Sábado , Junho 10 2023
ÚLTIMAS
Home / RALI / Clio Rally3 homologado pela FIA
Clio Rally3 homologado pela FIA

Clio Rally3 homologado pela FIA

O novo Renault Clio Rally3 recebeu esta semana a homologação da Federação Internacional de Automobilismo. Apresentado em janeiro após um intenso programa de desenvolvimento de quase 5.000 quilómetros, o primeiro Renault Clio com tração às quatro rodas fez sua primeira aparição em ralis como veículo de segurança no Rallye Terre des Causses, prova inaugural do Campeonato francês de Ralis de Terra.

Alimentado por um motor de 1.3 cm3, 16 válvulas, turbo com 4 cilindros de injeção direta, o Clio Rally3 debita 260 cavalos de potência e um binário de 415 Nm, e em termos de transmissão é dotado de uma caixa de cinco velocidades equipada com um diferencial autoblocante de deslizamento limitado. A sua aerodinâmica, nomeadamente a sua asa traseira, foi desenvolvida pela BWT Alpine F1 Team. O Clio Rally3, quer na versão de terra quer na versão de asfalto custa € 122.000 sem impostos, com matrícula francesa incluída.

Com esta homologação a marca do losango está pronta para fazer as primeiras entregas aos seus clientes que rondam nesta face inicial cerca de quarenta, sendo que já no próximo fim-de-semana serão cinco as unidades que já estarão a partida um pouco por toda a Europa: três estarão entregues a Quentin Ribaud (Fun Meca Sport), Manu Gascou (CHL Sport Auto) e Bastien Bergounhe (PH Sport) no Rally Terre de Castine. Thomas Chauffray participará no Rallye Dieppe Normandie disputado integralmente em pisos de asfalto e no Targa Florio na ilha italiana da Sicília a Motorsport Italia terá uma unidade entregue a Alessandro Casella.

Quanto ao Campeonato de França de Ralis em asfalto, a partir do Rallye d’Antibes – Côte d’Azur a Renault Clio Team será representada pelo piloto oficial da marca Tom Pieri.

Depois do Ford Fiesta Rally3 surgido no início de 2021, o Renault Clio Rally3 passa a ser o segundo carro construído para esta categoria, aguardando-se que a Toyota o possa fazer com o seu GR Yaris em meados de 2024.

Ficha Técnica:

Chassis: Clio RS Line com roll bar multiponto, com nomo coque em aço soldado arqueado.

Motor: dianteiro Renault HR13 4 cilindros, 16 válvulas, 1330 cm3, 260 cv, 415 Nm às 7400. Turbocompressor com falange de 31 mm

Alimentação: Injeção direta com gestão eletrónica da Life Racing. Combustível comercial SP98

Transmissão: Integral, tração às quatro rodas. Caixa de velocidades sequencial Sadev ST4-82 de 5 velocidades. Diferencial dianteiro/traseiro com deslizamento limitado tipo ZF. Embraiagem de duplo disco Sachs.

Suspensão. Pseudo McPherson, amortecedores Bos com ajuste de três vias e batente hidráulico.

Travões: dianteiros de asfalto: Ø 330 x 28 mm e de terra Ø 294 x 28 mm. Pinças PFC de 4 pistões. Traseiros de asfalto/terra: Ø 294 x 28 mm, pinças PFC de 4 pistões. Travão de mão hidráulico.

Jantes: em alumínio, 6×15” (terra) e 7×17” (asfalto).

Pneus Michelin.

Tanque de combustível: FIA FT3 com capacidade para 62 litros.

Peso: em vazio: 1 210 kg.

Video onboard Quentin Ribaud Rallye Terre des Causses 2023

Link: https://www.youtube.com/watch?v=9N4vFJgSwnI

CARLOS DA SILVA

&nbsp

Scroll To Top