Quarta-feira , Março 20 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Citroen Sport anunciou line up para WRC 2017
Citroen Sport anunciou line up para WRC 2017

Citroen Sport anunciou line up para WRC 2017

Poucos dias após desvendar o concept Citroën C3 WRC no Salão de Paris, a Citroën Racing deu a conhecer a composição das equipas que irão defender as suas cores nas próximas duas temporadas do Campeonato do Mundo FIA de Ralis. Já anteriormente confirmado até 2018, Kris Meeke/Nagle Paul terão como companheiros de equipa as duplas Craig Breen/Scott Martin e Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau. O Xeque Khalid Al Qassimi, Presidente da Abu Dhabi Racing, surgirá acompanhado de Chris Patterson em eventos pontuais em 2017.

Passo a passo, a Citroën Racing continua a construir o seu regresso oficial ao Campeonato do Mundo FIA de Ralis. Desde abril que, o Citroën C3 WRC já efectuou sete sessões de testes de desenvolvimento, em terra como em asfalto, cada vez mais se aproximando da sua versão definitiva.

Até ao próximo dia 16 de outubro, o público que visitar o Salão de Paris poderá ver o concept Citroën C3 WRC, um verdadeiro exercício de estilo que antecipa a nova geração para o Mundial de Ralis, modelo que fará a sua estreia em competição no Rali de Monte Carlo de 2017.

Com o anúncio da composição das suas equipas para as temporadas de 2017 e 2018, a Citroën Racing completa outra etapa, que era esperada ansiosamente pelos observadores do WRC!

Após a confirmação de Kris Meeke e Paul Nagle no final do ano passado, o grupo de efectivos vê-se, agora, complementado por duas duplas, ambas consideradas das esperanças mais seguras do actual plantel do WRC. Surgidos no âmbito dos programas de competição do Grupo PSA e inscritos, na presente temporada, sob a bandeira da equipa Abu Dhabi WRT, Craig Breen Total/Scott Martin e Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau convenceram a Citroën a apostar na juventude.

Esta escolha dá continuidade a uma política de deteção e treino de jovens esperanças. Há mais de 15 anos que a Citroën encontra os maiores pilotos de ralis, como Loeb, Ogier, Sordo, Neuville, Camilli e, claro, Meeke. Breen e Lefebvre têm como destino integrar esta gloriosa linhagem!

No início da próxima temporada, a equipa vai inscrever dois Citroën C3 WRC, um para Kris Meeke e outro, alterndadamente, para Craig Breen e Stéphane Lefebvre. A repartição de provas será anunciada mais tarde, sendo que a Citroën alinhará três equipas sempre que possível. Com efeito, o Conselho Mundial da FIA aprovou, recentemente, a possibilidade dos fabricantes inscreverem três carros, pontuando os dois melhores para o Campeonato do Mundo de Construtores.

Em algumas provas do Mundial de 2017 outro Citroën C3 WRC será também confiado ao Xeque Khalid Al Qassimi, com Chris Patterson como navegador.

Já envolvidos no desenvolvimento do Citroën C3 WRC, Kris Meeke, Craig Breen, Stéphane Lefebvre e o Xeque Khalid Al Qassimi continuarão a realizar testes com vista à homologação da viatura. Em paralelo, eles irão participar nos próximos Rali de Espanha (Meeke, Breen e Al-Qassimi) e Rali de Grã-Bretanha (Meeke, Breen e Lefebvre), a fim de adquirirem mais experiência ao volante dos modelos usados presentemente.

Yves Matton, Direteor da Citroën Racing: «Analisámos vários cenários relativos a escolha das nossas futuras equipas. Confirmado no final do ano passado, Kris Meeke assumiu o papel de líder natural da equipa, ele que disputou o primeiro lugar em cada uma de suas aparições em 2016, saindo vitorioso em Portugal e na Finlândia, também estando envolvido na maioria dos testes de desenvolvimento do nosso Citroën C3 WRC. Juntar duas equipas jovens para se completar o efectivo não foi uma escolha fácil. Mas esta solução original encaixa-se na mentalidade da Citroën. Vendo o que têm feito nesta temporada com a equipa Abu Dhabi Total WRT, acreditamos no potencial de Craig Breen e de Stéphane Lefebvre. Eles têm o talento natural, a motivação e a capacidade de trabalhar para vencer ralis. É mesmo um orgulho elevar esses jovens pilotos aos patamares mais altos, eles que são já muito leais ao Grupo PSA. No início da temporada não teremos outra solução do que confiar-lhes alternadamente o volante do segundo Citroën C3 WRC, mas sempre que possível teremos três equipas à partuda de cada prova. O Xeque Khalid Al-Qassimi é um verdadeiro embaixador dos ralis no Médio Oriente e vamos apoiá-lo a fundo no seu projeto.»

 

 

Scroll To Top