Segunda-feira , Fevereiro 18 2019
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Argentina decide título de equipas no World RX
Argentina decide título de equipas no World RX

Argentina decide título de equipas no World RX

A rodada final do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA, apresentada pela Monster Energy – Mundial RX da Argentina – verá o Campeão das Equipes de RX 2016 ser coroado na América do Sul neste fim de semana (26-27 de novembro). Apenas 17 pontos separam EKS [Mattias Ekstrom e Topi Heikkinen] e Team Peugeot-Hansen [Timmy Hansen e Sebastien Loeb], por isso será tudo para jogar durante as quatro sessões de qualificação, semifinal e final, onde 56 pontos ainda estão disponíveis .

No campeonato de pilotos, o sueco Mattias Ekstrom já foi coroado 2016 Campeão Mundial de RX depois de acumular pontos suficientes para garantir o título na penúltima rodada na Alemanha no mês passado. No entanto, a luta pelo segundo e terceiro lugar vai para o fio com os noruegueses Petter Solberg e Andreas Bakkerud mais Suécia Johan Kristoffersson coberto por apenas 11 pontos [um total de 30 pontos estão disponíveis durante o fim de semana].

“Ainda temos a chance de vencer o título das equipes”, explicou Sebastien Loeb, piloto da Team Peugeot-Hansen, que fez a sua estreia na RX na Letónia no mês passado. “Não será fácil, mas já vi várias vezes que tudo pode acontecer no rallycross. Continuaremos lutando até o fim! ”

O colega de equipa de Loeb, Hansen, insinuou que o carro deste ano pode ser crucial para ajudar a equipa a manter o seu título. Ele explicou: “O PEUGEOT 208 RX de 2016-spec é mais rápido que o carro de 2015, por isso espero um resultado superior para ajudar a equipe a vencer o título das equipes pelo segundo ano consecutivo”.

Houve algumas mudanças na formação regular de pilotos do Campeonato do Mundo para a temporada RX. O campeão do DTM Timo Scheider fará sua terceira temporada da temporada para a equipe Muennich Motorsport, ao volante de um Seat Ibiza RX ao lado de Rene Muennich, enquanto o ex-piloto da equipe, o letão Reinis Nitiss fará sua terceira aparição do ano em um Olsbergs MSE Ford Fiesta. Nitiss vai intervir para o piloto regular Niclas Gronholm no evento ao lado do sueco Kevin Eriksson, que venceu a rodada anterior na Alemanha.

Além das equipes regulares permanentes, Nick Jones, ex-vencedor do Campeonato Europeu de Grupo N, fará sua estréia no World RX em um Rallycross Mini RX da JRM Racing World, tendo trabalhado como mecânico líder da equipe ao longo de 2016.

“Agora está ficando um pouco mais perto estou me sentindo um pouco nervoso, mas isso é uma coisa boa, eu acho”, admitiu o inglês Jones. “Esta é uma oportunidade incrível que JRM me deu. Guy [Wilks] mostrou o que o carro é capaz de fazer na Letónia. Todo mundo na JRM tem se inclinado para trás para melhorar este ano. Nas três últimas rodadas fizemos muitos progressos e é emocionante fazer parte dele. Para chegar a dirigir o carro agora também é ainda mais especial. Assim que foi anunciado, meu telefone foi mental. É apenas bonkers – eu quero fazer o que JRM quer que eu faça, porque você nunca sabe quem está assistindo ou o que poderia acontecer no futuro. ”

Paul Bellamy, Diretor Executivo Mundial da RX para a IMG, concluiu: “Com o título dos pilotos já decidido, todos os olhares agora estarão no campeonato de equipes estreitamente lutadas e se EKS pode terminar o ano em um alto envolvendo os dois pilotos ‘E campeonatos de equipes. O carro da equipe vencedora será voado direto para Viena para o prêmio da FIA de 2016, no fim de semana seguinte, onde também assistiremos Mattias a coroar o nosso novo Campeão Mundial de RX. Além do campeonato das equipes, temos uma batalha entre as mãos entre Solberg, Bakkerud e Kristoffersson, na luta pelo segundo lugar. No ano passado, vimos que o sueco Robin Larsson conseguiu a sua primeira vitória no Mundial de RX em Rosário e, nesta temporada, com sete vencedores diferentes, é possível que assistisse ao nosso oitavo vencedor no próximo fim-de-semana.

Do ponto de vista Cooper Tire.
“Chegamos ao evento final do ano na Argentina, e a 7.000 milhas de nossa fábrica em Melksham, Inglaterra, os pneus para este evento tiveram uma longa jornada”, disse Paul Coates, gerente geral de Motorsport da Cooper Tire Europe. Durante o último mês para chegar ao que é provável que seja um evento espetacular. Autodromo Rosario era uma pista nova para 2015 mas nós estamos esperando mudanças às seções unpaved em 2016 para controlar melhor a poeira ea visibilidade. Qualquer impacto que isso tenha sobre a taxa de desgaste ou temperaturas de funcionamento será monitorado e gerido pelos engenheiros da Cooper Motorsport, que trabalharão com as equipas para estabelecer as configurações de carro apropriadas.

Horário público

Sexta-feira 25 de novembro
1500: Empate dos pilotos para a Q1 grid e conferência de imprensa antes do evento

Sábado 26 de novembro
0830 Exposição de fotógrafos
0900 World RX practice
1130 World RX Q1
1330 World RX Q2

Domingo 27 de novembro
0900 Exposição de fotógrafos
0945 Mundo RX warm-up
1100 World RX Q3
1230 World RX Q4
1445 Acesso pré-grid VIP RX semi-final
1500 meias-finais RX do mundo e final
1600 Podium
1610 Mundo RX top três conferência de imprensa

 

Scroll To Top