Terça-feira , Fevereiro 19 2019
ÚLTIMAS
Home / BREVES / Clube Escape Livre com novidades
Clube Escape Livre com novidades

Clube Escape Livre com novidades

 

O Clube Escape Livre volta a inovar e a realizar novos eventos em 2019. No seguimento do grande crescimento de três anos anteriores, em número e género de actividades, no próximo ano a aposta vai ser na região da Guarda, com a realização de uma prova inédita na capital de distrito, a integração da prova de Slalom de Castelo Rodrigo no Campeonato de Portugal de Perícias e a manutenção no Campeonato de Portugal de Drift e da Taça Internacional de Drift  de Pinhel. Reforça a aposta na competição, sem nunca descurar a qualidade e diversidade dos passeios todo terreno.

O clube da Guarda apresentou ontem o seu calendário para 2019, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, na presença de vários e importantes responsáveis, entidades e parceiros empresariais, prevendo a realização de 16 actividades, das quais nove de todo terreno e quatro de cariz desportivo ou competitivo.

Em termos de novidades, o destaque vai para dois eventos a realizar na região da Guarda: De 21 a 23 de Junho, o Classic Cars Tour marca a presença dos carros clássicos nas estradas da Beira Interior, num evento que agrega o apoio de vários concelhos, iniciando-se no Fundão, seguindo para Penamacor, Manteigas e Belmonte, e terminando na Guarda. O segundo grande destaque é para o Guarda Racing Days, uma prova desportiva com organização da Câmara Municipal da Guarda e do Clube Escape Livre, a decorrer na encosta norte da cidade da Guarda, multifacetada em termos de viaturas, e de espectáculo garantido. A prova decorrerá nos dias 13 e 14 de Julho e promete ser um bom cartaz turístico em pleno Verão.

O Clube Escape Livre abre o seu calendário, como habitualmente, com a festa de homenagem aos pilotos da Guarda, marcada para o Teatro Municipal da Guarda, a 16 de Fevereiro. A 21ª edição da Gala SPAL / A nossa selecção de pilotos inclui um espectáculo de humor aberto ao público.

De 22 a 24 de Março, também seguindo a tradição, o Raid do Bucho e Outros Sabores inaugura o calendário TT do ano. Este ano, o evento está de parabéns pela décima edição a atrair os aventureiros do fora de estrada ao distrito e à gastronomia beirã e raiana da Freineda.

Em Abril, além da atribuição de mais um Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques a uma IPSS, no âmbito do 6º aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, uma caravana de aventureiros atravessa o Mediterrâneo para o 3º Off Road Bridgestone First Stop Marrocos. A aventura decorre de 25 de Abril a 5 de Maio, dando a conhecer um Reino de Marrocos menos turístico e mais tradicional e cultural.

Em Maio, para assinalar a comemoração dos 50 anos do concessionário Matos & Prata, o seu núcleo de clientes proprietários de SUV tem oportunidade de conhecer alguns recantos da serra da Estrela no 4º Matos & Prata – Evento X, um passeio que acontece no dia 11, com início e términus na mais recente delegação da concessão, situada em Tortosendo, Covilhã. No dia 25 realiza-se o Off Road Razão Automóvel, a decorrer entre Sesimbra e Setúbal.

Em Junho, são três as actividades previstas. O sucesso da família Dacia mais aventureira leva à realização da 8ª Aventura Dacia 4×2, que de 8 a 10 de Junho viaja até ao Alentejo para dar a conhecer as suas planícies, história e gastronomia. O Classic Cars Tour decorre por asfalto, com viaturas de clássicas e históricas até ao ano de 1989, sendo esperados concorrentes de norte a sul do país e inclusive de Espanha, França e Inglaterra. O Rali Bridgestone First Stop Guarda 2019, de 28 a 30 de Junho, repete a tradição de reunir, na cidade mais alta, os profissionais do mundo automóvel, num programa descontraído que decorre entre a Guarda e Trancoso, composto pela descoberta turística e prova de competição.

O dia 1 de Julho é assinalado, como habitualmente, pelas comemorações do aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050. Após a prova do Guarda Racing Days, em meados do mês, é altura, a 20 e 21 de Julho, do 21º Slalom Sprint de Castelo Rodrigo integrar o recém-criado Campeonato de Portugal de Perícias.

