Sexta-feira , Junho 25 2021
ÚLTIMAS
Home / MOTOS / Castelo Branco reúne 250 pilotos de enduro
Castelo Branco reúne 250 pilotos de enduro

Castelo Branco reúne 250 pilotos de enduro

2º Enduro Sprint de Castelo Branco realiza-se no próximo fim-de-semana
Escuderia Castelo Branco aposta na competição para os mais novos
Prova pontua para o campeonato nacional da especialidade

Fábio Henriques (à esq.), João Tiago (ao meio) e Martim Alves (à dir.)

A Escuderia Castelo Branco organiza, já no próximo fim-de-semana (29 e 30 de maio), o 2º Enduro Sprint de Castelo Branco. A prova, que se realiza no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, pontua para o campeonato nacional da especialidade e traduz uma forte aposta do clube albicastrense na competição dos mais jovens, ou seja, do futuro do enduro em Portugal. O interesse tem sido grande e prevê-se uma afluência superior à do ano anterior, com a organização a limitar os inscritos federados a duas centenas por razões de segurança.

Depois da organização da primeira edição no final da última temporada, a Escuderia Castelo Branco volta a colocar uma prova do género em 2021 mas com um formato mais ambicioso. Se o programa desportivo tem muitas semelhanças com o primeiro Enduro Sprint de Castelo Branco, desta vez há uma clara aposta nos mais pequenos. Assim, a competição passa a desenrolar-se ao longo de dois dias, em vez de um, apenas.

No sábado, dia 29 de maio, a acção é reservada ao Mini Enduro e às Clássicas. O primeiro vai ser disputado por jovens pilotos, entre os oito e os 16 anos, divididos pelas respetivas categorias – Infantis, Juvenis e Juniores. No segundo só podem correr pilotos com motos de 1980 a 1996. Também as pilotos da Promoção vão correr neste dia.

No domingo, é a vez dos federados e dos pilotos Hobby entrarem em acção. Seja num dia, seja no outro, a Escuderia Castelo Branco desenhou duas especiais contíguas: a Special Test 1 e a Special Teste 2. O número de voltas varia consoante a categoria em competição:

Elites, verdes, senhoras e veteranos completam cinco voltas.

Super Veteranos, Promoção e Hobby fazem 4 voltas.

Além destes dois desafios, os pilotos têm, ainda, pela frente o Endurance Test. Este incorpora as duas especiais anteriores e os pilotos vão disputar as melhores posições durante 1h30, se forem federados, ou uma hora, se não forem federados. Uma das curiosidades neste formato é a partida ao estilo do que acontece em Le Mans. Ao sinal de partida pilotos arrancam, cruzam a pista para ligarem as motos e partem para o percurso.

Pilotos de Castelo Branco respondem em peso

O 2º Enduro Sprint de Castelo Branco está a despertar um fortíssimo interesse por para dos pilotos albicastrenses. Sejam federados, ou não, o número de inscritos é considerável. Destaque para os muitos jovens que responderam presente. Este é, também, reflexo da aposta da Escuderia Castelo Branco na criação da Escola de Enduro.

“A experiência na organização da primeira edição de uma prova de print enduro foi muito positiva. A Escuderia Castelo Branco tem uma tremenda experiência nesta modalidade, com a realização de provas do campeonato do mundo, e queremos aplicar a mesma na organização de provas que nos dão muito prazer. A aceitação por parte dos concorrentes foi, desde o início, total e isso motiva-nos, ainda mais. Acreditamos que vamos ter uma grande prova. Tudo indica que a meteorologia vai ajudar a esta festa do enduro”, afirmou o diretor de prova, Sérgio Sequeira.

O 2º Enduro Sprint de Castelo Branco é a segunda prova do campeonato nacional que, em 2021, tem um total de quatro eventos.

&nbsp

Scroll To Top