Sexta-feira , Dezembro 6 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Campeão nacional comanda após primeiro dia
Campeão nacional comanda após primeiro dia

Campeão nacional comanda após primeiro dia

 

 

José Pedro Fontes tem 2,9s de vantagem sobre João Barros

 

José Pedro Fontes e Inês Ponte concluíram a primeira etapa do Rali de Castelo Branco na frente da classificação geral. A dupla do DS3 R5 venceu o segundo troço do dia com uma vantagem que lhe permitiu assegurar o primeiro posto à frente de João Barros. O piloto do Ford Fiesta é segundo a 2,9 segundos e Carlos Vieira, em carro semelhante ao de Fontes, ocupa o terceiro lugar.

 

A primeira etapa do Rali de Castelo Branco começou com a especial Sarzedas. O líder do campeonato, Pedro Meireles, deu um toque com o Skoda Fabia R5 e, depois de perder mais de um minuto, acabou mesmo por abandonar. 11º na estrada, Carlos Vieira estabeleceu a melhor marca e foi o primeiro líder da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco.

 

O estatuto de primeiro esteve por pouco tempo nas mãos do piloto de Braga. Vieira foi apenas o segundo mais veloz em Vidigal e o tempo perdido para José Pedro Fontes, que estabeleceu a melhor marca, fê-lo cair uma posição. Com o melhor registo, o campeão nacional foi promovido ao lugar mais alto do pódio. João Barros, por sua vez, sentiu problemas de travões no Fiesta e desceu para o terceiro lugar.

 

Ainda antes da super-especial realizada em Castelo Branco, José Pedro Fontes estava satisfeito com o seu desempenho. “Entrámos cautelosos para avaliar a concorrência. Atacámos na segunda especial e correu tudo bem”, disse.

 

Na classificativa noturna, o mais forte foi João Barros. O piloto que venceu este rali no ano passado superiorizou-se aos adversários e aproveitou o deslize de Fontes (falhou a travagem e a passagem na primeira chicane), que perdeu 6,5 segundos, para se aproximar do primeiro lugar.

 

“No último troço demos o máximo sem qualquer problema. Amanhã vamos para a ‘guerra’ com o Zé Pedro e com o Carlos Vieira”, disse João Barros.

 

Os três primeiros estão muito perto uns dos outros. Com seis especiais por realizar na segunda etapa, Carlos Vieira parte em terceiro a apenas 4,6 segundos do líder. “Vamos tentar fazer melhor porque já percebemos que temos andamento para discutir a vitória”, salientou.

 

Miguel Barbosa, em Skoda Fabia R5, surge no quarto lugar mas a mais de 40 segundos de Fontes. O top-cinco completa-se com Hugo Mesquita, que corre ao volante de um Skoda Fabia S2000.

 

Na categoria RC2N, o habitual Grupo N, Ricardo Teodósio está na frente mas por uma diferença muito pequena. O piloto algarvio está a protagonizar um duelo interessante com Carlos Martins, mas uma super-especial menos conseguida do alentejano fez com que os dois tenham concluído o dia separados por 9,4 segundos.

 

Entre os concorrentes do campeonato nacional 2R2L, Pedro Antunes é o líder. O piloto acabou as primeiras duas especiais na terceira posição. Mas com um classificativa noturna sem erros e depois de os adversários não terem sido felizes, o piloto do Peugeot 208 R2 conseguiu saltar para o primeiro lugar. Paulo Neto é segundo e Gil Antunes ocupa o terceiro lugar.

 

Diogo Soares está a mostrar que a conquista do Challenge DS3 R1 em 2016 não foi obra do acaso e termina o primeiro dia do Rali de Castelo Branco na frente desta competição. “Entrámos bem no primeiro troço mas perdemos cerca de quatro segundos devido a uma saída de estrada. Não esperava andar ao nível de pilotos tão experientes. O objectivo é lutar pela vitória”, afirmou o madeirense.

No troféu ibérico Renault Clio, o domínio é espanhol. Francisco Cima lidera à frente do seu compatriota Javier Bouza. Os dois são, também, os melhores concorrentes em carros com apenas duas rodas motrizes.

 

Nas contas da Taça Nacional de Ralis de Asfalto, Fernando Teotónio lidera de forma confortável, enquanto na prova extra, o melhor é Ricardo Coelho.

 

Amanhã, os concorrentes do Rali de Castelo Branco têm um dia de competição preenchido. São seis especiais de classificação, três de manhã e mais três durante a tarde. A primeira, São Domingos, começa às 10h46.

 

Nuno Dinis

 

Scroll To Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com