A velocidade regressa também a Pinhel nos dias 24 e 25 de Agosto, com duplo espectáculo de Drift e os melhores pilotos da modalidade: Pelo segundo ano, a prova integra o Campeonato de Portugal de Drift e repete também a atribuição da Taça Internacional de Drift, com pilotos de Portugal, Espanha e França.

Em Setembro, de 20 a 22, os SUV Audi realizam um passeio exclusivo, o Audi Off Road Experience, tendo como centro de operações o Agua Hotels de Mondim de Basto e como palco as montanhas e trilhos do norte do país.

Em Outubro, são dois os eventos. De 11 a 13, os sócios do Clube Escape Livre e do ACP realizam o seu XVI Off Road Bridgestone ACP, este ano tendo como desafios as planícies alentejanas e os corta-fogos da serra d’Ossa. De 25 a27 de Outubro, o 8º Mercedes-Benz 4MATIC Experience tem como destino a região da Estremadura e como tema central as ondas da Nazaré, já surfadas por Garrett McNamara, o embaixador da marca alemã.

O calendário encerra em Novembro, com o 3º Raid TT Vinhos da Beira Interior, um evento aberto a todas as marcas e modelos 4×4 e SUV 4×4, com cada vez mais adeptos, que dá a conhecer os néctares e sabores de Pinhel e da Beira Interior, nomeadamente através da visita à Feira Beira Interior – Vinhos e Sabores.

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “É com grande satisfação que prevemos mais um ano de muito trabalho, muito empenho e sobretudo de grande contentamento para aqueles que saem de casa e ousam descobrir novas regiões, participar nos vários tipos de eventos ou simplesmente assistir a momentos emocionantes do desporto motorizado. O Clube Escape Livre é hoje uma marca reconhecida, de qualidade, graças não apenas a esta dedicação como também ao apoio imprescindível dos nossos parceiros. E sei que também eles vêem os nossos eventos com orgulho e como uma mais-valia para os seus territórios. Em 2019 não vamos desiludir.

Os programas, fotos, informação detalhada e fichas de inscrição de cada evento estão disponíveis em www.escapelivre.com.

 

CALENDÁRIO DE ACTIVIDADES 2019

 

16 de Fevereiro

21ª Gala SPAL – A nossa selecção de pilotos

Festa de homenagem aos pilotos do distrito da Guarda que se destacaram nas diversas modalidades do desporto motorizado ao longo do ano anterior, onde também é feito o reconhecimento de algumas personalidades. A Gala volta a realizar-se no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, acompanhado de um espectáculo de humor e ironia, aberto à comunidade em geral.

 

22 a 24 de Março

10º Raid do Bucho e Outros Sabores

O mais gastronómico dos passeios do Clube Escape Livre está de parabéns. Em 2019 assinala dez anos de aventuras a privilegiar o distrito da Guarda. Nesta edição, um novo percurso revela extraordinárias paisagens beirãs. O programa tem como centro de operações o Hotel Vanguarda e inclui uma etapa entre a Guarda e S. Pedro do Rio Seco, além do almoço que integra o Concurso de Provas do Bucho Raiano. O Domingo cumpre a tradição de rumar à aldeia de Freineda, para a recriação histórica das invasões francesas, junto ao antigo quartel-general de Lord Wellington, e o almoço e Festa do Bucho e de outros sabores raianos.

 

25 de Abril a 5 de Maio

3º Off Road Bridgestone First Stop Marrocos

A terceira edição da maior expedição do Clube Escape Livre ao Reino de Marrocos tem a Mercedes-Benz Classe X como carro oficial e é aberta a todas as marcas e modelos 4×4. O programa privilegia visitas ou passagem em Tânger, Chefchaonuen, aldeias típicas, com a sua gastronomia e cultura, a Floresta de Cedros com os seus macacos, na região de Azrou, e Marrakech, entre outros pontos. Destaque ainda para os desafios TT no Médio e Alto Atlas (a mais de 3000 metros de altitude), nas gargantas do Dadés e do Todra, no deserto do Sahara, com jantar e acampamento, e o percurso ao longo do rio Draa, o maior de Marrocos. Uma aventura que poderá ser repetida em 2020.

