Terça-feira , Maio 17 2022
ÚLTIMAS
Home / BREVES / Como vai ser 2022
Como vai ser 2022

Como vai ser 2022

Nome – 12º Raid do Bucho e Outros Sabores

Data – 18 a 20 de março

Localidade – Guarda – Fundão – Freineda

Tipo de Evento – Passeio Todo Terreno Turístico

A Festa do Bucho, na aldeia da Freineda é, inquestionavelmente, uma das mais emblemáticas do interior de Portugal. Tradição que finca pé ao avanço do tempo e que nos permite recordar outros tempos e outros sabores. Mais um ano, mais um Raid do Bucho. E desta vez com a lendária Jeep a ser a marca oficial 4X4, a Bardahl a apoiar com a excelência dos seus lubrificantes e a Terra Prima a ser parceira para compensarmos as emissões de carbono.

Pela 12ª vez, aventureiros de norte a sul do país, juntam-se numa caravana de veículos 4×4 e SUV 4×4 que, no domingo, irá partir da Guarda até à Freineda onde, este ano, voltaremos a ter a recriação histórica no Largo Wellington. Antes, no sábado, uma etapa totalmente nova vai atravessar a serra da Estrela até ao Fundão, onde terá lugar o almoço no restaurante Alambique de Ouro. À tarde, o percurso por fora de estrada conduz até Belmonte, antes do regresso à Guarda.

Nome – Termas Centro Classic Cars

Data – 1 a 3 abril

Localidade – Centro de Portugal

Tipo de Evento – Passeio de Automóveis Clássicos e Desportivos

Durante três dias de convívio, passeio e descobertas, não vão faltar oportunidades para ficar a conhecer as principais atrações turísticas e culturais do centro de Portugal com destaque para as Termas de S. Pedro do Sul, Termas do Carvalhal, Termas de Alcafache, Caldas da Felgueira e Termas da Curia. Pelo caminho, estradas que nos revelam as magníficas paisagens do interior do país e, como aliás não poderia deixar de ser, saborear a vasta gastronomia beirã!

As Termas do Centro são sempre um parceiro retemperador todo o ano.

4º Off Road Bridgestone / First Stop Marrocos

Data – 23 de abril a 01 de maio

Localidade – Tanger – Marraquexe – Casablanca

Tipo de Evento – Passeio Todo Terreno Turístico

A maior e mais exótica expedição do continente africano acontece ao longo de uma semana por fora de estrada e leva 20 equipas, além da organização, a Marrocos. Aberta a todas as marcas e modelos 4×4. Pelo quarto ano, a adrenalina, o exotismo, a cultura e as paisagens de um reino do outro lado do Mediterrâneo estão ao alcance numas miniférias de aventura, onde não falta o contacto com as populações locais e com o seu artesanato.

O programa do Off Road Bridgestone / First Stop Marrocos incide em alguns dos pontos mais tradicionais e menos turísticos de Marrocos, mas o alojamento em unidades de quatro e cinco estrelas garante o merecido descanso em segurança.

Com um primeiro dia dedicado a viagens entre Lisboa, Tarifa, travessia do Mediterrâneo e chegada a Tanger, é no domingo que se inicia propriamente a aventura, com a viagem até Fez e visita à Medina. As dunas do eng Chebi, a agitação de Marraquexe e a visita a El Jaddida, antigo Mazagão, são alguns dos pontos altos.

Nome – Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques

Data – 28 de abril

Localidade – Guarda

Tipo de Evento – Cerimónia

Sorrir é uma das mais belas coisas da vida. Mas, ainda assim, há muito trabalho para fazer para que todas as pessoas possam encontrar razões para sorrir. O Escape Livre, desde sempre centrado em contribuir para o desenvolvimento da nossa região, continua motivado para continuar a ser uma ajuda para que cada vez mais pessoas do concelho da Guarda tenham motivos para esboçar o seu sorriso.

Assim, pela nona vez, entregamos o Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques, no valor de 1000€, a uma IPSS do concelho da Guarda, que iremos divulgar precisamente no dia 28 de abril, Dia Mundial do Sorriso.

O Prémio Solidário TBM, conta, pelo sexto ano consecutivo, com o forte apoio e patrocínio da empresa Transportes Bernardo Marques. É uma parceria que muito orgulha o Clube Escape Livre. Sabemos que temos com a TBM uma partilha dos valores de solidariedade que nos pautam e pela vontade de ser uma força de transporte de mudança para toda a região.

