Num Shakedown que não representa, na totalidade, as dificuldades que estão para vir nesta edição da Volta à Córsega, 4ª etapa do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), a dupla Kris Meeke/Paul Nagle registou o melhor tempo enquanto que Sébastien Loeb e Daniel Elena garantiram a 7ª posição, confirmando as boas indicações dos C3 WRC no asfalto corso.
Com 5,45 km de extensão, o Shakedown da Volta à Córsega, disputado esta manhã em Sorbo-Ocagnano, apresentou um traçado extremamente sinuoso. Graças à chuva que caiu nos últimos dias na ilha, as curvas apresentaram-se particularmente escorregadias
Nestas condições, o ideal é ser um dos primeiros a sair para a estrada antes que esta vá ficando progressivamente coberta de lama. No entanto, mesmo tendo sido o quarto a entrar para o troço, Kris Meeke assumiu, de imediato, um lugar no topo da tabela, confirmando depois a sua boa forma na sua segunda passagem.
Nono a sair para a estrada, Sébastien Loeb manteve um excelente ritmo em condições já de pouca aderência, tendo, depois, sido o único piloto a melhorar o seu tempo na segunda passagem. Isto é um alerta de que Loeb irá ser um dos pilotos em destaque durante este fim de semana na Córsega, um rali que o francês já venceu por quatro vezes (2005, 2006, 2007 e 2008).
Dado que não se prevê que as condições de piso escorregadio se mantenham durante o resto do rali, as formações do Citroën Total Abu Dhabi WRT decidiram não cumprir mais do que as três passagens regulamentares.
Após a partida simbólica agendada para o final da tarde de hoje, no centro de Bastia, a ação real arranca amanhã, com a difícil Especial La Porta/Valle di Rostina (49,03 km), que já vai exigir bastante de todos os pilotos. Para tornar tudo mais difícil, esta Especial é cumprida de novo durante a tarde…
O QUE ELES DISSERAM…
Kris Meeke
“Foi um Shakedown difícil devido à chuva que caiu ontem e, como a estrada foi ficando cada vez mais enlameada, não fazia sentido efetuarmos mais passagens. Até porque tudo aponta para que o rali não decorra nestas condições de aderência. Mesmo assim, deveremos contar com poças de água nos trajetos florestais de amanhã de manhã. Hoje senti-me bastante bem ao volante do carro, consegui lidar com as condições de aderência e isso foi o mais importante.”
Sébastien Loeb
“Correu tudo como previsto: piso muito escorregadio, com muita lama na estrada, principalmente nas bermas. Por isso, optei por não andar a fundo na primeira passagem, até porque nunca tinha conduzido o C3 WRC em condições de tão baixa aderência. Depois de termos completado a primeira passagem, aumentei o ritmo na segunda e apanhei logo o ‘feeling’ do carro.”
VOLTA À CORSEGA 2018
CLASSIFICAÇÃO DO SHAKEDOWN
- Meeke / Nagle (Citroën C3 WRC) 4’00’’8
- Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) 4’03’’0
- Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 4’03’’8
- Sordo / Del Barrio (Hyundai i20 WRC) 4’04’’3
- Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 4’05’’1
6. Evans / Mills (Ford Fiesta WRC) 4’06’’1
7. Loeb / Elena (Citroën C3 WRC) 4’06’’4
8. Tänak / Jarveoja (Toyota Yaris WRC) 4’08’’5 - Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) 4’08’’5
- Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) 4’08’’6
…