Sábado , Junho 10 2023
ÚLTIMAS
Home / MODALIDADES / Campeonato de Portugal de Karting Toyota brinda aficionados com intensas corridas em Portimão
Campeonato de Portugal de Karting Toyota brinda aficionados com intensas corridas em Portimão

Campeonato de Portugal de Karting Toyota brinda aficionados com intensas corridas em Portimão

Luís Alves, Hugo Marreiros, Nuno Portela, Diogo Pinto, Victor Luz, Martim Meneses, Afonso Lopes, João Francisco e José Diogo Martins venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, no fecho da terceira jornada dupla que decorreu no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, sob a organização do AIA.

Os 100 participantes da terceira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota voltaram a brindar hoje os aficionados da disciplina com corridas muito intensas.

Na categoria X30, novamente com uma grelha de 36 pilotos, Miguel Silva (Pantano) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 58,290s. Na manga de qualificação, venceu João Dinis (CRG), na frente de Diogo Pinto (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Diogo Castro (Redpseed) e Santiago Ribeiro (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 14 voltas, João Dinis aproveitou bem a pole-position para liderar a primeira volta, tendo depois sido Diogo Pinto a passar para o comando e, mais tarde, Diogo Castro a assumir a liderança. Estes três pilotos brindaram os aficionados pelo Karting com uma grande corrida ao alternarem a primeira posição até à bandeira xadrez, tendo Diogo Pinto saído vitorioso, com João Dinis a ser um honroso segundo classificado e Diogo Castro a completar, com todo o mérito, o pódio.

Mas houve mais espetáculo: Francisco Macedo (CRG) arrancou da 27.ª posição e terminou no 4.º lugar e Miguel Silva largou da 30.ª posição e ainda conseguiu fechar o top-5! Rodrigo Vilaça (CRG) esteve igualmente muito forte e foi sexto classificado, assim como Henrique Ventura Oliveira (Kart Republic), Rafael Rajani (Kosmic), Santiago Ribeiro e Martim Romão (DR), pilotos que encerraram, por esta ordem, o top-10. Victor Luz (DR) voltou a vencer na Master e Francisca Queiroz (Kosmic) triunfou na classe feminina.

Categoria X30 Super Shifter

Luís Alves (CRG) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Sénior com a marca de 55,725s. Na manga de qualificação, o piloto de Guimarães voltou a ser o mais forte, na frente de Rodrigo Ferreira (Kosmic), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Miguel Ramos (CRG) e Henrique Cruz (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 12 voltas, Rodrigo Ferreira arrancou bem e assumiu a liderança na qual se manteve até à oitava volta, altura em que Luís Alves passou para o comando e começou a construir uma vantagem que lhe permitiu festejar a sua primeira vitória na categoria à geral e na Sénior. Henrique Cruz, que rubricou a volta mais rápida em 56,578s, foi o segundo a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização de cinco segundos, fez com que caísse para o quarto lugar da geral e para o terceiro da Sénior. Assim, foi Lucas Vieira (Birel ART) o segundo classificado à geral e na Sénior, enquanto Hugo Marreiros (Tonykart) terminou na terceira posição e venceu na Master. Joseph Oliveira (Lenzokart) fez uma excelente corrida e fechou o top-5, sendo quarto na Sénior. Nuno Portela (Birel ART) triunfou na Gentleman, numa corrida em que abandonaram vários pilotos, tendo Rodrigo Ferreira sido talvez o mais inglório, já que foi forçado a abandonar a duas voltas para o final e numa altura em que era terceiro classificado.

