- Alex Lynn junta-se ao seu compatriota Sam Bird para a quarta temporada de Fórmula E, numa equipa 100% britânica.
- Os primeiros testes oficiais estão agendados para o dia 2 de outubro, em Valencia (Espanha).
O piloto Alex Lynn acaba de assinar um contrato plurianual com a DS Virgin Racing. Disputando a próxima temporada de Fórmula E juntamente com Sam Bird, nasce, assim, à primeira formação 100% britânica desta modalidade.
Contando 23 anos, Lynn viu-se nomeado piloto de reserva no início de 2017, para agora se tornar um efetivo a tempo inteiro da equipa para a temporada 2017-18. Irá estrear-se oficialmente neste seu novo estatuto na jornada inaugural deste campeonato de monolugares elétricos, a 2 de dezembro, nas ruas de Hong Kong.
Apesar de jovem, Lynn conta com um impressionante palmarés desportivo: foi Campeão Britânico de Fórmula Renault, Campeão de GP3 e vencedor do cobiçado Grande Prémio de Macau de F3, tem no seu currículo várias vitórias em GP2 (série agora denominada FIA Fórmula 2) e foi, também, piloto de testes de Fórmula 1. Em junho último fez a sua estreia na Fórmula E com a DS Virgin Racing, no ePrix de em Nova Iorque, palco onde assegurou a pole-position naquela que foi a sua primeira sessão de qualificação de sempre na modalidade, tornando-se, assim, no segundo piloto a conseguir tal proeza desde o ePrix Pequim 2014. Lynn substituirá José María López, piloto argentino que se estreou na Fórmula E com a DS Virgin Racing na temporada passada (2016-17).
Quanto a Sam Bird, piloto que alinhou em todas as 33 corridas disputadas pela DS Virgin Racing, continuará com a sua já longa associação à equipa, coroada por 5 vitórias e 9 subidas ao pódio, o que faz do britânico o terceiro piloto com mais pontos de sempre da Fórmula E.
“Estou absolutamente deslumbrado com esta promoção a piloto full-time da equipa de Fórmula E da DS Virgin Racing”, afirmou Alex Lynn. “Tendo feito um trabalhado muito próximo com eles desde janeiro deste ano, posso dizer que foi um enorme prazer a aprendizagem com uma equipa tão fantástica, composta por engenheiros de elevada qualidade, integrando-me na sua estrutura. Na verdade, tudo foi feito para me sentir perfeitamente integrado na organização, sendo que gostaria de agradecer, muito em especial, ao Alex Tai, não só por ter proporcionado a minha estreia em Nova Iorque, mas também e subsequentemente, por me ter promovido a piloto a tempo inteiro da sua equipa. Neste momento, estou empenhado em ajudar a equipa no desenvolvimento do carro como forma de retribuição da confiança que todos colocaram em mim para a nova temporada.”
Por seu lado, Sam Bird afirmou: “É ótimo continuar na família DS Virgin Racing, da qual faço parte desde a primeira volta de testes, em Donington Park, em 2014. Na última temporada concretizámos bastantes avanços em termos de andamento e na gestão de energia – como ficou provado pela nossa dupla vitória em Nova Iorque – e sei que a equipa tem trabalhado muito em manter esta vantagem competitiva. Estou ansioso por alcançar mais sucessos nesta quarta temporada e por trabalhar em equipa com o Alex, que, sem dúvida alguma, já provou ser uma grande mais-valia para a equipa.”
Diretor da Equipa, Alex Tai comentou: “É com imenso prazer que anuncio a composição da nossa equipa de pilotos para a quarta temporada da Fórmula E. O Alex sempre me impressionou e possui um historial desportivo comprovado no panorama desportivo internacional, pelo que vai ter um excelente desempenho, como já todos vimos. É importante para nós, na DS Virgin Racing, formar jovens pilotos como o Alex na Fórmula E. Juntamente com o Sam, que desde sempre provou ser um dos mais talentosos pilotos em pista, penso que contamos com um conjunto muito competitivo, apto a disputar os lugares de topo. Gostaria ainda de agradecer pessoalmente ao José pelo contributo que deu à equipa na temporada passada, desejando-lhe as maiores felicidades para o futuro.”
Diretor da DS Performance, Xavier Mestelan acrescentou: “Agradeço ao José pelo seu excelente desempenho ao volante do DSV-02 durante a sua primeira temporada de Fórmula E. Além disso, o seu valioso feedback técnico permitiu-nos progredir bastante este ano. Estamos muito satisfeitos por continuar a trabalhar com o Sam Bird e o Alex Lynn. A vasta experiência do Sam faz com que ele seja um dos pilotos mais consistentes em pista, enquanto o Alex mostrou já um enorme potencial nos testes e, obviamente, na excelente performance aquando da sua estreia em Nova Iorque.”
A DS Virgin Racing é uma das equipas fundadoras da Fórmula E e uma das mais bem sucedidas formações desta disciplina do desporto automóvel, trabalhando em estreita colaboração com o construtor de automóveis francês DS Automobiles. Na pretérita temporada a equipa protagonizou a sua melhor época em termos de resultados, subindo por 6 vezes aos lugares do pódio e alcançando 2 vitórias, juntamente com 2 pole-positions e 2 voltas mais rápidas.
A temporada 2017/2018 do Campeonato FIA de Fórmula E arranca em Hong Kong em dezembro. Será antecedida com uma sessão de testes, a ter lugar no dia 2 de outubro em Valencia (Espanha).
CAMPEONATO DO MUNDO FIA DE FÓRMULA E – CALENDÁRIO 2017-18
2 outubro 2017: Testes coletivos em Valencia (Espanha)
2 e 3 dezembro 2017: ePrix de Hong Kong (jornada dupla)
13 janeiro 2018: ePrix de Marraquexe
3 fevereiro 2018: ePrix de Santiago do Chile
3 março 2018: ePrix de Cidade do México
17 março 2018: ePrix de São Paulo
7 abril 2018: ePrix de Roma
28 abril 2018: ePrix de Paris
19 maio 2018: A anunciar (Alemanha)
23 junho 2018: A anunciar (país a indicar)
7 e 8 julho 2018: ePrix de Nova Iorque (jornada dupla)
28 e 29 de Julho 2018: ePrix de Montreal (jornada dupla)