Quinta-feira , Abril 18 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Comunicado FPAK sobre HANS nos Rali Sprint
Comunicado FPAK sobre HANS nos Rali Sprint

A FPAK emitiu ontem um comunicado a esclarecer sobre a questão dos sistemas de segurança nos ralis sprint em Portugal para 2015. No inicio de janeiro a entidade federativa lançou em comunicado, as prescrições gerais para todos os ralis a realizar neste ano em que tornava publico que seria obrigatório mas logo se levantaram vozes onde foram referidas excepções sem nunca a entidade federativa se pronunciar ou comunicar oficialmente se tal iria acontecer. Ontem a FPAK reuniu-se e concluiram que tal seria obrigatório em 2015 pelo que passamos a trasncerver o comunicado da FPAK:

A FPAK sempre na sua senda de melhorar a segurança no desporto automóvel
nacional, decidiu obrigar o uso do Front Head Retainer, vulgo HANS, nos
Ralis Sprint a partir de 2015, que já em 2013 e 2014 vinha sendo
fortemente recomendado.

Apercebemo-nos que eventualmente alguns clubes e pilotos não divulgaram nem se prepararam devidamente e como os primeiros ralis sprint estão aí, a FPAK vai adiar o prazo de obrigatoriedade para final do 1º trimestre, ou seja com inicio em 1 de Abril 2015 de modo a que todos se possam equipar devidamente.

Ainda com o intuito de esclarecer algumas questões de validade de equipamento de segurança (capacetes e Hans) abaixo apresentamos informação elucidativa e útil:

Capacetes

SNEL SA 2000 – até 31.12.2015

SA2005 – até 31.12.2018

FIA8860-2005 – até 31.12.2020

SA2010 – até 31.12.2023

FIA8860-2010 – sem fim anunciado

HANS/FHR
FIA8858-2002 – sem fim anunciado

FIA8858-2010 – sem fim anunciado

Gostávamos muito de ver os pilotos preocupados mais consigo mesmo do que a performance do seu carro de prova.

Aproveitamos para sugerir a visualização do seguinte vídeo:

Scroll To Top