Escandinavos ansiosos para impressionar no cenário internacional
O bem-sucedido karter Andreas Bäckman vai avançar para a inauguração da RX2 International Series apresentada pela Cooper Tires este ano, depois de anunciar oficialmente a sua participação durante o pré-temporada FIA World Rallycross Championship Media Day em Barcelona.
Bäckman passou a década passada fazendo um nome para si mesmo em karting, tanto a nível nacional e internacional, competindo como motorista de obras para Kosmic Racing Team, terminando entre os três primeiros no Campeonato Europeu e levantar os laurels International Open dois anos consecutivos.
Agora, o sueco de 21 anos está despedido para fazer a sua estreia em carros com o equipamento escandinavo estabelecido Olsbergs MSE – e aproveitar a oportunidade de demonstrar a sua coragem na frente dos grandes rebatedores do esporte.
“Depois de aprender o meu ofício no karting, rallycross parecia ser o próximo passo natural a tomar”, explicou. “É a forma de esporte motorizado que mais cresce no mundo e é extremamente popular na Suécia, com um grande perfil e equipes famosas como a OMSE. Essa foi uma das primeiras coisas que me atraiu para rallycross – e vamos enfrentá-lo, os carros são mega cool!
“O fato de que é um nível de jogo igual também oferece uma oportunidade fantástica para realmente mostrar as equipes de Supercar o que você é capaz de, porque estamos competindo no mesmo estágio como World Rallycross, que é obviamente o meu objetivo a mais longo prazo.
“Eu testei um carro de RX Lites antes, e imediatamente pareceu servir meu estilo de condução assim que eu estou sentindo confiante. Meu objetivo para a temporada que vem é aprender o máximo que puder – e espero poder lutar por alguns pódios ao longo do caminho “.
Bäckman junta-se ao atual campeão do RX Lites, Cyril Raymond, ao jovem sueco William Nilsson e ao americano, Tanner Whitten, em ter confirmado seu lugar na grelha RX2 de 2017. Outros anúncios de pilotos serão feitos nos próximos dias e semanas.
A Série Internacional RX2 2017 apresentada pela Cooper Tires terá sete rodadas em três continentes em apoio ao Campeonato Mundial de Rallycross da FIA apresentado pela Monster Energy, visitando Mettet na Bélgica, Lydden Hill na Grã-Bretanha, Hell in Norway, Höljes na Suécia, Trois -Rivières em Canadá, Lohéac em França e Cidade do Cabo em África do Sul.
Nuno Dinis