Domingo , Outubro 17 2021
ÚLTIMAS
Home / BREVES / Chuva de estrelas em Santiago de Compostela
Chuva de estrelas em Santiago de Compostela

Chuva de estrelas em Santiago de Compostela

 

 

A edição de 2021 do Mercedes-Benz 4MATIC Experience levou, de 1 a 5 de outubro, 50 automóveis da marca da estrela até Santiago de Compostela.

 

Em Ano Jacobeu, com a Porta Santa da Catedral aberta aos peregrinos, a Mercedes-Benz e o Escape Livre organizaram mais uma edição desta icónica aventura fora de estrada, naquela que foi a maior caravana de sempre, com 50 viaturas da marca alemã em peregrinação até ao “Campus Stelae” (Campo de Estrelas) de Santiago de Compostela.

 

A aventura começou no dia 1 de outubro, sexta-feira, dia que ficou reservado para a chegada dos participantes ao Hotel de Turismo de Trancoso. Era o início da reunião da família Mercedes-Benz que, este ano, contou com a participação de Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Portugal.

 

Após o briefing inicial e o jantar, oportunidade para escutar a história do Caminho de Santiago, contada pelo historiador Joel Cleto, que também acompanhou a caravana durante esta aventura.

 

O raiar do primeiro dia de verdadeiro passeio começou com visita a Nossa Senhora ao Pé da Cruz e Sernancelhe. Seguiu-se a subida à Senhora da Lapa e a visita ao Mosteiro de São João de Tarouca. Depois de uma passagem pela Ponte de Ucanha, tempo para um almoço panorâmico no Paraíso D’Ouro, em Lamego.

 

Com os Mercedes-Benz 4MATIC sedentos de “maus caminhos”, a caravana avançou para a travessia da Serra do Marão, percorrida com chuva e nevoeiro cerrado, antes da chegada ao Pena Park Hotel, em Ribeira de Pena, onde a caravana jantou e pernoitou.

 

O domingo acordou com muito sol e permitiu que todos pudessem tirar o máximo partido das magnificas paisagens do percurso. A manhã ficou marcada pelas visitas à Nossa Senhora do Viso e a Agra, Aldeia de Portugal, antes da chegada a São Bento da Porta Aberta, ponto para a merecida pausa para almoço no Hotel de São Bento da Porta Aberta.

 

À porta do Hotel, um verdadeiro showroom Mercedes-Benz fazia as delícias dos muitos peregrinos que visitavam o local, que puderam ver um catálogo completo da marca alemã composto por vários modelos 4MATIC – G, GLC, GLE, GLB, GLA, GLK e ML!

 

Já a caminho de Viana do Castelo, para pernoitar no Axis Hotel, seguiu-se uma breve paragem na Nossa Senhora da Abadia antes do ponto alto do dia, com uma visita guiada ao magnífico Mosteiro de Tibães, em Braga.

 

Antes do jantar, as quase cinquenta senhoras presentes no passeio tiveram a oportunidade de ter um momento só para elas, com a apresentação do She’s Mercedes Off Road Experience, uma aventura fora de estrada exclusivamente no feminino, que irá decorrer na Serra da Estrela e que, pela primeira vez, ocupará todo um fim de semana.

 

Cátia Magalhães, da Mercedes-Benz, explicou: ” O She’s Mercedes, é um projeto internacional da Mercedes-Benz com o objetivo de aproximar o target feminino da marca através de experiências exclusivas. Neste sentido, irá realizar-se uma vez mais o She’s Mercedes Off Road Experience, entre os dias 12 e 14 de novembro, uma iniciativa em exclusivo no feminino, onde se pretende proporcionar momentos únicos de aventura, convívio, partilha e inspiração. Um evento onde queremos ser uma inspiração e deixar-nos inspirar pelas nossas participantes.”

 

Ao jantar, a Mercedes-Benz não deixou passar a oportunidade de celebrar com todos os presentes o décimo aniversário desta parceria com  o Escape Livre, numa noite com várias surpresas, entrega de prémios Mercedes-Benz e Bridgestone, oferta do Troféu SPAL e vários agradecimentos especiais, sobretudo a todos os participantes.

 

O último dia de viagem começou com a subida ao Monte de Santa Luzia e uns desafiantes corta-fogos para que os Mercedes-Benz pudessem continuar a mostrar a eficácia da tecnologia 4MATIC. Seguiu-se a visita ao Mosteiro de São João de Arga e um almoço em Vila Nova de Cerveira, no restaurante Dom Júlio, uns dos vencedores das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia. Depois, rumo a Espanha para visitar o Mosteiro de Oia e seguir, finalmente, até Santiago de Compostela.

 

Já em Santiago, e com todos os participantes na posse dos seus bordões de peregrinos, os bispos de Aveiro e da Guarda juntaram-se aos participantes para uma caminhada noturna, abençoada pela chuva, desde o Gran Hotel Los Abetos até à Catedral de Santiago.

 

Na manhã seguinte, e antes do regresso a casa, tiveram lugar as visitas guiadas ao centro histórico de Santiago de Compostela e a missa do peregrino na Catedral, com a emblemática cerimónia do Botafumeiro, o maior incensário da europa.

 

A convite do Escape Livre, a missa na Catedral de Santiago foi presidida pelos bispos da Guarda, Viseu e Aveiro, onde Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, teve oportunidade de fazer a evocação ao apóstolo Santiago em nome de todos os peregrinos da expedição Mercedes-Benz 4MATIC.

 

Para Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Portugal: “Esta foi provavelmente a melhor edição do 4MATIC Experience, uma vez que a caravana de viaturas Mercedes-Benz, com tecnologia 4MATIC, atingiu a capacidade máxima de 50 equipas, oriundas de todos os pontos do país.  Foram 5 dias de convívio e partilha, no seio da Natureza, com experiências enriquecedoras a nível cultural, gastronómico, e de muita aventura fora de estrada por paisagens deslumbrantes entre Portugal e Espanha.”

 

O Clube Escape Livre regressa a Santiago de Compostela no próximo ano, também ele Ano Santo, por decreto especial do Papa Francisco.

&nbsp

Scroll To Top
Posting....