Segunda-feira , Julho 22 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Breves do WRC (por Carlos da Silva)
Breves do WRC (por Carlos da Silva)

Breves do WRC (por Carlos da Silva)

Evans em WRC ainda este ano

A M-Sport já confirmou que Elfyn Evans voltará a tripular um Ford Fiesta RS WRC ainda esta época, faltando apenas anunciar qual ou quais as provas que tomará parte. Depois do piloto galês ter assegurado virtualmente o título britânico de Ralis (BRC) no passado fim de semana, onde obteve o quarto triunfo da época ao vencer o Ulster Rally, a sua prioridade volta-se agora para a WRC 2 onde atualmente lidera com 2 pontos de vantagem sobre Teemu Sunninen e 13 sobre Esapekka Lappi. No entanto como as regras ditam que em termos pontuais serão somados os seis melhores resultados em sete participações, Evans está em desvantagem comparativamente aos dois pilotos finlandeses que ainda dispõe de duas possibilidades (leia-se provas) para arrecadarem pontos ao passo que o piloto britânico tem apenas uma.
Segundo Malcom Wilson: ” Nós precisamos apenas de avaliar e de determinar qual será a prova que lhe dará maiores possibilidades de obter a vitória, por forma a lhe garantir a obtenção de mais um título este ano. ” Por outro lado Evans afirmou após a sua vitória em Ulster que: ” É uma sensação muito boa ganhar o título do BRC, mas foi um rali muito difícil, provavelmente o mais difícil da temporada com o tempo a mudar a todo o instante. É um título muito especial para mim, especialmente porque foi há 20 anos que o meu pai (Gwyndaf) consagrou-se campeão nesta prova.”

 

Sordo renova com Hyundai por mais duas épocas

A Hyundai Motorsport anunciou que o piloto espanhol Dani Sordo estendeu o seu contrato com a marca sul-coreana por mais duas épocas, logo após o final do Rali da Alemanha, onde obteve uma fantástica 2.ª posição da geral, batendo in extremis por uma mísera décima de segundo o seu companheiro de equipa, Thierry Neuville. Com 33 anos e 136 participações em provas pontuáveis para o Campeonato do Mundo de Ralis, Sordo irá prolongar a sua ligação com a equipa de Michel Nandan até o final de 2018, depois de ter ingressado na equipa em 2014.
Com Hayden Paddon já confirmado por mais uma temporada, resta apenas aguardar pelo anuncio da equipa relativamente ao futuro de Neuville, que relembre-se tem contrato até o final desta temporada e que tudo leva a crer não deverá se manter nesta formação…

 

Tour de Corse pode “recuar” para a Primavera

Apesar da calendarização das provas do WRC para a próxima temporada ainda se encontrar em fase de estudo, fontes próximas da FIA afirmam que a Federação Mundial quer uma prova de asfalto durante a primavera. Com uma distribuição de provas longe da ideal – entrada e “posição” do Rali China (entretanto cancelado) longe do agrado geral, mesclado com a tão badalada questão em redor das regras do posicionamento de partida, a FIA vê nesta opção a possibilidade de “matar dois coelhos com uma cajadada só”.

Falamos obviamente de minimizar o tempo gasto na longínqua ida e regresso a partir da Europa para a China que se poderia realizar antes do Rali da Austrália ou Nova Zelândia – tradicionalmente disputados no início de setembro e fazer com que a Volta à Córsega, vulgo Tour de Corse seja disputado entre os Ralis da Sardenha e da Polónia no mês de Maio.

A organização da prova francesa que relembre-se em outubro do ano passado foi parcialmente reduzida devido as fortes chuvas que se abateram naquela ilha parece disposta a esta alteração, já que em 2015 – ano que subsistiram o Rali da Alsácia, era seu objectivo realizar-se mais cedo, ou seja durante a Primavera….

Assim e por ser uma prova integralmente disputada em asfalto não seria necessário aguardar cerca de oito meses (!) entre o Rali de Monte-Carlo e a Alemanha para se disputar uma nova prova em asfalto, minimizando em certa parte a questão do handicap do líder do Campeonato abrir os troços de uma prova de terra durante os dois primeiros dias de prova que a FIA quer prolongar até ao terceiro dia. Complicado?

Por fim aguarda-se pela confirmação dos rumores que dão como muito certo a saída do Rali da Polónia e a reentrada do Rali da Acrópolis – Grécia…

Possível escalonamento do WRC em 2017:
1- Rallye Monte-Carlo (asfalto/neve)
2- Rally Sweden (neve)
3- Rally Guanajuato Mexico (terra)
4- Rally Argentina (terra)
5- Vodafone Rally de Portugal (terra)
6- Rally d’Italia Sardegna (terra)
7- Rallye de France – Tour de Corse (asfalto)
8- Lotos Rally Poland ? Rali Acrópolis? (terra)
9- Neste Oil Rally Finland (terra)
10- ADAC Rallye Deutschland (asfalto)
11- Rally China (asfalto)
12- Coates Hire Rally Australia (terra)
13- RallyRACC Catalunya- Rally de Espana
14- Wales Rally GB (terra)

Photo source: © Copyrights motorsport.com

 

Scroll To Top