Oliveira de Frades recebeu pela primeira vez uma prova do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4×4, num evento organizado pelo Clube Automóvel de Viseu e com promoção a cargo da Promolafões e da X-Adventure.
No sábado à tarde, os concorrentes foram recebidos para as habituais formalidades pré-corrida, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades que gentilmente cederam o espaço à organização. Quanto à parte competitiva, essa disputou-se na íntegra no domingo, com os participantes a deslocarem-se desde o parque fechado noturno localizado no centro de Oliveira de Frades, e o dia começou com a realização da iniciativa de redução carbónica “Floresta CISET”.
A organização aproveitou da melhor forma o excelente espaço e condições do Aeródromo da Pedra da Broa para oferecer uma pista rápida, mais exigente do que poderia parecer à primeira vista, e com excelentes condições para o público assistir á corrida, ao longo de toda a zona de pista asfaltada do antigo aeródromo.
As condições climatéricas variáveis colocaram desafios adicionais a máquinas e pilotos, adicionando um elemento que modificou o equilíbrio de forças em pista, tornando as rampas de pedra um pouco mais exigentes, sobretudo para os incansáveis navegadores que as subiram muitas vezes.
CLASSE PROMOÇÃO: TEAM BICHOS DO MATO SOMA MAIS UMA VITÓRIA
Começando pela classe Promoção, a equipa ZiggaWorks venceu o prólogo, mas acabou por se ver afastada da luta final, devido a uma lesão do navegador. Cristiano Afonso e Miguel Batista foram então os mais rápidos a concluir a dupla passagem pela pista, sem obstáculos, que compunha este prólogo, sendo cerca de 26 segundos mais rápidos que Luís Silva e Tiago Ramos da equipa Bichos do Mato. Um pouco mais atrás, na terceira posição ficaram Luís Henriques e Ricardo Pimentel, da equipa Batata Motorsport.
A fase inicial da prova de resistência ainda teve na equipa ZiggaWorks um potencial candidato á vitória, porém uma cambalhota numa das rampas, e a lesão do navegador durante o resgate colocaram um ponto final na sua prova, abrindo caminho aos seus principais rivais.
Algumas avarias e a dificuldade acrescida com a chuva, selecionaram os concorrentes, e no final a luta pela vitória decorreu entre o Team Bichos do Mato e a recém-chegada dupla Pedro Marques e André Moreira do Team Paulo Marques. Luís Silva viria a conseguir levar a melhor, tendo realizado 12 voltas á pista enquanto Pedro Marques “apenas” realizou 11. Bruno Sousa e Nuno Silva do Team BS Auto terminaram em terceiro, com 8 voltas, tendo optado por um ritmo sem riscos, que não hipotecasse as suas hipóteses de um bom resultado final.
No final o Team Bichos do Mato foi o grande vencedor da primeira edição do CISET 4×4 Oliveira de Frades na classe Promoção, com o Team Paulo Marques a ser segundo e o Team BS Auto terceiro.
CLASSE SUPER PROTO: TEAM LUCROFUSÃO COM TÍTULO “NAS MÃOS” APÓS NOVA VITÓRIA
No que aos Super Proto diz respeito, o destaque vai para o grande espetáculo que as equipas presentes deram ao público que assistiu á corrida, com um equilíbrio de forças pouco comum, e com quase todas as equipas participantes a demonstrarem um ritmo muito rápido durante grande parte da corrida.
No prólogo, quem venceu foi a dupla da equipa Tabô Team 4×4, composta por Flávio Gomes e Cristiano Fernandes, um claro sinal do seu objetivo: vencer! Rui Rocha e Pedro Campas, do Team RJ69 foram segundos, a meio segundo do primeiro lugar, uma distância muito magra que deixava tudo em aberto para a fase seguinte. Em terceiro, Nuno Santos e Gonçalo Mesquita do Team Ediprova.
Dada a partida para a resistência, a luta foi intensa pelas melhores posições, levando até á bandeira de xadrez a decisão de quem se iria sagrar vencedor.
António Henriques e Miguel Costa do Team Lucrofusão fizeram valer toda a sua experiência e consistência de andamento, confirmando após 22 voltas á pista, a razão pela qual surgiam em Oliveira de Frades como principais candidatos á vitória. Nenhuma outra equipa logrou atingir essa marca, e com 21 voltas classificaram-se Daniel Carapau e Ruben Norberto do team XS5/Lucrofusão na frente de Flávio Gomes e Cristiano Fernandes, do Tabô Team 4×4, segundos e terceiros classificados finais respetivamente.
Nas contas finais, o Team Lucrofusão conquistou a quinta vitória da época, com António Henriques e Miguel Costa a fazerem o pleno de primeiros lugares nas etapas até agora disputadas na edição de 2023 do CISET 4×4.
Na subclasse Super Proto Gasolina o vencedor foi o Tabô Team 4×4 de Flávio Gomes e Cristiano Fernandes, enquanto nos Diesel, e para não fugir á regra, vitória para o Team Lucrofusão de António Henriques e Miguel Costa.
No balanço final, Luís Pirralho afirmou que: “Tivemos á nossa disposição um excelente espaço, que sem grandes complicações permitiu criar um percurso desafiante. As equipas ficaram instaladas numa área asfaltada, bem como o público que também pode usufruir desse espaço e ter uma visão como em poucos lugares se consegue ter sobre a pista. A chuva até veio adicionar um elemento de dificuldade e baralhou um pouco as contas, sobretudo nos Super Proto, pois os motores diesel levam vantagem em pisos escorregadios. Saímos daqui satisfeitos, com duas provas bem disputadas, especialmente nos Super Proto, e agora é hora de nos enxugarmos, limpar a lama e preparar a grande final em Vila Nova de Cerveira.”