Sábado , Maio 15 2021
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Carro do FIA RX2 recebe aprovação
Carro do FIA RX2 recebe aprovação

Carro do FIA RX2 recebe aprovação

Carro de campeonato FIA RX2e recebe selo de aprovação de grandes rebatedores do automobilismo
‘Este carro é uma besta!’ Entusiasma-se o ex-testador de F1 Dani Clos
Christine GZ dá uma ‘explosão’ ao volante de um carro ‘incrivelmente rápido’
Cyril Raymond ‘realmente acredita no futuro elétrico do rallycross’

Entre eles, Dani Clos, Christine Giampaoli Zonca e Cyril Raymond alcançaram sucesso internacional em rallycross, monopostos e competições de cross-country, dotando-os de uma vasta experiência no esporte – e os três ficaram loucos depois de experimentar o FIA Carro de campeonato RX2e pela primeira vez.

Fundado em conjunto pelo especialista espanhol em eletromobilidade QEV Technologies e a usina sueca de rallycross Olsbergs MSE, o FIA RX2e – o primeiro campeonato de rallycross elétrico da FIA – está definido para eletrificar o cenário do automobilismo em 2021, ao fazer sua estreia no undercard para o extremamente popular Campeonato Mundial de Rallycross da FIA.

Nas semanas e meses que antecederam o fim de semana de abertura da corrida, muitos pilotos experimentaram o potente “foguete de bolso” com tração nas quatro rodas, construído em torno de um chassi de estrutura espacial e incorporando dois grupos motopropulsores independentes ao lado de uma bateria de 30 kWh, com os motores gerando 250 kW (335 cv ) de potência e torque de até 510Nm.

O feedback tem se concentrado consistentemente no torque instantâneo do carro totalmente elétrico e entrega de potência, aceleração ultra-rápida, excelente equilíbrio e estabilidade e recursos de ponta a bordo.

Testes recentes em Châteauroux na França e no Circuito Calafat da Espanha ofereceram ao ex-piloto de testes da Fórmula 1 e vencedor da GP2 Series Clos, o atual piloto da Extreme E Giampaoli Zonca e a ex-estrela do World RX Raymond a oportunidade de se familiarizar com ele e com a experiência deixou todos eles querendo mais.

Dani Clos disse:
“Este carro é uma besta! Eu realmente gostei de dirigi-lo – é tão versátil, com muitos parâmetros modificáveis ​​para melhor ajustá-lo às suas necessidades. Há uma equipe incrível de pessoas na QEV, que fez um ótimo trabalho com o carro RX2e e eu realmente espero ter a chance de dirigi-lo novamente em breve.

“Para mim, não há escolha melhor do que o Campeonato FIA RX2e – não é apenas o futuro do automobilismo, mas também o presente. É um projeto maravilhoso e será muito atraente para todo o tipo de empresas nacionais e internacionais, pois é um campeonato sustentável que oferece uma forma de competir apoiando o meio ambiente. Terá grande visibilidade e impacto global, e seria um sonho disputar a primeira temporada ”.

Christine Giampaoli Zonca disse:
“Eu me diverti muito testando o novo carro de rallycross RX2e! É incrivelmente rápido e leve, com uma aceleração impressionante. Outra qualidade importante a ser destacada é o desempenho de frenagem com o sistema de regeneração [energia], o que significa que você pode ajustar o equilíbrio com base no estilo de cada motorista. Isso é muito legal! ”

Cyril Raymond disse:
“Fiquei agradavelmente surpreendido com a sensação do carro RX2e. Achei muito ágil, principalmente nas curvas mais rápidas, o que permite que você ajuste sua direção e equilibre o carro com muita facilidade.

“Eu realmente acredito no futuro elétrico do rallycross. Para mim, este tipo de carro foi feito para esta disciplina, cujo formato é perfeitamente adequado para apresentar e desenvolver a tecnologia elétrica. Tirando a falta de ruído no início, as corridas serão tão emocionantes quanto atualmente – talvez até mais.

“Se eu tivesse a oportunidade de correr neste campeonato, é claro que consideraria seriamente. Eu certamente não consideraria isso como um retrocesso de forma alguma. Os carros são divertidos e empolgantes de dirigir e com certeza atrairão um grande calibre de competidores, então definitivamente me atrai. ”

Peter Thul, Diretor de Esportes da Rallycross Promoter GmbH, acrescentou:
“Ficamos muito satisfeitos em observar a recepção extremamente positiva nos testes recentes do FIA RX2e. Participei pessoalmente do teste de Calafat e ver os sorrisos nos rostos dos motoristas depois de descer do carro só serve para sublinhar o excelente trabalho que QEV e OMSE fizeram em seu desenvolvimento. Também é uma prova do potencial do excitante futuro elétrico do rallycross.

“Parabenizamos todos os envolvidos pelo progresso alcançado até agora desde que o primeiro campeonato de rallycross elétrico da FIA foi oficialmente lançado no verão passado, e estamos ansiosos para ver esses carros totalmente elétricos rodando roda a roda em condições de corrida uma vez a temporada começa. ”

&nbsp

Scroll To Top