Domingo , Abril 21 2019
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Hat-trick para Ekstrom no World RX
Hat-trick para Ekstrom no World RX

Hat-trick para Ekstrom no World RX

Mattias Ekstrom, da Suécia, estendeu sua liderança no Campeonato Mundial de Rallycross FIA de 2017, apresentado pela Monster Energy, depois de ter conquistado a vitória no fim de semana do Cooper Tires World RX, em Hockenheim. É a terceira vitória do piloto EKS em uma fileira – e fez ainda mais impressionante como Ekstrom também correu em DTM durante o mesmo fim de semana. Vinte minutos depois de sair do pódio do World RX, Ekstrom estava de volta em seu carro DTM para participar da segunda pré-eliminatória.

O vice-campeão do Hockenheim Johan Kristoffersson teve outro forte fim de semana depois de vencer a sua semifinal, o que permitiu que o piloto do PSRX Volkswagen Suécia se alinhasse ao lado da Ekstrom na primeira linha da final de hoje. Ekstrom foi mais rápido para virar um e Kristoffersson ficou em segundo lugar para a duração da corrida. O piloto da equipa Peugeot-Hansen, Timmy Hansen, terminou em terceiro lugar no seu Peugeot 208 WRX Supercar – dois lugares à frente do seu companheiro de equipa Sebastien Loeb, que venceu duas corridas de qualificação e foi classificado como o melhor qualificador no final do Q4.

PSRX Volkswagen Petter Solberg da Suécia terminou em quarto lugar, retardado por uma fuga ruim na final. O piloto do EKS Topi Heikkinen terminou sexto e também ganhou o prêmio Monster Energy Super Charge – um prêmio dado ao piloto que teve a reação mais rápida fora das luzes durante a final. EKS ganhou todos os três Monster Energy Super Charge Awards até agora nesta temporada com Ekstrom vencendo os dois primeiros em Barcelona e Portugal.

“Estou super feliz para a Audi e para toda a equipe – graças aos caras por todo o seu trabalho duro que realmente valeu a pena”, disse Hockenheim RX vencedor, Ekstrom antes de saltar em seu carro DTM para sua próxima corrida.

O colega de equipa de Ekstrom, Heikkinen, acrescentou: “A sexta-feira foi muito difícil para nós, de forma que durante a noite fizemos algumas alterações no carro que eram extremamente importantes. Como equipe, estamos trabalhando muito duro e ficando muito pouco sono durante fins de semana de corrida que é, obviamente, pagar como Mattias já ganhou três eventos em uma fileira. Ele está sempre querendo fazer mudanças no carro até que tudo esteja perfeito. A EKS venceu a Bélgica nos últimos três anos consecutivos [Heikkinen 2014 e 2015, Ekstrom em 2016], pelo que é um evento evidentemente bom para nós – espero que possamos levar mais alguns pratas para a equipa “.

O vice-campeão Kristoffersson elogiou os esforços de Ekstrom no evento de hoje. Ele explicou: “Mattias teve um começo muito bom na final, e eu tentei seguir e colocar a pressão sobre ele, mas ele não cometeu um único erro durante seis voltas inteiras – ele estava dirigindo tão bem. Por isso, ele merece esta vitória e eu desejo-lhe o melhor na corrida DTM esta tarde também. ”

Refletindo sobre o seu próprio desempenho, Kristoffersson acrescentou: “No geral foi um bom fim de semana para nós – lutamos com o equilíbrio no carro durante Q1 e Q2, mas os lançamentos foram muito bons, o que me deixou em uma boa posição. Tudo se sentiu melhor para Q3 e no Q4, foi quase perfeito e eu era capaz de empurrar os caras na frente. Eu tive uma boa batalha com Sebastien [Loeb] na semifinal e foi bom mostrar que nós realmente pegamos o ritmo. Tanto eu como Petter estamos na final dos últimos três eventos e continuamos a liderar a classificação das equipas que estamos muito felizes “.

O sueco Timmy Hansen ficou satisfeito por ter assegurado o seu primeiro pódio do ano e elogiou o desempenho do carro. “O carro foi tão bom hoje”, explicou o jogador de 24 anos. “Obviamente eu não queria chuva antes das corridas de hoje, mas era tentar me adaptar à situação da melhor forma possível ea linha de partida era muito escorregadia. Eu estava liderando a maior parte da minha semifinal, mas empurrei um pouco demais e saí na Curva Sachs, que foi quando Mattias entrou na frente. A final foi um grande desafio, Mattias e Johan foram competidores duros, mas estou satisfeito por ter o meu primeiro top três do ano, que é um resultado importante para a equipe “.

Por outro lado, o Timo Scheider, da MJP Racing Team Austria, foi sétimo. Kevin Hansen – irmão mais novo de Timmy – foi o oitavo, o de 18 anos de idade sofreu um revés no início do dia, quando ele danificou a traseira de seu carro após um impacto durante as voltas de observação. Kevin Hansen, Kevin Eriksson e Reinis Nitiss foram, então, apanhados em uma colisão na segunda rodada de sua meia-final. O Ken Block, da Hoonigan Racing Division, rodou em sua semifinal terminando em 11º lugar.

Após as três primeiras rodadas da temporada 2017, Ekstrom lidera a classificação geral com um total de 85 pontos – 16 pontos à frente de Kristoffersson em segundo lugar. Solberg continua em terceiro lugar com 62 pontos, enquanto Loeb subiu para o quarto lugar com 48 pontos – um ponto à frente de seu companheiro de equipe Hansen. Na classificação das equipes, o PSRX Volkswagen Suécia lidera com 131 pontos – 17 pontos à frente do EKS.

O diretor-executivo mundial do RX para IMG, Paul Bellamy, concluiu: “Tivemos 79.500 fãs presentes no Hockenheim RX / DTM e, mais uma vez, os rallycross Supercars colocaram uma exibição fantástica. Parabéns a Mattias, Audi e EKS por outro desempenho impecável neste fim de semana. O fato de que Mattias é capaz de trocar de um Supercar rallycross para um carro DTM em questão de minutos e entregar tão bem em ambos os campeonatos é testamento ao seu talento pura atrás do volante. Bem feito para Johan e Timmy também – ambos os pilotos completamente merecem um lugar no pódio. Agora, as equipes têm muito pouco descanso, pois é direto para Mettet na Bélgica para a quarta rodada da temporada. ”

Coyote World RX da Bélgica vai começar no próximo fim de semana (13-14 Maio), com prática livre e Q1 para algumas classes ter lugar na sexta-feira 12 de maio.

PENALIDADES
Kornel Lukacs “CsuCsu” # 10, Q1, Repreensão por “causar uma colisão”
Kornel Lukacs “CsuCsu” # 10, Q2, pena 30 segundos para “empurrar”
Andreas Bakkerud # 13, Q2, Reprimenda e pena de 20 segundos para “empurrar”

RESULTADOS
Os resultados completos da Cooper Tires World RX de Hockenheim podem ser encontrados no seguinte link: http://www.fiaworldrallycross.com/results

CLASSIFICAÇÕES
As classificações mais recentes do Campeonato Mundial de RX podem ser encontradas no seguinte link: http://www.fiaworldrallycross.com/standings

 

Scroll To Top