O Azores Rallye verá cumprida em 2022 a sua 56ª edição. O evento organizado pelo Grupo Desportivo e Comercial tem já uma longa história, que nasceu em 1965 com a Volta à Ilha de São Miguel. Apenas três anos após a sua criação, em 1968, passou a integrar o campeonato nacional de ralis e na sua oitava edição adquiriu estatuto internacional. A primeira entrada no Campeonato da Europa de Ralis deu-se em 1992, na altura com o coeficiente 2, e apenas alguns anos depois, passou a arvorar o coeficiente 10. Com a reestruturação das séries internacionais FIA, a prova açoriana passou a integrar, entretanto, a Taça da Europa.
Em 2008 foi dado novo impulso à importância internacional do evento, com a passagem do então SATA Rallye Açores a IRC Supporr Event e, no ano seguinte, a integração do Intercontinental Rally Challenge. O evento continuou nesta série até que, em 2012 e com a reestruturação do campeonato europeu, passou a fazer parte daquela que é a mais antiga competição internacional de ralis e o segundo campeonato mais importante na cena mundial da modalidade. Desde então, o Azores Rallye é um dos eventos icónicos deste campeonato em que despontaram os atuais pilotos de referência nos ralis mundiais.
Desde a sua criação, o mais importante rali açoriano granjeou a fama de uma prova dura em que os pilotos e máquinas são postos à prova, condição que é bem expressa pelo seu lema, “for the brave”. Para além disso, ninguém fica indiferente ao cenário micaelense, às Setes Cidades, por muitos considerada a mais bonita classificativa do mundo, e troços cronometrados com nomes como Tronqueira e Graminhais, entre outros, em que , na área limitada de uma ilha, é possível encontrar características que tornam outros eventos especiais um pouco por todo o mundo.
