Segunda-feira , Dezembro 17 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Budar: “Ter Loeb na Citroën em 2019 seria um sonho.”
Budar: “Ter Loeb na Citroën em 2019 seria um sonho.”

Budar: “Ter Loeb na Citroën em 2019 seria um sonho.”

 

Numa entrevista concedida a Pipo López do jornal espanhol AS.com a Pierre Budar – o atual Director Desportivo da Citroen Racing, o engenheiro francês, comentou sobre a sua integração como responsavél máximo na equipa após a saída de Yves Matton para os quadros da FIA, bem como o seu desejo em ter Sebastien Loeb ao seu serviço e a tempo inteiro na próxima temporada.

Que diferenças verifica no WRC após a disputa de três provas?
-” A diferença de pontos no Campeonato de marcas é muito escassa. Em todas as provas, os quatro carros que competem venceram especiais, o que mostra a grande igualdade que atualmente existe. Nós apenas temos que esperar e lutar até o fim.”

Vocês conseguiram um pódio no México, mas acima de tudo, tiveram grande destaque com o regresso de Sebastien Loeb.
– “A Etapa inicial favoreceu ao Loeb, mas no segundo dia ele estava em pé de igualdade com os seus rivais, e liderou a prova. Na Córsega, vai ser mais complicado e pode se atrasar, especialmente se chover no primeiro dia. No ano passado o nosso carro esteve bastante competitivo e Loeb se sente muito confortável ao seu volante. Ele gosta do seu comportamento no asfalto e só fez alguns ajustes nos treinos para adaptá-lo à sua pilotagem.”

Você acha que poderia aumentar o seu número de provas? Você vai convencê-lo a fazer um programa completo no próximo ano?
– “O programa deste ano é de três participações e isso não mudará. Seria um sonho ter Loeb em 2019. Mas não temos pressa. Mas é algo que eu acho que não falaremos até o final do Rally da Espanha. Eu não acredito que ele queira fazer um programa completo, porque, entre outras coisas, algumas provas ele não gostaria de participar. O seu regresso foi bom para o desporto. É uma lenda e é bom “recuperá-lo”, mas acho que é mais importante procurar novas lendas entre os jovens pilotos.”

Será uma prioridade para a Citroën recuperar Ogier?
“- Ainda é cedo para falar sobre o mercado. É claro que vamos trabalhar nisso, mas ainda não sabemos se o Sebastien decidirá se reformar no final da temporada, ou se ele quer continuar.”

E o Sordo poderia regressar? Existe a hipótese de Sainz ter uma reunião com a Citroën?
– “Nós conhecemos bem Sordo e nós lhe apreciamos. Está na nossa lista, mas eu já disse que ainda é cedo para falar sobre o mercado. Em relação a Carlos, a verdade é que não está na nossa agenda.”

Até quando a continuidade da Citroën no WRC está garantida?
-“O programa durará entre três e cinco anos e nós ainda estamos no segundo. A nossa continuidade dependerá de muitas coisas, por exemplo, o regulamento. Temos que ter mais marcas, ou pelo menos não deixar “fugir” nenhuma das quatro. Eu não acredito que o futuro do Mundial seja com veículos elétricos, mas devemos oferecer às marcas um campeonato apetitoso para as suas tecnologias. Há aspectos muito caros, como os testes. Um dia de testes pode custar até 100.000 euros e atualmente temos 55 dias por ano…. ”

 

CARLOS DA SILVA

Photo Credits @ Copyrights Citroën Racing

 

Scroll To Top