Quinta-feira , Maio 13 2021
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Calendário e novidades Formula Ford Portugal para 2018
Calendário e novidades Formula Ford Portugal para 2018

Calendário e novidades Formula Ford Portugal para 2018

Foi durante a entrega de premios aos vencedores de 2017, que a Race Ready, organizadora da Formula Ford Portugal, teve o prazer de apresentar o calendário e linhas mestras para 2018.

A Formula Ford Portugal, a única competição de Formula em Portugal, é dividida entre os jovens lobos  e Gentlemen Drivers. Os jovens lobos aproveitam a grande escola que é a Fórmula Ford para melhorarem o seu talento e ganharem experiencia, imprescindível no seu crescimento como Pilotos, utilizando os Formula Ford Zetec e os Formula Tuga, fabricados em Portugal.

Por outro lado, os Gentlemen Drivers disfrutam dos seus lindissimos e carismaticos monologares, que proporcionam emoções únicas e performances muito assinaláveis, por um custo extremamente reduzido, utilizando Fórmula Ford Kent, os Fórmula V e os Fórmula Vauxhall.

Em 2017, a recentemente rebatizada Formula Ford, após o apoio da Ford Lusitana, teve uma época muito forte. O ponto alto do ano foi a fantástica grelha do Algarve com 33 fórmulas na grelha, um record absoluto.

No entanto, a temporada de 2017 ficou marcada sobretudo em termos de competitividade, com destaque para 5 Formulas de 4 equipas diferentes a discutirem as provas ao segundo. Em 7 das 10 corridas realizadas o segundo classicado ficou a 1.5 segundos, após 20 minutos de corrida.

Para 2018, a organização decidiu manter a competição com apenas 5 provas. Assim, será possível que em cada prova toda a comitiva esteja presente, não tendo os pilotos necessidade de optar entre provas.

No calendário de 2018, a grande novidade será a visita a Jarama, que vem capitalizar o interesse que tem surgido de Espanha na Formula Ford.

Em termos de novidades regulamentares, com o crescente performance dos novos e bem construidos Formula Tuga, a organização irá durante a pré-epoca organizar um dia de testes para actualizar o “BOP”  entre as classes Tuga e Zetec, garantindo igualdade de andamentos em duas classes distintas.

Por outro lado, especialmente para os Gentlemen Drivers, foi garantido pela organização que os horários apenas terão dois dias permitindo mais dias de trabalho e reduzindo custos, com a excepção da prova raínha do Algarve Classic Festival onde a competição recebe muitos concorrentes internacionais.

O jovem organizador Diogo Ferrão comentou: “A Formula Ford, com os seus chassis simples e muito reactivos às alterações de setup foram e sempre serão uma grande escola de aprendizagem para um piloto evoluir. O conceito da Formula Ford já é antigo mas continua vencedor. Em 2017, os melhores pilotos conseguiram fazer a melhor volta no Estoril em 1minuto e 50 segundos, continuando sem duvida a ser a melhor opção preço-performance na Peninsula Ibérica.

Apesar dos orçamentos já muito reduzidos, o nosso objectivo foi encontrar maneiras das equipas não gastarem inutilmente dinheiro, como por exemplo em custos associados a fim-de-semana de três dias.”

Calendário Formula Ford para 2018:

Braga Circuito Primavera – 28/29 Abril

Jarama – 02/03 Junho

Jerez La Leyenda – 22/23 Setembro

Algarve Classic Festival – 19/21 Outubro

Estoril Racing Festival – 17/18 Novembro

&nbsp

Scroll To Top