- José María López (5º) e Sam Bird (7º) terminam nos pontos.
- Os pilotos enfrentaram condições meteorológicas difíceis na mais longa corrida de sempre da Fórmula E.
- A equipa avança para as próximas duas rondas, a disputar em Nova Iorque, ocupando um confortável quarto lugar.
Depois da dupla pontuação obtida no Sábado, a DS Virgin Racing voltou a conquistar mais pontos no decorrer da segunda corrida do ePrix FIA de Berlim, disputado este fim-de-semana. O ePrix de Berlim totalizou a 7ª e a 8º provas do calendário de 2017 do Campeonato de Fórmula E 2017.
Realizado no Aeroporto de Tempelhof, o ePrix germânico viu José Maria López e Sam Bird terminaram a prova na quinta e na sétima posição, respectivamente, colocando a equipa no quarto posto da geral antes do ePrix de Nova Iorque, deixando o rival mais direto a 40 pontos de distância.
As sessões de treinos da manhã de domingo mostraram, mais uma vez, o andamento do DSV-02 com José Maria López no topo da tabela dos melhores tempos na segunda sessão e a rubricar a volta mais rápida de todo o fim-de-semana. Este desempenho prolongou-se nas sessões de qualificação, onde Bird e López ocuparam o primeiro e o segundo lugares, respectivamente, os que o tornou candidatos à Super Pole. Contudo, os dois pilotos acabaram por perder, por uma margem mínima, um lugar da linha da frente, arrancando em P3 e P4.
Foi uma partida limpa para López e Bird e à medida do desenrolar das 46 voltas da corrida, o consumo de energia provou se rum fator crucial. Rodando em quarto e quinto, Bird tentou ultrapassar López na Curva 1 à 17ª volta, mas o argentino defendeu bem a sua posição, mas com perda de tempo e de alguns lugares.
Bird conseguiu recuperar um lugar durante a paragem nas boxes, com os dois agora a rodar em sexto e sétimo, numa altura em que a corrida se aproximava da sua reta final. López subiu então ao quinto lugar depois de uma espetacular manobra por fora que lhe permitiu ultrapassar Jean-Eric Vergne, piloto da Tcheetah,
mantendo-se nessa posição até à bandeirada de xadrez. Entretanto, Bird deu tudo por tudo para também ultrapassar Vergne, mas não conseguiu mais do que cruzar a linha de chegada no sétimo posto.
“A equipa tem vindo a fazer um grande trabalho ao longo das últimas provas, e sabemos que há muito mais para dar em termos do andamento em corrida”, declarou López. “Todos trabalharam arduamente e temos conseguido alcançar boas pontuações.” O seu colega de equipa, Sam Bird, disse o seguinte: “Foi uma pena não termos conseguido ir mais longe nesta prova, mas, no geral, estou satisfeito com mais estes pontos conquistados. A equipa deu-me um bom carro mas vamos trabalhar mais no consumo de energia e tentar melhorar nas próximas corridas.”
Por sua vez, o Diretor do DS Virgin Team, Alex Tai, declarou: “As altas temperaturas em pista e a longa distância desta corrida constituíram, sem dúvida, condições difíceis tanto para os carros como para os pilotos, mas estamos muito felizes por termos arrecadado mais pontos no campeonato. Estamos claramente com o andamento certo, como ficou bem visível nas sessões de qualificação, e sei que a equipa pode muito bem dar conta do recado e converter este nível de performance em lugares no pódio.”
O Diretor da DS Performance, Xavier Mestelan Pinon, acrescentou: “Foi um bom fim-de-semana para a equipa e melhor ainda foi ter os pilotos na Super Pole nos dois dias, o que ajudou a fortalecer a nossa posição no campeonato. Vamos agora trabalhar no melhoramento do nosso andamento em prova para Nova Iorque, de forma a lutarmos por melhores resultados.”
As próximas rondas (nona e décima) do Campeonato FIA de Fórmula E têm lugar, pela primeira vez, em Nova Iorque, nos próximos dias 15 e 16 de julho.