Domingo , Abril 21 2019
ÚLTIMAS
Home / MOTOS / Dia Nacional do Motociclista festejado por milhares em Penafiel
Dia Nacional do Motociclista festejado por milhares em Penafiel

Dia Nacional do Motociclista festejado por milhares em Penafiel

A cidade de Penafiel recebeu as celebrações do Dia Nacional do Motociclista. Foi a 20ª edição destas comemorações que apesar do clima bastante chuvoso reuniu alguns milhares de motociclistas.

Foi o Dia Nacional do Motociclista mais chuvoso de sempre, mas isso não impediu que o Largo da Feira de Penafiel ficasse repleto de motos. Foi assim sempre debaixo de chuva que  todos aqueles  milhares de motociclistas participaram nas cerimónias de comemoração do nosso dia; um dia que serviu mais uma vez para celebrar a vida, a amizade e espírito que une os motociclistas e por fim todos aqueles que já partiram. Foi referido o saudoso Padre Zé Fernando que tanto deu às motos e a este dia em especial.

As celebrações religiosas foram presididas pelo padre Paulo Rocha, pároco de Penafiel. Um jovem padre que nunca tinha andado de moto e fez o seu baptismo precisamente na benção de motos e capacetes já no final das cerimónias. Final das cerimónias que tiveram a intervenção do Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa,  que colocou o seu município ao serviço deste dia criando condições como não tivemos até esta 20ª edição, agradecendo no final a presença de todos.

O Presidente da FMP, Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro, encerrou a sessão de discursos agradecendo a Penafiel a recepção prestada a todos e deixando no ar a promessa das celebrações do dia Nacional do Motociclista voltarem a Penafiel a médio prazo na esperança de que então tenhamos a colaboração de S. Pedro.

Foi precisamente a colaboração de S. Pedro que faltou para que tivéssemos em Penafiel um fim de semana perfeito; o Moto clube Vale do Sousa teve um excelente trabalho na preparação do recinto das celebrações e da animação que decorreu nos dias anteriores mas de facto a chuva não permitiu que tivéssemos podido usufruir de tudo como seria desejável. Foi uma pena.

Como estava previsto, a Câmara Municipal ofereceu na manhã de domingo uma recepção a todos os presidentes de clubes e grupos motards presentes em Penafiel; essa recepção decorreu no excelente Museu da Cidade havendo no fim uns aperitivos acompanhados pelo excelente vinho verde da região.

Como habitualmente, as cerimónias começaram com a procissão dos andores dos padroeiros de Penafiel e do nosso S. Rafael, procissão que saiu da Igreja do Sameiro e percorreu sempre debaixo de chuva o trajecto através das principais ruas de Penafiel até ao Largo da Feira, onde decorreram as cerimónias religiosas. Uma vez mais a “Charanga a Cavalo da GNR” abriu a procissão e dando uma grande solenidade a toda a cerimonia com especial enfase para o momento em que recordámos os nossos amigos já desaparecidos.

O 20º Dia Nacional do Motociclista ficou assim marcado por um clima agreste mas com condições excelentes e como não tivemos até agora; por isso estão de parabéns a Câmara de Penafiel e o Moto Clube Vale do Sousa pelo empenho colocado nestas celebrações.

O Presidente da FMP, entidade responsável pelas celebrações do Dia Nacional do Motociclista, c acabou por revelar, numa entrevista para a RTP, onde se irão realizar as cerimónias no próximo ano… lá estaremos em Castelo Branco.

 

Scroll To Top