Sábado , Abril 20 2019
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Confronto ibérico de antologia em Jerez
Confronto ibérico de antologia em Jerez

Confronto ibérico de antologia em Jerez

 

  • Mais de três dezenas de clássicos para duas corridas espectaculares
  • Iberian Historic Endurance com 12 construtores representados
  • Competição é cabeça de cartaz do evento Jerez 30 – La Leyenda

O Iberian Historic Endurance, competição que devolve o espírito de Le Mans, está de regresso. O Circuito de Jerez recebe mais uma jornada desta disciplina que reúne importantes modelos da história da modalidade e com o espírito Historic Racing no paddock. Durante o próximo fim-de-semana há duas corridas que prometem ser verdadeiras homenagens ao desporto automóvel.

Mais de 30 automóveis clássicos e mais de meia centena de pilotos vão estar no recém-asfaltado Circuito de Jerez para a sexta ronda de 2017 do Iberian Historic Endurance. Neste confronto ibérico, homens e máquinas vão estar à prova numa pista tão cheia de significado para os apaixonados pelo desporto automóvel.

Depois de passagens por circuitos tão importantes e exigentes como são Valência, Jarama, Pau, Spa e Vila Real, as verdadeiras relíquias que habitualmente pontuam nesta competição vão estar em confronto no traçado andaluz. O número de equipas que confirmou a sua participação supera as três dezenas e entre os fabricantes de automóveis representados. Entre as viaturas que poderemos assistir, destaque para o charme do Jaguar E-type e dos dois Ford Cortina Lotus, para os quatro irreverentes Mini e os ímpares Volvo 121 e Datsun 1600 SSS presentes. Como favoritos, à numerosa armada de Porsche, teremos de juntar os competitivos Lotus Elan e o poderoso Shelby Mustang.

De regresso a um traçado onde já se realizaram corridas do Historic Endurance, mesmo os repetentes sabem que Jerez em 2017 constitui um novo desafio. Esta será a primeira prova onde serão apenas permitidos os pneus FIA para Históricos, Avon e Dunlop, já sem a presença dos Toyo, obrigando a uma pilotagem mais espectacular. Isso obriga os pilotos a conduzir com os carros a escorregar mais, tal como acontecia na época, aproximando andamentos entre os carros mais potentes e os menos potentes. Esta novidade é mais um ingrediente para duas corridas que prometem ser entusiasmantes, tal como tem acontecido nas pistas por onde a competição tem passado.

Para Diogo Ferrão, da organização, voltar a Jerez é sempre marcante. “No ano passado tivemos corridas emocionantes e um espírito inigualável no paddock. É isso que pretendemos reeditar na edição deste fim-de-semana. Para já, a lista de inscritos é apelativa, o que deixa antever duas corridas interessantes para quem participa e para quem assiste. Vamos ter muitas discussões por posições e é possível que haja bastantes surpresas.  Acima de tudo, a ida a Jerez é sempre um fim-de-semana muito agradável do ponto de vista social e promove o gosto pela competição sempre com o convívio entre amigos. Provavelmente a única corrida do ano que coloco os chinelos e calcões para ir à piscina na mala!”

Horário Iberian Historic Endurance – Jerez

Sábado, dia 23 de Setembro (Hora de Portugal Continental)

12h40 – 13h20 – Qualificação

16h50 – 17h40 – Corrida 1

Domingo, dia 24 de Setembro

9h45 – 10h35 – Corrida 2

 

Scroll To Top