Terça-feira , Março 26 2019
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Carlos Sousa iniciou este sábado o 17.º Dakar da sua carreira com um 18.º lugar no Prólogo
Carlos Sousa iniciou este sábado o 17.º Dakar da sua carreira com um 18.º lugar no Prólogo

Carlos Sousa iniciou este sábado o 17.º Dakar da sua carreira com um 18.º lugar no Prólogo

Piloto português defende pelo segundo ano consecutivo as cores da equipa Mitsubishi Brasil na maior prova de todo-o-terreno do mundo, reeditando a dupla com o compatriota Paulo Fiuza. Objetivo da única dupla portuguesa a competir na categoria automóvel é garantir uma presença no top-10 da classificação à chegada a Rosario, a 16 de janeiro, precisamente no dia em que Carlos Sousa festejará o seu 50º aniversário

Defendendo pelo segundo ano consecutivo as cores da equipa Mitsubishi Brasil, Carlos Sousa iniciou este sábado, em Buenos Aires, a sua 17.ª participação num Dakar, a sexta no atual formato sul-americano da prova. Tal como em 2015, quando levou o ASX Racing ao 8.º lugar da classificação, terá a seu lado o compatriota Paulo Fiuza, formando a única dupla portuguesa a competir na corrida automóvel, voltando a estabelecer como principal meta um lugar no top-10 final, objetivo que Carlos Sousa já atingiu por 11 vezes desde a sua estreia na prova em 1996.

Para já, e cumpridos que foram os primeiros 11 quilómetros desta 38.ª edição do Dakar, as expetativas de Carlos Sousa mantêm-se intactas, servindo apenas este Prólogo para definir a ordem de partida para a etapa deste domingo e confirmar o elevado nível competitivo desta edição: “Os Prólogos nunca foram o meu forte, mas o resultado está claramente dentro do que tínhamos perspetivado. Não arriscámos nada! Preocupámo-nos apenas em não cometer erros e perceber se estava tudo bem com o carro”, afirmou o piloto português, que garantiu o 18º melhor tempo entre os 111 concorrentes que que iniciaram a prova na categoria automóvel.

Curiosamente, Carlos Sousa repetiu hoje o 18.º lugar que alcançou em Barcelona há precisamente 11 anos, na última vez que um Dakar também se iniciou com um Prólogo. Nesse rali Dakar de 2005, o piloto português haveria de terminar no sétimo lugar da geral e como melhor privado…. “Bem, esperemos que seja um bom prenúncio para esta edição. Mas estou em crer que a concorrência vai ser bastante mais forte nesta edição, tanto em número como em qualidade. Estivemos parados praticamente todo o ano, disputando apenas a Baja Portalegre. Foram poucos quilómetros em competição, pelo que estamos cientes de que a primeira semana vai ser muito difícil, pelo menos, até entrarmos no ritmo… Mas estamos otimistas e confiantes nas evoluções que a equipa realizou no carro, tanto ao nível das suspensões, caixa de velocidades como motor, principalmente em altitude”, enumerou Carlos Sousa, apontando a segunda semana do rali como a “mais difícil e decisiva”.

“Há seguramente dezena e meia de candidatos com legítimas aspirações aos lugares cimeiros da classificação e acredito que a luta na frente vai ser tremenda logo a partir da etapa de amanhã. Vamos fazer o nosso melhor, procurando ser regulares ao longo de toda a prova, embora sabendo que o nosso carro não está ainda ao nível da concorrência”, apontou.

Após o apetitivo deste sábado, o Dakar prossegue amanhã com uma etapa que totaliza 662 km, ligando Rosario a Villa Carlos Paz. Será um dia marcado por tilhos duros e ondulantes e onde os 255 km da especial prometem ser rápidos na parte inicial.

CLASSIFICAÇÃO – PRÓLOGO (11km)

 

Cl.                        EQUIPA                                 CARRO                      TEMPO/DIF.

1º            Brinke/Colsol                                   Toyota                                   6m08s

2º            Sainz/Cruz                            Peugeot                     a 3s

3º            Pons/Torlaschi                    Ford                           a 4s

5º            Dabrowski/Czachor             Toyota                                   a 5s

6º            Roma/Bravo                         MINI                           a 7s

7º            Hirvonen/Perin                    MINI                           a 7s

8º            De Villiers/Von Zitzewitz    Toyota                                   a 9s

9º            Peterhansel/Cottret             Peugeot                     a 9s

10º          Loeb/Elena                           Peugeot                     a 9s

18º          Sousa/Fiuza                        Mitsubishi                a 21s

 

Scroll To Top