Terça-feira , Junho 22 2021
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Bastos Rezende consegue vitoria Portuguesa na 2º Corrida do Iberian Historic Endurance
Bastos Rezende consegue vitoria Portuguesa na 2º Corrida do Iberian Historic Endurance

Bastos Rezende consegue vitoria Portuguesa na 2º Corrida do Iberian Historic Endurance

Pedro Bastos Rezende lidera a 2ª corrida com o seu Porsche 911 3.0 RS
Carlos Barbot recupera 15 posições da grelha de partida
Pedro Moryion e José Carvalhosa conquistam Index Performance Cuervo y Sobriños

O segundo dia do Iberian Historic Endurance começou com as equipas surpreendidas com um Autódromo Internacional do Algarve molhado devido aos aguaceiros noturnos. As equipas e pilotos só tendo a sua derradeira prova às 12h35 esperavam que a pista secasse. As suas preces foram atendidas e a partida foi dada com um sol esplendoroso e uma pista completamente seca.

A corrida do fim-de-semana do Iberian Historic Endurance foi uma surpreendente luta de titãs. Pedro Bastos Rezende foi quem partiu melhor e foi o primeiro líder da prova. Todavia, Carlos Barbot que arrancou apenas da 16ª posição decorrente classificação da 1ª corrida, recuperou de forma brilhante e passados cerca de 9 minutos do início da Prova já discutia o segundo 2º lugar com Pedro Bastos Rezende passando mesmo o Porsche preparado pela Garagem Aurora. Bastos Rezende cerrou os dentes e duas voltas depois voltou a passar o Merlyn Mk4 da Oporto Racing vencendo confortavelmente com Carlos Barbot a terminar no segundo lugar e primeiro dos GTP, com Paulo Rompante a secundá-lo na categoria em Alfa Romeo Ti.

O grupo perseguidor era liderado pelo BMW 2800CS de Domingos Sousa Coutinho / Ricardo Pereira. O carro germânico liderava a categoria H-1971 com distinção, só atrás do Porsche e Merlyn, até que um problema mecânico deitou tudo a perder. Os novos lideres da categoria H-1971 foram Miguel Ferreira/Francisco Carvalho que partiram da 33ª posição e fizeram uma grande recuperação até ao 3º lugar da prova e 1º da categoria. O segundo lugar desta categoria foi disputado até penúltima volta com Joaquim Soares, no seu belo Lotus Elan, a superiorizar-se a Antonio Gutierriez que levou o seu Porsche 2.5 ST ao podium da categoria.

Logo atrás do Escort RS1600, ficaram Carlos Brizido e João Pina Cardoso, subindo assim ao lugar intermédio do pódio H-1976. Este foi completado pelos vencedores da corrida do dia anterior, a dupla espanhola Alfredo Martinez e Jesus Fúster, tendo sido este primeiro a completar os 50 minutos de corrida sozinho.
Já nos H-1965, os dois primeiros troféus foram para dois magníficos Shelby Cobras 289 ao volante os pilotos Peter Fischer e Sébastien Demole. O suíço Maximilien Huber conquistou o 3º lugar com o um belo Ford Mustang.
Na emblemática Categoria Gentleman Drive Spirit(GDS), a dupla Luis Gama Rocha/Diogo Gama Rocha levou o troféu de primeiro lugar, seguidos pelo Alfa Romeo GTA dos Alemães Christian Oldendorff e Volker Hichert. Ainda no pódio, Luis Sousa Ribeiro levou para casa um merecido 3º prémio depois de uma grande luta com o outro Cortina Lotus que só terminou com o pião do emblemático carro preparado na RP Motorsport.

O convidado Miguel Lobo com o seu Cobra Daytona Coupé conseguiu ainda antes da abertura da pit window a 3ª posição da geral no entanto a roda direita traseira tramou-o e fez a sua paragem na 28 posição, não concluindo a prova.

No entanto antes destas categorias o primeiro prémio a ser entregue foi do Index Performance Curvo y Sobriños que teve como vitoriosa a dupla Pedro Moriyon e José Carvalhosa que acumularam 9 pontos com o impecável Porsche 356 e receberam um magnifico e precioso relógio do Patrocinador. Seguidos por François Guerin também em Porsche 356 e a terminar o pódio desta categoria o Ford Cortina Lotus da familia Gama Rocha.

Para Diogo Ferrão, este foi “um magnifico fim-de-semana de regresso às competições após cinco meses de intervalo. Com uma grelha incrível, foi um fim-de-semana intenso com um pouco de tudo. Tempo de praia no Sábado, chuva na manhã de Domingo e a pista a secar ao longo deste último dia . Agora dentro de um mês estaremos no centro da Peninsula Ibérica, em Madrid onde já esperamos temperaturas de verão.

O Iberian Historic Endurance regressa agora a Jarama no fim de semana de 05/06 junho, para dar seguimento a esta magnifica competição Iberica de clássicos.

&nbsp

Scroll To Top