Segunda-feira , Março 18 2019
ÚLTIMAS
Home / BLOG / AUTOCLÁSSICO PORTO ABRIU AS SUAS PORTAS AOS PRIMEIROS VISITANTES PARA DESFRUTAR DOS VEÍCULOS DE ÉPOCA
AUTOCLÁSSICO PORTO ABRIU AS SUAS PORTAS AOS PRIMEIROS VISITANTES PARA DESFRUTAR DOS VEÍCULOS DE ÉPOCA

AUTOCLÁSSICO PORTO ABRIU AS SUAS PORTAS AOS PRIMEIROS VISITANTES PARA DESFRUTAR DOS VEÍCULOS DE ÉPOCA

 

 

O primeiro carro de Portugal, um Panhard & Levassor de 1895, captou a atenção dos primeiros visitantes da EXPONOR, recinto onde a feira ocupa 40.000 M2, com estacionamento gratuito para os automóveis históricos, a competição do Motorshow, uma zona comercial, automóveis clássicos em exposição e venda, assim como homenagens e concentrações.

 

O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, inaugurou esta tarde juntamente com o diretor geral da Eventos del Motor, José Enrique Elvira, e o diretor do certame, Jorge Ortigão, a maior feira de automóveis clássicos e de época da Península Ibérica, o Salão AutoClássico do Porto, com uma visita aos diferentes espaços da exposição: stands de exposição, circuito do Motorshow, área comercial e a zona reservada ao estacionamento de veículos clássicos.

A comitiva destacou a importância desta feira, que já vai na sua XIII edição. Trata-se de uma das mais visitadas e de referência do sul da Europa, ocupando uma área de 40.000 metros quadrados, 300 expositores e uma previsão de cerca de 40.000 visitantes, entre público português e espanhol, principalmente.

Esta tarde os primeiros visitantes já revelavam as suas preferências por determinados modelos, como o Panhar d & Levassor de 1895, que foi o primeiro veículo de Portugal; o sempre imponente Mercedes 190 SL; um Jaguar E-Type Low Drag, o qual foi restaurado por Lumbreras na Galiza; um BMW Isetta, ou um stand com Ford Mustang, onde pode ser observado um dos primeiros a ser lançado e um outro mais moderno.

 

A zona comercial do recinto começou a receber os primeiros interessados em comprar peças, principalmente, e outros elementos necessários, já que este é um segmento no qual é importante encontrar peças, manuais, livros e detalhes para os veículos.

Um dos elementos fortes desta edição será a quantidade de actividades e homenagens previstas, pois há diversos modelos que estão de parabéns. Os Peugeot 402, 403, 204 e 604, que festejam 80, 60, 50 e 40 anos, respectivamente; os 60 anos do FIAT 600, os 60 anos do Citroën DS, os 105 anos da Alfa Romeo, os 50 e os 60 anos do MGA e MGB GT. A tudo isto acresce os 50 anos do Clube Português de Automovéis Antigos.

Também estão previstas muitas concentrações: logo pelas 10h00 horas começam as da Alfa Romeo, BMW M, Porsche, Mercedes 190 SL, MGA y MGB GT. As concentrações dos FIAT 600 y Mini serão no domingo.

 

 

 

Inauguração do parque gratuito para os clássicos

Como grande novidade para esta edição, está aberto o pavilhão 6 para que todos os visitantes que se venham ao AutoClássico no seu veículo histórico,  estacionem o mesmo gratuitamente.

O pavilhão ocupa cerca de 8.000 m2 e estará vigiado pela equipa de segurança e integrado no evento. Este parque funcionará durante todo o fim de semana no mesmo horário da feira, e poderá ser visitado pelo público, pois também albergará destacados carros de coleção.

 

Motorshow: arrancam os treinos livres

A competição do Motorshow Autoclássico Porto começou  esta tarde com a instalação do paddock e do parque fechado de veículos, seguido dos primeiros treinos livres.

A competição conta com 66 pilotos, sendo Juha Kankkunen a estrela convidada, e decorre nos pavilhões 4 e 5 do recinto da Exponor.

Kankkunen, Campeão do Mundo de Rallyes em 1986 (Peugeot 205 T16), 1987 (Lancia Delta 4WD), 1991 (Lancia Delta Integrale 16V) e 1993 (Toyota Celica Turbo 4WD), possui 23 vitórias nesta competição. É, desta feita, o séptimo piloto com mais vitórias.

Os carros experimentarão esta tarde o circuito, idêntico ao dos últimos anos, o qual mistura uma zona indoor ou interior, mais deslizante, com um percurso exterior ou outdoor, mais abrasivo e que gera outro tipo de aderência. Amanhã haverá mais treinos e as primeiras qualificações.

 

 

Passeio de Clássicos Citroën e Rally Targa Club AutoClássico

 

Outro espectáculo agendado para amanhã será o XIV Passeio de Clássicos Citroën, com saída e chegada ao próprio recinto da feira. Este passeio conta com a participação de cerca de 100 automóveis da marca. Também se celebrará o Rally Targa Club AutoClássico.

 

 

Scroll To Top