Este Prémio Solidário é parte integrante do projeto Cápsula do Tempo – Guarda 2050, e marca o primeiro de dois momentos de celebrações do aniversário desta iniciativa Escape Livre em parceria com o IPG – Instituto Politécnico da Guarda e a Rádio Altitude, a estação emissora que continua a emitir o Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal.

Nome – 11ª Aventura Dacia

Data – 6 a 8 de maio

Localidade – Trancoso – Mêda – Foz Côa – Sernancelhe

Tipo de Evento – Passeio Todo Terreno

Dos vinhos e vinhas às gravuras rupestres, da natureza à arquitetura e ao Museu do Côa, ao Santuário da Sra. Da Lapa, em plenas Terras do Demo, imortalizadas por Aquilino Ribeiro, o passeio parte do Hotel Turismo de Trancoso e segue por trilhos à beira-rio com muita história, e pré-história, para visitar! Ou não estivéssemos numa das regiões mais ricas do país.

A viagem até Sernancelhe promete ainda mostrar um lado diferente da região, paisagens que revelam autênticos monumentos graníticos enquanto percorremos belíssimos caminhos fora de estrada até chegar à Terra da Castanha, epíteto ganho pela qualidade do sabor do fruto que enche as casas dos lavradores e parte da saborosa gastronomia local.

Nome – She’s Mercedes Off Road Experience

Data – 27 a 29 de maio

Localidade – Nazaré – Lisboa

Tipo de Evento – Passeio Todo Terreno

É a 6ª edição deste passeio exclusivo para as condutoras Mercedes-Benz que apreciam a descoberta, o convívio e a experiência fora de estrada.

Desde a primeira edição em 2017 na Companhia das Lezírias e até à de 2021 na Serra da Estrela que o número de equipas não tem parado de crescer e o 6º aniversário deste evento único em Portugal promete superar todos os números.

A partir da Nazaré, do Mercedes-Benz EQ Lounge, os caminhos fora de estrada vão seguir ao longo da costa muito perto do Oceano Atlântico e desafios e surpresas não vão faltar.

No domingo será ocasião de descobrir o novo Mercedes-Benz Oceanic Lounge em Lisboa e partir para as águas do Tejo…

Nome – Classic Cars Tour

Data – 3 a 5 de junho

Localidade – Guarda – Trancoso – Mêda – Foz de Côa – Figueira de Castelo Rodrigo  – Pinhel

Tipo de Evento – Passeio de Automóveis Clássicos e Desportivos

O Classic Cars Tour integra duas vertentes no mesmo fim de semana. Por um lado, a componente desportiva, através da prova de Regularidade Histórica, onde pilotos e navegadores terão de manter médias horárias pré-establecidas enquanto seguem o percurso da prova. Por outro, a componente de passeio turístico, com muito para visitar nos locais por onde passa a caravana.

Entre etapas, oportunidade para visitar a região, desvendar os seus segredos e provar a sua magnífica gastronomia.

O Classic Cars Tour está rapidamente a tornar-se num clássico dos eventos do género no nosso país. Prova disso é a presença de automóveis únicos e, sobretudo, de verdadeiros apaixonados e entusiastas destas máquinas que não deixam ninguém indiferente à sua passagem.

Novidade este ano é a atribuição do Troféu João Queirós.

O Escape Livre Homenageia assim um piloto, desaparecido demasiado cedo,

natural da Guarda, grande entusiasta das provas de regularidade e um bom amigo do Clube.

Nome – Off Road Caminho de Salomão

Data – 15 a 19 de junho

Localidade – Belém – Castelo Novo – Belmonte – Sortelha – Guarda – Cidadelhe – Castelo Rodrigo

Tipo de Evento – Passeio Todo Terreno Turístico

Existiu, no século XVI, um elefante que caminhou de Lisboa a Viena, para ser oferecido pelo Rei de Portugal, D. João III, ao seu primo, Maximiliano II, Arquiduque da Áustria. A estória conta-se no livro “A Viagem do Elefante” de José Saramago! Em 2022, o Clube Escape Livre vai recriá-la num passeio de todo terreno turístico, cultural e de lazer.

