Terça-feira , Setembro 17 2019
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Animação e Corridas para todos os gostos na velocidade nacional
Animação e Corridas para todos os gostos na velocidade nacional

Animação e Corridas para todos os gostos na velocidade nacional

Cinco fins-de-semana de competição e 16 corridas diferentes vão animar o campeonato que marca o regresso dos turismos ao Nacional de Velocidade.

A Full Eventos, empresa promotora dos “Racing Weekend” que integram as provas do novíssimo Campeonato Nacional de Velocidade Turismos (CNVT), anuncia as linhas mestras da principal competição da velocidade portuguesa cujo arranque está marcado para Braga  em 14 e 15 de Maio próximo.

Os turismos regressam assim com uma competição própria à velocidade nacional e trazem oito classes distintas, o que vai de encontro às vontades manifestadas pelos participantes.

A classe principal é a actual categoria denominada TCR, que se destina a automóveis com preparação de acordo com a regulamentação do TCR Internacional. Esta categoria permite ainda uma maior rentabilização dos investimentos das equipas, pois permite que o mesmo automóvel que alinha no CNVT, possa participar em quaisquer outras provas, inclusive o Campeonato do Mundo, que se alinhem por este mesmo regulamento.

Para os automóveis de turismo provenientes de ex-troféus, é criada a categoria TCC (Touring Car Cup) e são criados três níveis de cilindrada, começando nos 1.400, 1.600 e terminando nos dois litros. Estes carros devem ser acompanhados da devida ficha técnica, de acordo com o respectivo regulamento específico.

As classes vão ser designadas como:

  • TCC 1.4,
  • TCC 1.6,
  • TCC 2.0.

Os carros de produção de série “TCS” vão também ter o seu espaço, é aqui que surge a grande novidade para os campeonatos nacionais de todos os países da europa que aderiram ás competições com viaturas de Turismo, com regras que se baseiam Turismos praticamente de série, onde se destaca o baixo custo de preparação e participação. Este regulamento já introduzido em Itália e que vai ter seguimento em Portugal, Bélgica, Alemanha e Rússia já em 2016 será certamente a competição que irá despertar mais interesse no plano económico nacional.

Passamos assim a ter em prova mais quatro classes distintas:

  • TCS 1.4,
  • TCS 1.6,
  • TCS 1.8,
  • TCS 2.0

Duas e quatro corridas por fim de semana

Nos cinco fins-de-semana de competição vão haver dois formatos distintos de competição: Sprint e Double Sprint.

As “Sprint” detêm um formato de competição com duas sessões de treinos livres de 30 minutos cada, a que se seguem duas sessões de qualificação com 15 minutos e duas corridas de 25 minutos cada.

As “Double Sprint”  mantêm esquema de treinos livres e de qualificação inalterado, mas vamos ter o dobro das corridas por jornada. Cada corrida é disputada em duas mangas de 20 minutos com intervalo de cinco entre elas. Desta forma teremos quatro corridas, mais competitivas e com maior espectáculo para o público.

Com este formato de competição, a Full Eventos pretende aumentar o interesse do público, dos participantes e essencialmente dos media.

Calendário

Durante a época vão haver cinco fins-de-semana de competição, que começa a meio de Maio e se prevê terminar em Novembro. A saber:

14/15 Maio       –           Braga               –           Double Sprint

11/12 Junho      –           Vila Real           –           Sprint

09/10 Julho       –           Portimão          –           Double Sprint

17/18 Setembro –          Estoril              –           Double Sprint

05/06 Novembro –         Jerez                –           Sprint

26/27 Novembro –         Estoril              –           Double Sprint *

* (prova de reserva)

CNVE (Campeonato Nacional de Velocidade Endurance)

Esta é sem dúvida uma das competições aguardada com elevado entusiasmo. O novo Campeonato Nacional de Velocidade Endurance, é uma competição aberta a todos os veículos de competição existentes. Pretende-se assim, corridas de longa duração a serem disputadas em fins-de-semana distintos dos do CNVT.

Estão assim criadas as condições para todos os amantes do automobilismo poderem participar no seu desporto favorito em 2016.

 

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo endereço info@fulleventos.pt

 

Scroll To Top