 

28 de Abril

Entrega do Prémio Solidário TBM

No Dia Mundial do Sorriso e pelo sexto ano, o Clube Escape Livre atribui novamente um prémio solidário no valor de mil euros a uma IPSS do concelho da Guarda. Pelo terceiro ano consecutivo, este prémio tem a denominação e o patrocínio da empresa Transportes Bernardo Marques. A acção constitui-se como o primeiro dos dois momentos que marcam o aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050.

 

11 de Maio

4º Matos & Prata Evento X

Pela quarta vez, e no ano em que assinala o seu 50º aniversário, o concessionário da BMW Matos & Prata reúne os seus clientes e amigos num novo evento organizado pelo Clube Escape Livre, desta vez dando a descobrir novos trilhos na serra da Estrela, por diferentes encostas. Com partida nas mais recentes instalações da concessão, em Tortosendo, a caravana de SUV visita o Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos, a queda de água do Poço do Inferno, a nascente do rio Mondego, o Museu do Pão em Seia, onde decorre também o almoço, e a passagem no parque de aerogeradores da Vide, antes do regresso a Tortosendo.

 

25 de Maio

Off Road Razão Automóvel

O Off Road Razão Automóvel é o primeiro passeio todo terreno para todos os que acompanham a Razão Automóvel. O primeiro Off Road Razão Automóvel decorre entre os concelhos de Sesimbra e Setúbal, com a Serra da Arrábida como pano de fundo, e pretende reunir leitores, seguidores e demais aventureiros com viaturas 4×2 e 4×4 num dia de descoberta paisagística que ficará para a memória. O passeio terá início e fim na Quinta do Perú – Casa do Pinheiro Manso e privilegia as visitas ao Santuário Nossa Senhora do Cabo e à Quinta da Bacalhôa. O almoço no Clube Naval de Sesimbra, com vista sobre a marina será mais um dos bons momentos de convívio entre entusiastas e a equipa que diariamente coloca online todas as notícias da Razão Automóvel. As diversas experiências fora de estrada irão culminar num fabuloso sunset ao som de um Dj. Depois de um ano de parceria, a Razão Automóvel rendeu-se aos eventos do Clube Escape Livre e tem o seu primeiro evento destinado à interação entre a equipa e os seus leitores.

 

8 a 10 de Junho

8ª Aventura Dacia 4×2

A família de aventureiros Dacia continua a crescer e a descobrir as capacidades dos seus SUV. Destinada aos modelos Duster 4×2 e 4×4 e ao Sandero Stepway, a oitava edição viaja até ao Alentejo. A partir do Évora Hotel, unidade de 4 estrelas, as planícies, as paisagens, a cultura e a gastronomia alentejanas serão irresistíveis. No programa está a visita ao centro histórico de Évora, ao Museu do Barro, no Redondo, Reguengos de Monsaraz e aos seus reconhecidos vinhos, e Vila Viçosa, entre outros.

 

21 a 23 de Junho

Classic Cars Tour

A presença de carros clássicos nas estradas da região pela mão do Clube Escape Livre continua em 2019, com a primeira edição do Classic Cars Tour. Fundão e Guarda são as cidades do início e fim do evento, a que se juntam passagens e visitas em Penamacor, Belmonte e Manteigas. O Museo de Historia de Automocion de Salamanca é parceiro do Clube e participará com cerca de uma dezena de viaturas clássicas espanholas.

 

28 a 30 de Junho

Rali Bridgestone First Stop Guarda 2019

O Rali da Guarda volta a realizar-se no Verão e dá a conhecer a região aos representantes e jornalistas ligados ao sector automóvel, desde pilotos e antigos pilotos, representantes das marcas automóveis, jornalistas e outros convidados. Em 2019, a descoberta turística contempla os concelhos da Guarda e Trancoso.

 

 

1 de Julho

6º Aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050

No dia 1 de Julho é assinalado mais um aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050. O programa integra diversos momentos, desde uma conferência, a plantação de uma árvore na Encosta do Tempo, o lançamento de uma nova chávena SPAL de colecção e outras possíveis acções a organizar pelos responsáveis do projecto: Escape Livre, Instituto Politécnico da Guarda e Rádio Altitude, que têm como parceiros o Município da Guarda, a Freguesia da Guarda, a SPAL, a Roamer e a Transportes Bernardo Marques.