Em parceria com o projeto Viagem do Elefante – Rota Turística Literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa. Este novo passeio liga Belém a Castelo Rodrigo, passando por Constância, Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Guarda e Cidadelhe, os locais imaginados por José Saramago.

A marca automóvel oficial do Off Road Caminho de Salomão é a Suzuki com o seu modelo Vitara. Ideal para, com as suas capacidades de conforto e todo-o-terreno, enfrentar com segurança e tranquilidade as centenas de quilómetros por fora de estrada, como já aconteceu ao longo dos reconhecimentos efetuados para estabelecer o percurso.

Nome – 9º Aniversário Cápsula do Tempo – Guarda 2050

Data – 1 de julho

Localidade – Guarda

Tipo de Evento – Conferência

A Cápsula do Tempo – Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, que ainda hoje continua a ser emitido na Rádio Altitude da Guarda.

A cápsula foi enterrada no dia 1 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região.

A sua abertura deverá acontecer a 1 de julho de 2050, sendo reveladas nessa data os objetos e as previsões de todas as personalidades nela guardadas. Até lá, é objetivo do projeto assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região.

Nome – Guarda Racing Days

Data – 2 e 3 de julho

Localidade – Guarda

Tipo de Evento – Competição

A Câmara Municipal da Guarda, em colaboração com o Clube Escape Livre, organiza mais uma edição do Guarda Racing Days. Uma prova que oferece sempre um grande espetáculo desportivo e põe a cidade em alvoroço com a chegada de máquinas e pilotos à pista urbana.

Com garantia da presença dos melhores pilotos nacionais e regionais, o Guarda Racing Days vai certamente oferecer dois dias bem animados a todas as pessoas presentes naquele que é o evento mais veloz da cidade mais alta de Portugal Continental.

A fórmula mantém-se e na encosta por detrás do renovado Hotel Vanguarda estará novamente a pista de traçado misto, composto 60% em asfalto e 40% em terra batida, cheio de pontos de interesse. Os pilotos vão encontrar curvas desafiantes, zonas de travagem forte, subidas e descidas vertiginosas, troços de asfalto que permitem rápidas acelerações e o habitual e espetacular salto!

A prova será mais uma vez decidida ao segundo nas quatro categorias: ralis, todo terreno, Off Road e SSV. Uma vez encontrados os vencedores de cada categoria, os pilotos passam a uma competição inter-categorias até à vitória final.

Nome – XXIII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo e 3ª Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo

Data – 23 e 24 de julho

Localidade – Figueira de Castelo Rodrigo

Tipo de Evento – Competição

A prova rainha do Campeonato de Portugal de Perícias está de volta! O Slalom de Castelo Rodrigo promete voltar a acelerar emoções dos amantes da velocidade, do desporto automóvel e desta incrível modalidade.

Organizado pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo em conjunto com o Clube Escape Livre, o Slalom de Castelo Rodrigo, volta a afirmar-se com os melhores pilotos e carros, onde se espera com muito entusiasmo o regresso da habitual paixão do público.

Este fim de semana desportivo volta a integrar duas provas do Campeonato de Portugal de Perícias, com novos percursos, muita velocidade e algumas acrobacias.

Desde as primeiras edições do Slalom Sprint de Castelo Rodrigo que a adesão, o interesse e a efusividade do público levaram a que fosse considerada a prova rainha das competições oficiais. Ano após ano, a presença assídua dos melhores pilotos do país reforçou esse estatuto nesta que já é a 23ª edição da prova.

Nome – Drift de Pinhel

Data – 20 e 21 de agosto

Localidade – Pinhel

Tipo de Evento – Competição

Já não há dúvidas de que Pinhel é a capital nacional de Drift! E a sexta edição do Drift de Pinhel vai certamente comprovar isso mesmo. Presentes estarão pilotos portugueses, espanhóis, franceses e suíços que, ao volante das máquinas mais potentes da modalidade, vão proporcionar novo espetáculo de adrenalina, velocidade e manobras ao volante.

A Cidade Falcão é palco habitual de Drift desde 2016, ano em que o Clube Escape Livre organizou a primeira Taça de Portugal de Drift, aceitando o desafio da Câmara Municipal de Pinhel em trazer para a cidade um evento automóvel diferenciador que atraísse pilotos e entusiastas até à cidade.

Após três anos, a cidade de Pinhel já foi distinguida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), destacando todo o trabalho do município em prol do desporto automóvel.

