- A DS Automobiles celebrou hoje a sua 100ª corrida no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E em Jacarta, na Indonésia.
- Stoffel Vandoorne terminou em 9º a Corrida 2 do E-Prix de Jacarta, enquanto Jean-Éric Vergne se viu relegado para 16º após uma colisão.
- O piloto francês mantém-se na luta pelo título da série, cujo próximo encontro será em Portland (EUA), a 24 de junho.
Para a DS Automobiles, a Corrida 2 do E-Prix de Jacarta tinha um sabor muito especial por uma boa razão: hoje (domingo), o construtor premium francês celebrou a sua 100ª partida no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E. Para celebrar esse marco, os espectadores presentes na capital indonésia puderam, este fim de semana, apreciar a decoração dos dois DS E-TENSE FE23, especialmente criada para a ocasião.
Neste contexto tão especial, os pilotos da marca revelaram um desempenho impressionante na qualificação. Stoffel Vandoorne igualou o resultado do dia anterior, ao terminar com o 5º melhor tempo, enquanto Jean-Éric Vergne foi 9º. Com os dois carros no top-10 da grelha, a DS PENSKE confirmava todo o potencial dos seus monolugares no início do dia.
Tal como a de ontem (sábado), a corrida de domingo foi muito disputada, contando com a DS Automobiles nos lugares da frente. Durante grande parte da corrida, Stoffel lutou por um lugar no pódio, até que uma falha na comunicação via rádio e um contacto com um adversário, que provocou um problema na suspensão, interromperam o bom andamento do piloto belga, levando a que o atual Campeão do Mundo apenas conseguisse terminar em 9º lugar.
Autor de um arranque incisivo, Jean-Éric Vergne viu as suas esperanças num bom resultado goradas por uma colisão com um adversário. Forçado a ir às boxes para mudar a asa dianteira, o piloto francês teve de se contentar com a 16ª posição final, resultado que, ainda assim, lhe permite continuar a ter hipóteses de conquistar o seu terceiro título na Fórmula E. A cinco jornadas do fim, ocupa o 5º lugar na Classificação de Pilotos, a 37 pontos do líder da série.
Mantendo-se na corrida para o pódio no Campeonato de Equipas, a DS PENSKE também ainda não disse a sua última palavra. Encontra-se firmemente enraizada no top-5, com uma diferença para o terceiro lugar de apenas 32 pontos. Por outras palavras, tudo é possível até ao final desta Temporada 9.
O próximo encontro – o 12º do ano – acontecerá no dia 24 de junho, quando o Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E visitar Portland, nos EUA, no que será uma estreia no historial da disciplina. E uma coisa é certa: a DS Automobiles espera poder brilhar na Portland International Raceway.
Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance:
“A nossa 100ª corrida não foi o que tínhamos sonhado… Foi, antes, uma corrida muito difícil. Pouco depois da partida, o JEV teve um incidente de corrida com um adversário que provocou danos no seu carro e que resultou na perda de várias posições. Quanto ao Stoffel, era 4º classificado até se ter registado um problema de comunicação via rádio e um contacto com outro piloto, resultando em problemas de suspensão. Isto obrigou-o a conduzir de uma forma muito mais cautelosa, terminando a corrida na 9ª posição. Estamos já a olhar para a próxima corrida, sabendo que a performance do nosso DS E-TENSE FE23 continua num patamar elevado.”
Jean-Éric Vergne, Campeão de Fórmula E de 2018 e 2019:
“É uma corrida para esquecer… A minha asa dianteira partiu-se e não tive outra opção senão entrar nas boxes para a mudar. Pude voltar à pista, mas sem mais nada a esperar. É muito frustrante, mas temos de seguir em frente. Vamos trabalhar arduamente para estarmos ainda mais no ritmo. Vemo-nos em Portland.”
Stoffel Vandoorne, Campeão do Mundo de Fórmula E em título:
“Tivemos um dia difícil… Acho que merecíamos estar no pódio, mas acabámos por ter de nos contentar com o 9º lugar. Fiz um bom arranque e optámos por ativar o ‘Attack Mode’ nos momentos certos. A equipa fez um trabalho muito bom. No final da corrida, infelizmente, perdi um pouco de confiança na travagem devido a um problema de suspensão causado por um contacto com outro piloto e nunca consegui recuperá-la por completo. Por isso, dei tudo o que tinha para levar o carro de volta aos pontos, conseguindo-o, marcando os dois pontos relativos à 9ª posição.”
Palmarés da DS Automobiles desde a sua entrada na Fórmula E:
- 100 corridas
- 4 títulos de Campeões
- 16 vitórias
- 47 pódios
- 22 pole-positions