TEST DAY NO AZORES RALLYE
Esta quarta-feira, 23 de março, é o Test Day do 56º Azores Rallye. São muitas as equipas que estarão hoje um pouco por toda a ilha de São Miguel a ultimar os acertos das viaturas de competição para a prova organizada pelo Grupo Desportivo e Comercial que estará na estrada entre os dias 25 e 27 deste mês. Estas sessões de testes privados têm como cenário a Achada das Furnas, Pico da Pedra, Chão das Gatas e Sanguinhal.
ESTAR NO PÓDIO
Efren Llarena regressa ao Azores Rallye “com objetivos bem definidos. Queremos fazer aqui um rali e estar no pódio. Na prova anterior, em Fafe, tivemos muitos problemas e aqui queremos que tal não aconteça. Se assim for, seremos, por certo, mais rápidos e poderemos começar a recuperar os pontos perdidos nesse evento. Já alinhei neste rali e sei que as condições climatéricas podem ser bastante duras para alguns concorrentes e para outros não. Esperemos que desta vez corra tudo bem connosco…”
O espanhol Efren Llarena, atual vice-campeão europeu, tem 26 anos de idade e alinhou nos seus primeiros ralis em 2013 com um Renault Clio Sport. Ao longo da sua curta carreira já tripulou inúmeros modelos mas foi com o Peugeot 208 R2 com que obteve melhores resultados. Esteve duas vezes no pódio final do Volant Peugeot, foi campeão júnior espanhol em 2017 e ainda campeão europeu júnior em 2019. Em 2020 passou a utilizar um Citroën C3 R5 e desde o ano passado que monta um Skoda Fabia Rally2 Evo.
NÚMERO DE PNEUS É LIMITADO
Numa tentativa de controlar tantos os custos de participação como as próprias prestações dos concorrentes em prova, em prol da segurança, o número de pneus que podem ser utilizados pelos concorrentes é limitado. Neste 56º Azores Rallye, à semelhança do que com outros eventos do FIA European Rally Championship, a quantidade passível de ser usada pelos pilotos com as viaturas mais competitivas, vulgos R5, é de 16, ou seja, 4 novos por cada uma das secções em que se decompõe a prova. Já no que toca às equipas com viaturas do ERC3 e ERC4 esse número passa para 12. O controlo dessas quantidades é feito através da marcação dos pneus à saída e entrada de cada um dos parques de assistência pelos comissários técnicos.
TGR IBERIAN CUP É NOVIDADE
Uma das competições a ter a sua prova de abertura neste 56º Azores Rallye é a Toyota Gazoo Racing Iberian Cup. Este é um troféu monomarca criado pela marca com base o Toyota GR Yaris desenvolvido pelo MSi (Motor Sport Institute) que oferece a possibilidade de participação a custos controlados e um bom painel de prémios, a permitir a recuperação de algum do investimento realizado pelos concorrentes.
A TGR Iberian Cup estará presente em oito provas, 56º Azores Rallye e ainda, em Portugal, os ralis de Portugal, Vidreiro e outra prova a indicar e, em Espanha, os Terra de Auga, Reino de Leon, Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo e RACC Catalunya – Costa Daurada. Para a classificação final contarão as seis melhores pontuações, excluindo o pior resultado em cada um dos páises.
Nesta competição moomarca alinharão nomes bem conhecidos do público português como Miguel Campos, campeão nacional em 2002 e vice-campeão europeu em 2005, Diogo Gago, e ainda os portugueses Ricardo Costa e Victor Calisto, os espanhóis Fran Cima e Dan Berdomas e Kevin Reinan.