Domingo , Maio 19 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Alexey Lukyanuk lidera Rali Estónia (por Ricardo Nascimento)
Alexey Lukyanuk lidera Rali Estónia (por Ricardo Nascimento)

Alexey Lukyanuk lidera Rali Estónia (por Ricardo Nascimento)

Com médias quase sempre entre os 125 e 141km/h, o auto24 Rally Estónia começou com grande luta pela liderança entre quatro pilotos mas, o primeiro dia terminou com apenas dois na disputa pela primeira posição.

De novo com um Lancer Evo X, Alexey Lukyanuk terminou o dia na primeira posição, apesar de uma penalização de 10 segundos por falsa partida. O piloto russo venceu a super especial disputada ontem mas, no primeiro troço de hoje, Martin Kangur foi o mais rápido, com Karl Kruuda a passar para a frente. Nas três especiais seguintes, Lukyanuk recuperou a primeira posição, perdeu-a de novo para Kruuda e depois recuperou-a de novo na quinta especial.No sexto troço, Martin Kangur saiu de estrada quando estava em terceiro a 1,5s da liderança e Karl Kruuda ficou parado dois troços mais tarde, com um problema no radiador, quando era segundo a 1,2s de Lukyanuk.Kajetan Kajetanowicz chegou a passar pela primeira posição depois de Lulyanuk ter penalizado mas, a maior velocidade de ponta do Mitsubishi (atinge os 200km/h contra os 180 do Fiesta R5), aliando aos grandes dotes de pilotagem neste tipo de especiais por parte do russo, Lukyanuk recuperou a primeira posição, deixando o polaco a 2,4s na segunda posição.Com os abandonos de Kangur e de Kruuda, o local Rainer Aus colocou provisoriamente, outro Mitsubishi no pódio com 31 segundos de atraso para o líder.

Craig Breen nunca foi dos pilotos mais rápidos, ao perder sempre alguns segundos em todas as especiais, talvez devido aos acertos da suspensão. Na sétima especial, o irlandês perdeu mais algum tempo com um pneu furado mas, já recuperou até à quarta posição a 36,9s do líder.

Egon Kaur chegou a ocupar a quarta posição, sempre em luta direta com Breen e Aus. Na derradeira especial do dia, Kaur baixou para quinto por troca com Breen, com apenas mais 0,1s do que o irlandês.

Siim Plangi perdeu algum tempo esta manhã com falta de pressão no turbo mas, recuperou algum tempo durante a tarde, apesar de um pião a alta velocidade que podia ter deitado tudo a perder.

Timu Kõrge este envolvido numa luta com vários pilotos pela terceira posição mas, o piloto local começou a perder tempo nos últimos troços do dia, terminando apenas em sétimo a 7,2s de Plangi.

Entre os pilotos júniores, Ralfs Sirmacis volta a mostrar que é rápido neste tipo de troços e em pisos de terra, liderando a competição durante todo o dia, com 25,1s de vantagem para o sueco Emil Bergkvist, no Opel Adam R2. Diogo Gago não está a conseguir impor-se nos muito rápidos troços da Estónia, estando a ocupar o oitavo posto entre os júniores, na vigésima segunda posição da geral.

Quanto às restantes desistências, destaque para Sander Pärn que nem chegou a partir depois de ter batido numa árvore durante a Qualifying Stage, Robert Consani com problemas no motor do Citroën, na segunda especial do dia e de Teemu Suninen que capotou o Skoda quando ocupava a oitava posição.

DIA 1

 

Scroll To Top