Mas este ano também com a Taça Intercontinental, com a presença do piloto brasileiro Bruno Bar, um exclusivo de Pinhel e deste fim de semana.

A organização vai, uma vez mais, entregar o troféu Daniel Saraiva, homenageando e recordando o piloto de Drift da região desaparecido prematuramente.

XIX Off Road Bridgestone / First Stop Caminho de Santiago

Data – 30 de setembro a 04 de outubro

Localidade: Trancoso a Santiago de Compostela

Tipo de Evento – Passeio Todo Terreno Turístico

A Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela mantém-se aberta aos peregrinos, neste ano de 2022, novamente ano Santo por decreto papal. Percorrer o Caminho de Santiago, visitar a Catedral e poder entrar pela Porta Santa é aventura mais marcante do Escape Livre. Este ano, numa expedição aberta a todos os veículos 4×4 e SUV 4×4.

Esta aventura de cinco dias, percorrendo o Caminho Português de Santiago, conta com um programa recheado de visitas ao património religioso e histórico e paisagens de cortar a respiração a caminho de Compostela. Entre Trancoso e Santiago, são vários trilhos e muitos os desafios a percorrer pela caravana num caminho que se pretende de reflexão e contemplação.

Cada etapa do caminho é intercalada com visitas a monumentos representativos da fé e da história. Todos pontos obrigatórios dos peregrinos ao longo dos séculos, como a subida à Capela de Santo Estêvão e Nª Sª ao Pé da Cruz, as visitas ao Santuário de Nª Sª da Lapa e Mosteiro de Tarouca, Santuário de S. Bento da Porta Aberta e de Nossa Senhora da Abadia, Mosteiro de Tibães e Mosteiro de São João de Arga.

Do outro lado da fronteira o cenário repete-se, até a chegada a Santiago. Aqui tem lugar a ansiada visita ao interior da Catedral, entrando pela Porta Santa, que inclui a missa e cerimónia do Botafumeiro.

Nome Mercedes-Benz 4MATIC Experience

Data – 21 a 23 de outubro

Localidade – Costa Vicentina e Lisboa

Tipo de evento – Passeio Todo Terreno

Há 10 anos que o Mercedes-Benz 4MATIC Experience permite uma experiência diversificada aos proprietários da marca da estrela com sistema 4MATIC.

Do Alentejo ao Minho, da Beira Litoral à Beira Alta o Mercedes-Benz 4MATIC Experience tem percorrido Portugal e permitido a descoberta da história, paisagem e gastronomia das regiões por onde passa num convívio extraordinário de proprietários Mercedes-Benz e em experiências offroad únicas.

Este ano o passeio vai começar na Costa Vicentina e avança até a Capital. Entre estradões e trilhos mais sinuosos, a surpresa de percursos em zonas de areia. No domingo chegada ao Mercedes-Benz Oceanic Lounge e de seguida abraçar as águas do rio Tejo.

Nome – 6º Raid TT Vinhos Beira Interior

Data – 18 a 20 de novembro

Localidade – Pinhel

Tipo de Evento – Passeio Todo Terreno

A fechar o calendário de 2022 está, uma vez mais, o Raid TT Vinhos da Beira Interior, com base na grande feira de vinhos da região, que a cidade de Pinhel acolhe todos os anos.

Com este Raid TT Vinhos Beira Interior, ergue-se o copo a todos os participantes e apresenta-se um novo percurso de paisagens magníficas, que os leva a visitar e a descobrir mais uma parte do vastíssimo património cultural, histórico e gastronómico da Beira Interior.

Uma vez mais, são as melhores unidades hoteleiras de turismo da Cidade Falcão que tão bem acolhem a comitiva de veículos 4×4 e SUV 4×4 de todas as marcas, num fim de semana de grande convívio e muita aventura.

A prova dos melhores néctares da Beira Interior, em conjunto com a presença dos melhores especialistas e produtores de vinho da região, não vai faltar. Aliadas, como sempre, com visitas muito interessantes a alguns produtores. É mais uma oportunidade imperdível para descobrir novos sabores e completar a garrafeira lá de casa. E conhecer a gama hybrid da Jeep, que depois do Raid do Bucho e Outros Sabores, garante também aqui a viatura oficial.

&nbsp

Scroll To Top
Posting....