Quinta-feira , Abril 22 2021
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / DS AUTOMOBILES ESTREIA NOVA MOTORIZAÇÃO ESTE FIM DE SEMANA NO E-PRIX DE ROMA

DS AUTOMOBILES ESTREIA NOVA MOTORIZAÇÃO ESTE FIM DE SEMANA NO E-PRIX DE ROMA

Após um início de temporada repleto de emoções para a DS Automobiles e a sua parceira TECHEETAH, a segunda jornada do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E realiza-se em Roma, Itália, nos dias 10 e 11 de abril, agrupando dois E-Prix. Será nesse contexto que a DS Automobiles irá apresentar o DS E-TENSE FE21, o monolugar que substitui o DS E-TENSE FE20, campeão de 2020.

Fruto da exploração das mais recentes tecnologias de motorização elétrica e da renovação de quase todas as peças, o novo propulsor desenvolvido pela DS Performance – a divisão de competição da DS Automobiles – para a equipa DS TECHEETAH representa um significativo ‘passo em frente’. Dotado de um motor, uma caixa de velocidades e de um inversor com evoluções muito significativas, o novo DS E-TENSE FE21 terá um desempenho bastante superior ao monolugar que vem substituir. O desenvolvimento desta nova motorização contou com a colaboração dos engenheiros da Total, que trabalharam em estreita colaboração com os engenheiros da DS Performance no desenvolvimento dos melhores lubrificantes e líquidos de arrefecimento, concebidos à medida e ultra-inovadores.

Verdadeira vitrina tecnológica para a DS Automobiles, este novo grupo motopropulsor, homologado para um período de dois anos, terá como objetivo levar a equipa DS TECHEETAH ao seu terceiro duplo cetro na Fórmula E.

Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance: “Para além de se tratar de uma jornada icónica do Campeonato de Fórmula E, Roma será, igualmente, um marco importante para a DS Automobiles. Será neste evento que iremos desvendar o nosso novo grupo motopropulsor que será usado, de acordo com o regulamento, até o final da próxima temporada. Redesenhado no seu todo, representará ganhos significativos em termos de performance. Claro que tudo ainda está por verificar em corrida, mas a equipa está confiante. O DS E-TENSE FE21 deverá ser um trunfo definitivo para os nossos pilotos e para a nossa equipa na busca por um novo duplo título!”

“Já num domínio mais pessoal, este evento será, também, aquele em que passarei o testemunho a Thomas Chevaucher, a quem dou os parabéns e agradeço sinceramente por tudo o que conquistou comigo, ao longo de muitos anos. Eu sei que ele irá levar a equipa a novos feitos! Aproveito ainda para cumprimentar e agradecer calorosamente a cada membro da ‘minha equipa’, pessoas com quem partilhei tantos momentos extraordinários. Não é sem alguma emoção que irei deixar tais talentos… uma família…! De qualquer forma, farei questão de continuar a segui-los, é claro! Isso não deverá ser complicado pois eles certamente estarão claramente visíveis nos degraus mais elevados dos pódios!”

 

 Caraterísticas técnicas do DS E-TENSE FE21

Tipo: Monolugar

Comprimento x largura x altura: 5,16 m x 1,77 m x 1,05 m

Distância entre eixos: 3,10 m

Peso: 903 kg, mínimo, com piloto a bordo

Bateria: capacidade de 52 kWh, peso de 385 kg

Motor: elétrico com tração às rodas traseiras

Potência máxima: 250 kW (338 cv)

Recuperação de energia: 250 kW

Alimentação: 900 V

Travagem: discos ventilados em carbono, 4 pistões, controlo eletrónico dos travões traseiros

Velocidade máxima: 230 km/h (otimizada para circuitos urbanos)

Aceleração 0 a 100 km/h: 2,8 segundos

Pneus: Michelin Pilot Sport EV Season 7; 245x40R18 (à frente), 305x40R18 (atrás)

Nota adicional

As duas corridas do programa de E-Prix de Roma iniciam-se às 14h00 (sábado) e às 12h00 (domingo), horas em Portugal Continental, tendo ambas transmissão em direto nos canais desportivos Eurosport 2, Eurosport Player e Eleven 3.

As sessões de Treinos Livres e de Qualificação também têm transmissão em diferentes plataformas, informação que pode ser consultada aqui.

 

&nbsp

Scroll To Top