 

13 e 14 de Julho

Guarda Racing Days

A Câmara Municipal da Guarda, em colaboração com o Clube Escape Livre, organiza uma prova desportiva reservada a viaturas ligeiras, denominada Guarda Racing Days. Nesta prova são admitidas todas as viaturas ligeiras, divididas por categorias de ralis, todo-o-terreno (regulamento técnico do todo-o-terreno) e Off-Road (regulamento técnico de Ralicross /Kartcross/ Super Buggy).

 

20 e 21 de Julho

XXI Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

O Slalom de Castelo Rodrigo, organizada pelo Clube Escape Livre com a colaboração do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, volta a afirmar-se com os melhores pilotos e carros em Figueira, onde se espera também a habitual motivação do público. Uma vez mais, a prova terá o formato de duas modalidades, o sprint e o slalom, de forma a oferecer um grande espectáculo, e integra o recém criado Campeonato de Portugal de Perícias.

 

24 e 25 de Agosto

Drift de Pinhel / Campeonato de Portugal

A cidade de Pinhel recebe a quarta edição do Drift de Pinhel, com os carros mais vistosos e potentes da modalidade. Pelo segundo ano, Pinhel integra o calendário do Campeonato de Portugal de Drift e realiza a Taça Internacional de Drift, que recebe pilotos portugueses, espanhóis e franceses a proporcionar mais um espectáculo de adrenalina, velocidade e manobras ao volante.

 

20 a 22 de Setembro

Audi Off Road Experience 2019

Os SUV Audi saem do asfalto e aventuram-se num dos grandes destinos paisagísticos do país, a região Norte. A partir do Água Hotels de Mondim de Basto, o programa inclui um percurso noturno pelo Monte Farinha e Santuário da Sra. da Graça, visita ao centro histórico de Amarante, Castelo de Arnóia e passagem nos troços de Fafe do Rali de Portugal, incluindo o famoso salto da Lameirinha. No domingo, a adrenalina e a contemplação estão em alta, com a visita às Fisgas de Ermelo, passagem na Serra do Marão e chegada a Lamego, marcada pelo panorama e sabores do Restaurante Paraíso Douro.

 

11 a 13 de Outubro

XVI Off Road Bridgestone ACP

Destinado a todos as marcas e modelos 4×4, este encontro de sócios do Clube Escape Livre e Automóvel Club de Portugal incide sobre os trilhos e paisagens alentejanas, com destaque para os corta fogos da serra d’Ossa, onde os participantes enfrentam alguns desafios e dificuldades interessantes. A partir do Marmoris Hotel, em Vila Viçosa, que disponibiliza os seus serviços de SPA, o programa contempla os centros históricos de Vila Viçosa, Museu do Barro no Redondo, Adega da Herdade do Esporão e a aldeia e castelo de Monsaraz, com um panorama único. A pedreira de mármore d’El Rei está reservada para o desafio final!

 

25 a 27 de Outubro

8.º Mercedes-Benz 4MATIC Experience

A vila da Nazaré e o excelente Hotel Miramar Sul são o centro de mais um grande encontro dos Mercedes-Benz com tecnologia 4MATIC, num evento que coincide com o período de abertura

de ondas gigantes já surfadas por Garrett McNamara, embaixador da marca alemã. Além das grandes paisagens sobre o mar e dos trilhos do Oeste, a caravana visita e conhece importante e variado património histórico e arquitetónico e tem encontro marcado com as ondas e os seus protagonistas a partir do Mercedes-Benz Lounge & Garage, no Porto de Abrigo da Nazaré.

 

15 a 17 de Novembro

3º Raid TT Vinhos Beira Interior

São já três edições, mas Pinhel não se esgota em trilhos e em atrativos, desde logo nos seus vinhos, altamente premiados. Com novo percurso e novos motivos de descoberta, os participantes poderão visitar a Feira Beira Interior – Vinhos e Sabores e provar alguns dos seus melhores néctares, ou conhecer muitos dos produtos endógenos em que o concelho é rico. O passeio é aberto a todas as marcas e modelos 4×4 e SUV 4×4 e o alojamento é feito nas melhores unidades de turismo do concelho.

 

 

Scroll To Top