Sábado , Fevereiro 4 2023
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / DS PERFORMANCE INICIA OITAVA TEMPORADA NA FÓRMULA E
<strong>DS PERFORMANCE INICIA OITAVA TEMPORADA NA FÓRMULA E</strong>

DS PERFORMANCE INICIA OITAVA TEMPORADA NA FÓRMULA E

A nona temporada do Campeonato do Mundial FIA de Fórmula E terá início neste sábado, dia 14 de Janeiro, no circuito da Cidade do México. Um momento-chave que marcará o início da era Gen3, com a primeira corrida de um monolugar mais potente, eficiente e leve.

Envolvida no campeonato desde que este abriu as portas aos construtores (Temporada 2), a DS Performance dará, assim, início à sua oitava temporada nesta competição 100% elétrica. É um compromisso de longa data que reflete um desejo de desenvolver a transferência de tecnologia para os automóveis de série e de imaginar a mobilidade do amanhã.

Criada ao mesmo tempo que a DS Automobiles (em 2014) como parte de uma estratégia global de eletrificação, a divisão de competição da marca francesa tem um historial impressionante de pódios e vitórias no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, com dois títulos duplos, 15 vitórias, 44 pódios e 21 pole-positions.

Nesse seu início em 2014, a DS Performance foi organizada como uma start-up, um sinónimo de agilidade, e que lhe permitiu produzir o seu primeiro grupo motopropulsor em tempo recorde, com ele alcançando 4 pole-positions e 4 pódios naquela que foi a sua primeira temporada na Fórmula E (2015 /2016).

Após um início muito promissor, a divisão de competição da DS foi, gradualmente, estruturando-se e reforçando-se. Com o passar das temporadas, as equipas técnicas desenvolveram monolugares cada vez mais fiáveis e de elevado desempenho. E foi o primeiro monolugar da Geração 2 que marcou a história da DS Performance e da Fórmula E, fruto de um primeiro título duplo (Equipas e Pilotos) conquistado com Jean-Éric Vergne na Temporada 5 (2018/2019). Este feito ver-se-ia repetido na época seguinte, com um segundo título duplo (Equipas e Pilotos) através de António Felix da Costa.

A DS Performance não ganhou nenhum título nas Temporadas 7 e 8, mas manteve-se sempre entre os líderes do campeonato, com um 3º lugar no ranking das Equipas em 2021 e 2022, resultados sólidos que lhe permitiram encerrar o capítulo da Gen2 com um número recorde de pontos e pódios.

Hoje, após dois anos de trabalho árduo, as equipas de DS Performance estão a preparar-se para ir para a pista na Cidade do México com o DS E-TENSE FE23, um monolugar de terceira geração, na vanguarda da tecnologia elétrica, através dos pilotos Stoffel Vandoorne, o campeão mundial em título, e Jean-Éric Vergne, o único bicampeão da FE.

De uma organização em formato start-up, a divisão de competição da DS Automóveis  transformou-se num verdadeiro grupo de elite, totalmente dedicado ao programa da Fórmula E e capaz de levar a DS ao topo, impondo-se entre os mais prestigiados construtores. Uma equipa de homens e mulheres apaixonados pelo desporto automóvel está ao serviço da DS Automobiles.

Nesse espírito de transferência de tecnologia das pistas para a estrada, o protótipo DS E-TENSE PERFORMANCE desenvolvido pela DS Performance, representa um elo adicional ultra eficiente no processo de investigação e desenvolvimento. Equipado com dois motores de Fórmula E, é um laboratório de alto desempenho que permite testar numerosos componentes, com vista a uma futura industrialização. Os testes em escala real permitem à DS encontrar soluções para tornar certas peças mais fiáveis e baixar os custos de produção.

Graças a toda a experiência da DS Performance, a DS Automóveis está na vanguarda da eletrificação ao comercializar cada um dos seus modelos – o novo DS 3, o DS 4, o novo DS 7 e o DS 9 – com uma versão eletrificada. Sob a etiqueta E-TENSE, a DS Automobiles oferece motores 100% elétricos e híbridos recarregáveis que podem chegar aos 360 CV e contar com tração às 4 rodas.

Topos da gama DS Automobiles, as versões “Performance”, tais como o DS 9 E-TENSE 4×4 360 e o novo DS 7 E-TENSE 4×4 360, incorporam conceitos e escolhas de unidades motrizes diretamente derivadas da Fórmula E. Concebidos dentro de uma entidade específica da Stellantis Motorsport e em ligação direta com os engenheiros da DS Performance, estes veículos desportivos recriam a experiência da Fórmula E. Uma sinergia que beneficia os clientes da DS Automobiles de uma forma muito concreta.

A partir de 2024, todos os novos modelos lançados pela DS serão 100% elétricos. O compromisso da Marca com a Fórmula E é, portanto, mais importante do que nunca. Para esta Temporada 9, a DS Performance tem um objetivo claro: reconquistar ambos os títulos com o seu novo parceiro PENSKE AUTOSPORT.

Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance:

“A DS Performance é uma verdadeira história de sucesso. Graças à qualidade, paixão e talento dos seus mecânicos, engenheiros e pilotos, a marca francesa ‘premium’ do grupo Stellantis marcou a história da Fórmula E com um número recorde de pódios e vitórias. A DS Automobiles criou o seu departamento de competição, a DS Performance, com a ambição clara de adquirir a experiência necessária para acelerar a sua eletrificação e aumentar a sua reputação. Esta estratégia foi imediatamente posta em prática com motores híbridos recarregáveis de alto desempenho e 100% elétricos. Em linha com esta abordagem, o nosso novíssimo monolugar DS E-TENSE FE23, desenvolvido pela DS Performance, trará experiência de pista à nova geração de viaturas elétricas. De facto, a partir de 2024, todos os novos modelos da marca serão 100% elétricos.”

Jean-Philippe Delaire, Diretor dos Projetos DS 9 E-TENSE 4×4 360 e DS 7 E-TENSE 4×4 360:

“Toda a experiência adquirida pela DS Performance na competição foi bem aproveitada durante o desenvolvimento do DS 9 E-TENSE 4×4 360 e do DS 7 E-TENSE 4×4 360. Foram desenvolvidas estratégias inovadoras de gestão de energia, particularmente para a sua recuperação. O rigor da competição é também aplicado diariamente à produção do DS 9 E-TENSE 4×4 360 numa fábrica dedicada em Poissy. Cada viatura é sujeita a ajustes específicos por equipas especializadas, tal como os nossos modelos de competição, para um ótimo desempenho na estrada.”

Palmarés da DS Automobiles desde a sua entrada na Fórmula E:

  • 89 corridas
  • 4 títulos de Campeões
  • 15 vitórias
  • 44 pódios
  • 21 pole-positions


&nbsp

Scroll To Top