

Vila-Franca-S--o-Br--s1-700x1024

PE LAGOA MEO   DISTÂNCIA 6,91 KM    PE 4 e 8

Esta é uma das provas especiais mais rápidas do SATA Rallye Açores. Arranca na zona da Macela e percorre uma estrada larga de terra batida, com sectores muito rápidos. Segue-se uma zona de asfalto também muito rápido, entrando novamente em piso de terra, para terminar perto do Nó da Adutora. Constitui parte de uma das míticas provas disputadas no passado.

 

Lagoa-MEO1-705x1024

PE PICO DA PEDRA/GOLFE    DISTÂNCIA 7,32 KM   PE 5 e 9

Esta prova especial recria, em sentido inverso, grande parte do antigo troço do Pico da Pedra, célebre pelo seu enorme salto já perto do final da PE. Tem o seu início no Caminho do Arco, percorrendo a zona do salto em sentido inverso, seguindo depois junto do Campo de Golfe da Batalha e vindo a terminar nos Beirais de São Vicente. É uma prova especial de classificação exigente onde as qualidades de condução dos concorrentes determinam o sucesso das formações que competem no SATA Rallye Açores.

 

Pico-da-Pedra-Golfe1-713x1024

 

PE FETEIRAS    DISTÂNCIA 7,46 KM    PE 6 e 10

Esta prova especial de classificação costuma ser determinante para os concorrentes que participam no SATA Rallye Açores. Tem o seu inicio marcado por uma descida bastante técnica e acentuada, cruza próximo da estrada regional das Feteiras e volta a subir rumo à estrada de acesso à Vista do Rei – Sete Cidades. Tanto na fase inicial como na fase final, esta especial caracteriza-se, pelas zonas onduladas, pelo ritmo imposto pelas características da estrada que os concorrentes percorrem. Zonas estreitas e lentas encadeiam com zonas rápidas e largas, transformando esta numa prova especial de grande nível.

 

Feteiras1-703x1024

PE SETE CIDADES    DISTÂNCIA 28,92 KM      PE 7 e 11

Nos últimos anos este tem sido o cartão de visita do SATA Rallye Açores. Uma paisagem de cortar a respiração, estradas estreitas e muito rápidas percorridas no topo da cratera de um vulcão adormecido, com as lagoas das Sete Cidades como pano de fundo e eis que naturalmente surge a classificação como “uma das mais belas provas especiais de classificação do mundo”. Sendo a mais extensa do rali, esta prova começa na Vista do Rei e percorre as duas cumeeiras das Sete Cidades. É uma das provas especiais que recebe mais público e que este ano será transmitida em directo pelo canal televisivo Eurosport.

 

Sete-Cidades1-711x1024

PE GRAMINHAIS    DISTÂNCIA 20,90 KM     PE 12 e 16

Com início na cumeeira sobranceira à vila da Povoação, esta prova especial de classificação permite associar a enorme beleza das paisagens da Povoação, Furnas e costa norte da ilha de São Miguel às grandes emoções e momentos do desporto automóvel. Extensa e técnica, esta prova especial de classificação começa na zona de Planalto, junto ao parque eólico recentemente construído naquele local e segue por estradas florestais, vindo a terminar na rápida e larga descida para a Algarvia. Uma prova especial de classificação a não perder.

 

Graminhais1-705x1024

 

PE TRONQUEIRA   DISTÂNCIA 21,38 KM     PE 13 e 17

Esta é a prova especial de classificação que menos alteração sofreu ao longo dos anos e que é uma embaixadora do SATA Rallye Açores. Com início na Vila do Nordeste, a prova especial “Tronqueira” percorre a zona de Floresta até ao Pico Bartolomeu, passando pelo Miradouro da Tronqueira e descendo depois no sentido do Faial da Terra. Mesmo à entrada da Mata dos Bispos o rali ruma à vila da Povoação, mudando o piso integralmente de características, passando pelo Monte Simplício e terminando na Lomba do Botão. É a catedral dos ralis a nível nacional e é uma prova especial de classificação que não deixa nenhum concorrente indiferente.

 

Tronqueira-709x1024

 

CITY SHOW

É uma prova de demonstração e serve de “aperitivo” ao SATA Rallye Açores. Disputada na Av. Infante D. Henrique, em Ponta Delgada, a City Show decorrerá em condições normais de prova, onde os concorrentes partirão com intervalos de 3 minuto e beneficiarão, como esperado, de todas as condições de segurança num traçado totalmente percorrido em asfalto e especialmente desenhado para o efeito.

City-Show1-1024x536

 

Scroll To Top