Sábado , Junho 10 2023
ÚLTIMAS
Home / RALI / Breves Azores Rallye I
Breves Azores Rallye I

Breves Azores Rallye I

“A FUNDO DESDE A PARTIDA”

Andreas Mikkelsen regressa ao Azores Rallye, “uma prova que estou desejoso de começar. Este rali é um dos meus favoritos desde a primeira vez em que cá estive e que foi uma grande experiência. Classificativas fantásticas numa ilha tão bonita e com gente simpática também. É sempre um grande prazer vir aos Açores. Nesta edição a extensão é mais curta. Isso significa que quem queira um bom resultado terá de andar a fundo desde o primeiro quilómetro. Conheço bem as classificativas. Estive cá há dois anos e ganhamos apos uma bela luta com o Sordo. De certeza que desta vez será intenso com tantos bons pilotos e devo congratular os organizadores por isso. As coisas assim serão realmente excitantes para os fãs, para os pilotos. Vamos ter um grande evento. Espero que o tempo esteja bom e que todos possam desfrutar ao máximo esperemos que não haja vacas nos troços (risos). Estou ansioso…”
O piloto norueguês com 33 anos de idade já venceu o Azores Rallye em duas ocasiões, em 2012 e 2021, e estará aos comandos de um Skoda Fabia Rally2 Evo. Mikkelsen estreou-se nos ralis aos 16 anos com um Ford Fiesta S2000 e obteve as suas primeiras vitórias absolutas pouco depois. Já representou várias marcas no WRC, foi um dos pilotos responsáveis pelo desenvolvimento do modelo que vai tripular e no seu currículo contam-se os títulos europeus e do WRC2 em 2021, e ainda os do IRC em 2011 e 2012.

“REALIZAR PROVA INTELIGENTE”

Luis Miguel Rego avança para mais um Azores Rallye, “prova que volta a marcar mais um início de campeonato local e nos garante grande visibilidade e maior alcance promocional. Estaremos a “jogar em casa” e queremos obter um bom resultado frente aos nossos fãs, patrocinadores, amigos e familiares. Vamos medir o nosso andamento e r vendo se é possível adotar um maior ritmo. Alguns dos nossos adversários estão desprendidos de compromissos e podem atacar à vontade. Nós devemos pensar no campeonato e fazer uma prova inteligente. Com uma lista de inscritos tão competitiva, não sabemos onde poderemos estar. No entanto, gradualmente vamos tentar ir subindo apesar de ter sempre como meta o máximo de pontos”.
O piloto navegado por Jorge Henriques num Skoda Fabia Rally2 Evo tem 32 anos de idade e a sua estreia nos ralis remonta a 2008 com um Mitsubishi Carisma GT. Entre 2010 e 2015 passou para os comandos de um Mitsubishi Lancer Evo IX, a sua primeira vitória absoluta numa prova do campeonato açoriano aconteceu em 2013 e um ano antes foi campeão regional júnior. A partir de 2016 e até 2018, utilizou um Ford Fiesta R5 e foi com essa viatura que obteve o seu primeiro título absoluto em 2018. Desde então usou várias versões de Skoda Fabia e voltou a ser campeão em 2019 e 2022.

“TUDO NOVO PARA NÓS”

Ruben Rodrigues arranca par o 57º Azores Rallye a pensar “em conseguir o máximo de pontos para o campeonato. Nesta prova será tudo novo para nós e vamos estar em desvantagem em relação às outras equipas. Praticamente ainda não rodamos com o nosso Skoda Fabia Rally2 Evo. Não vamos cometer loucuras, veremos, troço a troço, o que podemos fazer. A lista de inscritos é excelente  e, nesta fase, não sabemos ainda aonde podemos rodar. Consoante os tempos obtidos, veremos, classificativa a classificativa, que toada adotar. Queremos, sobretudo, chegar ao fim pois não temos sido muito felizes neste rali em que desistimos nos últimos anos. Esta é uma nova etapa para nós e esperamos encontrar muitas dificuldades”.
Depois duma curta participação no Rali Vieira do Minho, Rodrigues praticamente estreia em São Miguel a sua atual viatura. O piloto de 37 anos começou nos ralis em 2009 com um Citroën Saxo Cup. Desde então esteve ao volante de carros como um Citroën C2 R2 ou um Mitsubishi Lancer Evo IX, com que obteve o seu primeiro triunfo absoluto em 2014.

“DAR O MEU MELHOR”

Erik Cais estará pela terceira vez no Azores Rallye, “uma prova num arquipélago que simplesmente adoro. O espírito das pessoas e competir numa floresta que parece um parque jurássico é algo que não se pode encontrar em mais lado nenhum. Estou muito feliz por voltar. Nomes grandes como o Sr. Loeb, o Sr. Mikkelsen e outros pilotos de grande valor vão estar presentes nesta edição e é um sonho poder competir com uma viatura idêntica à deles. Todos podemos esperar grandes lutas ao longo do fim de semana. Quanto a mim, espero poder desfrutar do rali, de São Miguel e dar absolutamente o meu melhor”.
O piloto checo com um Skoda Fabia RS Rally2 tem 23 anos de idade e está nos ralis desde 2018. A estreia aconteceu com um Opel Adam mas rapidamente para o volante de um Peugeot 208 R2. No ano seguinte tripulou na maior parte das ocasiões um Ford Fiesta R2T, modelo com que realizou a sua primeira participação nos Açores e com que ganhou uma vez o ERC3. Entre 2020 e 2022 dispôs de um Ford Fiesta Rally2 MkII com que obteve os seus primeiros triunfos absolutos. Este ano já alinhou nos ralis de Monte Carlo e Serras de Fafe.

“QUEREMOS LUTAR PELO TOPO”

Ole Christian Veiby chega ao 57º Azores Rallye para “me estrear. Nem nunca estive na ilha. Mas sempre o segui a prova quando fazia parte do ERC. Parece um local muito bonito. E as suas estradas fantásticas. Falei com muitos outros pilotos e todos são unânimes em dizer que é um evento muito divertido! Para mim será de certeza desafiante. Não será fácil a primeira participação pois muitos dos outros conhecem o rali bastante bem. De qualquer forma, nós queremos sempre lutar pelo topo e esse será também desta vez o nosso objetivo”.
O piloto norueguês tem 26 anos de idade e fez o seu primeiro rali em 2012 um um Ford Fiesta R2T. Desde 2016 tem presença assídua no WRC, campeonato em que venceu 2 vezes e esteve 11 vezes no pódio do WRC2. Neste escalão já venceu 75 classificativas. Foi campeão do seu país em 2019 e tem participado de forma regular no autocross, no World RX, com a VW. Em 2022 subiu cinco vezes ao pódio nesta competição. Este ano já venceu três ralis, um na Suécia e dois na Noruega e foi segundo no WRC2 no Rally Sweden, do WRC.

&nbsp

Scroll To Top