Segunda-feira , Dezembro 10 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / CRAIG BREEN NA LUTA PELO PÓDIO
CRAIG BREEN NA LUTA PELO PÓDIO

CRAIG BREEN NA LUTA PELO PÓDIO

Craig Breen e Scott Martin protagonizaram uma das melhores prestações do dia ao conquistarem o quinto posto à Geral, a apenas 1’’7 do terceiro e somente a 13’’5 do comandante. Por seu lado, Mads Østberg e Torstein Eriksen mostraram igualmente a sua boa forma e, pelo caminho, ascenderam ao quinto posto à Geral, venceram uma Especial e registaram o segundo melhor tempo por três vezes consecutivas.

 

 

Hoje correu-se a Etapa mais longa do Rali (150,24km), disputada sem Assistência Intermédia, e que tudo indicava ser a fase decisiva de todo o fim de semana. Com pisos molhados e lamacentos na parte da manhã, as Especiais tornaram-se mais secas nas passagens da parte da tarde, pelo que a segunda Etapa confirmou ser determinante para o desenrolar da prova.

 

Esta manhã, Carig Breen começou o dia em sexto à Geral, a 17,5 segundos de um lugar no pódio, e arrancou para a Etapa com o melhor espírito possível, tendo protagonizado um fenomenal ataque ao longo das estradas galesas de que tanto gosta. No final do dia, o irlandês estava consideravelmente mais próximo dos lugares cimeiros. Rubricando o terceiro tempo mais rápido na primeira Especial do dia, Craig passou de imediato para quinto à Geral, antes de consolidar a sua posição no decorrer da Especial seguinte, onde obteve o segundo tempo mais rápido (ex aequo). Com mais dois segundos melhores tempos nas passagens da tarde (ES15 e ES18), Craig terminou a Etapa no quarto posto à Geral, somente a 1,7 segundos do terceiro classificado. Dúvidas houvesse, ficou bem à vista o nível competitivo do C3 WRC nestas condições muito difíceis, com constantes alterações dos níveis de aderência. A desistência de um dos seus rivais permitiu-lhe ficar a apenas 13,5 segundos do novo líder.

 

 

Com novas afinações no set-up do seu C3 WRC, Mads Østberg também exibiu um forte andamento durante a jornada de sábado, demonstrando todas as qualidades do seu carro. A vitória na famosa Especial de

Sweet Lamb Hafren (19,95 km) levou o norueguês ao sexto lugar. De seguida, Østberg consolidou a sua posição com três segundos melhores tempos consecutivos (ES12, ES13 e ES14), antes de também beneficiar da desistência do então líder, tendo encerrado o dia em quinto à Geral.

 

Domingo corre-se a última Etapa do Rali de Gales GB, com os lugares no pódio a serem altamente disputados. Os concorrentes têm pela frente cinco Especiais ao longo de 55,64 km cronometrados. As maiores dificuldades irão surgir, certamente, em Elsi (10,06 km), uma novidade absoluta para este ano, e nas duas passagens por Great Orme Llandudno (8,03 km), com piso de alcatrão mas que os carros de WRC vão disputar na configuração de terra…

 

O QUE ELES DISSERAM…

Pierre Budar, Diretor da Citroën Racing: “Dado que hoje não houve propriamente Assistência Intermédia, apesar de ser a Etapa mais longa do Rali, o primeiro desafio tinha a ver com fiabilidade e tivemos um excelente desempenho nesse campo. Também apresentámos um elevado nível de performance, o que equivale a dizer que vamos partir para o último dia envolvidos na luta pelos lugares da frente. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para obter o melhor resultado possível.”

Craig Breen: “Estou muito satisfeito nesta luta pelo pódio, depois de um dia incrível. Nunca abrandámos e mal posso esperar pela última Etapa. Gostei imenso do nosso desempenho e espero que manter o mesmo ritmo. A Etapa de Domingo é bastante curta, portanto temos de estar a 100% logo de início. Mas uma coisa é certa: vamos andar sempre a fundo!”

Mads Ostberg: “Adorei conduzir o meu C3 WRC nesta Etapa, principalmente durante a manhã. Embora tenha lutado com alguns problemas de subviragem durante a tarde, estamos definitivamente na corrida para um bom resultado. Vamos manter o ritmo elevado demonstrado no sábado e tentar obter o mesmo nível de performance. A última Etapa promete ser interessante, com as novas secções e a Especial em alcatrão.”

 

 

RALI DE GALES GB

CLASSIFICAÇÃO NO FINAL DO DIA 3

  1. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 2h31’22’’5
  2. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +4’’4
  3. Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) +11’’8
  4. Breen / Martin (Citroën C3 WRC) +13’’5
  5. Ostberg / Eriksen (Citroën C3 WRC) +34’’1
  6. Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) +36’’5
  7. Paddon / Marshall (Hyundai i20 WRC) +45’’4
  8. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +55’’5

 

RESTANTE PROGRAMA DO RALI DE GALES GB

(Nota: mesma hora que em Portugal Continental)

 

 

 

DIA 4 – DOMINGO, 7 OUTUBRO

 

05h25: Service F (Deeside – 15 min)

07h22: ES 19 – Elsi (10,06 km)

08h08: ES 20 – Gwydir 1 Power Stage (14,76 km)

09h16: ES 21 – Great Orme Llandudno 1 (8,03 km)

09h57: Zona de montagem de pneus (Dolgarrog – 15 min)

10h29: ES 22 – Gwydir 2 (14,76 km)

12h18: SS 23 – Great Orme Llandudno 2 (8,03 km)

12h29: Final do Rali (Llandudno)

 

Scroll To Top