- O fim de semana do Team Peugeot TotalEnergies começou com dois prometedores resultados nas sessões de treinos livres.
- Paul Di Resta e Nico Müller realizaram a sessão de qualificação ao volante dos PEUGEOT 9X8 #93 e #94, respetivamente.
- Os PEUGEOT 9X8 irão lançar-se em pista às 12h00 de domingo para as 6 Horas de Portimão, segunda prova do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC).
Após três encorajadoras sessões de treinos livres, onde os PEUGEOT 9X8 se mantiveram nos lugares da frente, com o 9X8 #94 a registar um 4º melhor tempo durante o TL3, todos os olhos estavam postos na sessão de qualificação desta tarde.
Foi sob o tempo ensolarado do Autódromo Internacional do Algarve que os dois 9X8 do Team Peugeot TotalEnergies entraram em pista para uma sessão de qualificação de 15 minutos, nesta que é a segunda ronda da Temporada 11 do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC).
Paul Di Resta, ao volante do 9X8 Hybrid Hypercar #93, e Nico Müller com a unidade #94 iniciaram a qualificação com pneus frios, de acordo com o novo regulamento do FIA WEC. Após duas voltas para aquecimento dos pneus, os PEUGEOT 9X8 demonstraram uma boa melhoria em termos de desempenho, ficando a meio da grelha entre as onze viaturas da categoria Hypercar aqui presentes.
Após quinze minutos em pista, Nico Müller estabeleceu o melhor tempo dos dois PEUGEOT 9X8, realizando uma volta em 1m32,517s, terminando a sessão com o 6º melhor tempo. Já Paul Di Resta, completou a sua melhor volta em 1m32,703s, largando amanhã (domingo) da 10ª posição da grelha de partida.
Acompanhe as 6 Horas de Portimão em direto nos canais oficiais do FIA WEC, numa corrida que os dois PEUGEOT 9X8 #93 e #94 irão iniciar às 12h00 de amanhã (hora local).
Declarações
Jean-Marc Finot, Stellantis Senior VP
“Durante os treinos livres, vimos uma melhoria regular em termos de tempos. Nesta sessão de qualificação alcançámos os mesmos tempos por volta que fizemos durante os treinos livres, pelo que não houve surpresas. Mas pudemos ver que algumas equipas conseguiram uma grande diferença entre a qualificação e os treinos livres, pelo que ainda temos melhorias a fazer para otimizar as nossas qualificações. Além do facto de termos dado um grande passo em termos de desempenho desde Sebring, o principal para amanhã é garantir a fiabilidade do carro e da equipa. Mas estamos confiantes com o trabalho feito por toda a equipa.”
Paul di Resta, Piloto PEUGEOT Nº93
“A minha sessão de qualificação foi bastante tranquila; se pensar no amanhã, acho que estamos um pouco mais seguros em termos de estratégia para fazer o nosso jogo ao longo da corrida. Temos o carro na melhor ‘janela’ em que esteve durante todo o fim de semana. É claro que, por enquanto, não está suficientemente perto dos nossos adversários, mas isso não pode ser feito em duas ou três semanas, mas só após muita análise e desenvolvimento. Em último caso, precisamos de fazer o melhor que pudermos e esperar contar com um bom carro durante a corrida e que as condições permaneçam as mesmas de hoje. E parece que quanto mais quente estiver a pista, melhor para nós. Penso que podemos estar satisfeitos, mesmo que ainda haja muito trabalho a fazer.”
Nico Müller, Piloto PEUGEOT Nº94
“A classificação foi boa em termos do que tiramos do nosso conjunto, o que acho ter sido uma sessão decente e limpa. Obviamente que gostaríamos que a diferença para com os líderes fosse um pouco menor, mas alcançámos a sexta posição no final, no que é, claramente, um passo em frente face a Sebring. O trabalho árduo está lentamente a dar frutos e é bom ter alguns sinais positivos. Estou satisfeito pela equipa, porque realmente deram tudo nas últimas semanas para que possamos ver que estamos na direção certa. Amanhã vai ser um dia longo e emocionante, mas estou confiante. Por causa do tráfego, esta pista é desafiante para encontrar um caminho limpo e rápido entre os carros mais lentos, mas espero que possamos fazer uma corrida robusta.”