Categoria Júnior

Diogo Caetano (Birel ART) foi a mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m00,707s. Na manga de qualificação, venceu Martim Meneses (Kart Republic), na frente de Tomás Gomes (Kosmic), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Santiago Alves (Parolin) e Martim Marques (FA) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 14 voltas, Martim Meneses aproveitou bem a pole-position e liderou de princípio a fim, mas nas primeiras voltas foi muito pressionado por Santiago Alves e por Tomás Gomes, tendo ainda na parte final da corrida tido forte oposição de Gabriela Teixeira (Kart Republic), que rubricou a volta mais rápida em 1m01,203s. Contudo, a jovem piloto de Gondomar foi penalizada com 10 segundos por alegada saída total dos corredores no momento de partida, pelo que caiu para a sétima posição. Assim, foi Tomás Gomes quem garantiu o segundo lugar, tendo terminado logo a seguir Maximiano Radeck (Redspeed), João Barros (Parolin), Martim Marques e Santiago Alves, que encerrou o top-6. António Macedo (CRG) foi o oitavo classificado, na frente de Davide Malvetta (Tonykart) e de Vasco Tavares (Kart Republic), que fechou o top-10.

Categoria X30 Mini

Romeu Mello (DAP) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m06,453s. Na manga de qualificação, venceu Afonso Lopes (Kart Republic), na frente de Jan Rodrigues (FA), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Gustavo da Silva (Birel ART) e Romeu Mello a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 12 voltas, Afonso Lopes largou da pole-position e manteve-se na liderança até final, tendo, contudo, a partir da sétima volta, travado um intenso duelo pela vitória com Jan Rodrigues, que foi o segundo a ver a bandeira xadrez, com a volta mais rápida em 1m07,165s. Contudo, o jovem luso-polaco foi penalizado com cinco segundos por alegada falsa partida, pelo que caiu para o quarto lugar, tendo assim Gustavo da Silva e Romeu Mello ascendido às segunda e terceira posições, respetivamente.

Vicente Capela (Parolin) e Xavier Lázaro (DR) travaram igualmente um duelo bem aguerrido pelo quinto lugar, tendo o primeiro acabado levado a melhor. A luta pela sétima posição envolveu vários pilotos, tendo Vicente Rodrigues (DR) sido o mais bem-sucedido, na frente de Francisco Correia (Kart Republic), José Pedro Pinto (Kart Republic) e Mário Silva Lora (Kart Republic), que encerrou o top-10.

Categoria Cadete 4T

Francisco Iglésias (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 1m12,205s. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Cascais também foi o mais forte e teve a seu lado João Francisco (FA) na primeira linha da grelha para a Final, com Martin Rodrigues (FA) e Tiago Caetano (Birel ART) a partirem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 8 voltas, Francisco Iglésias tirou o melhor proveito da pole-position para assumir a liderança até à passagem da quarta volta, altura em que João Francisco passou para o comando. A partir de então, assistiu-se a um intenso duelo até final, tendo João Francisco – autor da volta mais rápida em 1m11,992s – acabado por levar a melhor, por uma escassa vantagem de 0,023s (!) sobre Francisco Iglésias, que foi assim um honroso segundo classificado.

Tiago Caetano completou o pódio, enquanto Luís Fernandes (Birel ART) e Artur Loureiro (Parolin) fecharam o top-5, na frente de Diogo Baptista (Charles Leclerc) e de Lourenço Antunes (Birel ART). Martin Rodrigues foi forçado a abandonar e Miguel Baião (Kosmic) foi desclassificado.

Categoria Iniciação

Tomás Dias (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m45,812s. Na manga de qualificação venceu José Diogo Martins (Birel ART), na frente de Tomás Dias, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Miguel Barbosa (Charles Leclerc) e Tomás Fontes (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 5 voltas, José Diogo Martins tirou o melhor proveito da pole-position para se impor logo na frente da corrida. O jovem piloto de Leiria ainda teve oposição de Tomás Dias no início, mas depois foi ganhando cada vez mais vantagem e voltou a triunfar de forma tranquila. Tomás Dias garantiu a segunda posição, com a volta mais rápida em 1m48,718s, e Miguel Barbosa completou o pódio. Enzo Santos (Birel ART) acabou por levar a melhor na luta pelo quarto lugar diante de Tomás Fontes, enquanto Lana Pelfrene (Birel ART) foi sexta classificada.

A quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para 22 e 23 de julho e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).

&nbsp

Scroll To Top