Terça-feira , Outubro 26 2021
ÚLTIMAS
Home / RALI / Clio Rally4 homologado
Clio Rally4 homologado

Clio Rally4 homologado

O novo Renault Clio Rally4 recebeu esta quinta-feira, 1 de abril, homologação da FIA. Concluído o seu processo de homologação com o departamento técnico daquela Federação Internacional, o Clio Rally4 pode agora preparar-se para o seu verdadeiro baptismo de fogo nas próximas semanas. O novo carro de rally com tração às duas rodas é o resultado do savoir-faire dos técnicos da marca francesa de Viry-Châtillon e Dieppe que beneficiou igualmente da vasta experiência dos pilotos franceses Stéphane Sarrazin, Bryan Bouffier, Jean-Sébastien Vigion e Manu Guigou no seu desenvolvimento.
Após mais de 5.000 quilómetros e vários meses de testes de desenvolvimento, o Renault Clio Rally4 projetado pelo Departamento de Competição para clientes da Renault, fez sua primeira aparição pública como veículo de segurança no Rally de Monte-Carlo com a dupla francesa Florian Bernardi e Victor Bellotto.
Baseado no Renault Clio RSR Rally5 do qual utiliza a mesma carroçaria, os elementos de segurança que atendem às mais recentes normas FIA, os pedais, a coluna de direção e o sobre chassis, o Clio Rally4 foi pensado para se tornar a nova referência na sua categoria. Para conseguir isso, a Renault deu especial atenção a todos os aspetos do desempenho. O motor TCe de 16 válvulas de 4 cilindros e 1330 cc foi amplamente retrabalhado com o desenvolvimento de um novo turbo, novos pistões, novo comando de válvulas e novas bielas.
Acoplado a uma caixa de velocidades da SADEV, o bloco também recebeu atenção específica quanto à sua faixa de torque e potência, ao mesmo tempo em que já havia antecipado a futura introdução de um restritor nas regulamentações técnicas FIA Rally4. Outros componentes mecânicos também têm sido foco de fiabilidade e desempenho. O Clio Rally4 possui travões PFC e amortecedores ajustáveis com suspensão BOS, que estão na vanguarda da tecnologia.
O Clio Rally4 será promovido por equipas privadas e simultaneamente serão formadas sinergias com os vários Troféus Clio em Campeonatos nacionais e regionais disputados em tudo o mundo, sendo que os melhores pilotos juniores nestas competições terão um programa oficial com o Clio Rally4 na próxima temporada.
Benoît Nogier, Diretor Comercial de Veículos de Competição Cliente da Renault: “Esta homologação recompensa o incrível trabalho que as nossas equipas colocaram no design e desenvolvimento do Clio Rally4. Estamos muito orgulhosos do nosso mais recente produto. Este carro foi projetado sem o comprometer em termos de desempenho, segurança e diversão em todas as superfícies. O Clio Rally4 tem um objetivo: tornar-se a nova referência em sua classe. Clio Rally4 atende perfeitamente às especificações que estabelecemos para nós mesmos, como foi confirmado nas difíceis especiais de Monte Carlo. O nosso próximo passo são as primeiras entregas para os nossos clientes, e a sua estreia competitiva nesta primavera. Já estamos trabalhando em alguns projetos muito interessantes que mal podemos esperar para vos revelar! “
Especificações do Renault Clio Rally4
Chassis Base:
. Linha Clio RS
. Estrutura: Monocoque de aço soldado
. Eixo dianteiro: Pseudo McPherson
. Eixo traseiro: eixo H
. Suspensão: Suspensão Bos, amortecedor ajustável de três vias e batente hidráulico
Motor:
. Tipo: 1.3 TCe Renault – 4 cilindros – 16 válvulas
. Turbocompressor: Borg Warner – restritor de 30 mm
. Refrigeração: derivado de produção
. Alimentação: injeção direta
. Potência: 215 cv
. Binário: 350Nm
. Rotação máxima: 6.500 rpm
. Gestão Eletrónica: Life Racing
. Depósito de combustível: padrão SP98
. Célula de combustível FT3 homologada pela FIA
. Peso (vazio): 1.080 kg
Transmissão:
. Sadev sequencial de 5 velocidades + marcha atrás
. Diferencial de deslizamento limitado tipo ZF
. Embraiagem Sachs
Rodas/Jantes:
. Dimensões: 6×15 (terra), 7×17 (asfalto)
. Pneus: Michelin
Travões:
. Dianteiros (asfalto): pinça PFC e disco – 330 mm x 28 mm
. Dianteiros (terra): pinça PFC e disco – 294 mm x 28 mm
. Traseiros: PFC – pinça PFC, disco – 260 mm x 8 mm
. Travão de mão hidráulico
Vídeo: Green light for Clio Rally4! https://www.youtube.com/watch?v=yb69Zn8OiIw
CARLOS DA SILVA
Photo Credits @ Copyrights Bastien Roux / DPPI

&nbsp

Scroll To Top
Posting....