Que Etapa! Com plena liberdade de ação dada pelo Team Peugeot Total, Peterhansel/Cottret e Loeb/Elena encetaram um atordoante duelo que, no final dos 292 km da Especial, se traduziu por uma diferença de apenas 18 segundos! Na véspera da chegada deste Dakar 2017, a dupla Peterhansel/Cottret tem os olhos postos na vitória, em face do avanço de 5m32s que tem agora para Loeb/Elena.
- Esta 11ª Etapa prometia ser decisiva antes da curta (e última) Especial do Dakar 2017, a disputar no sábado, e o que prometeu cumpriu. Os dois candidatos à vitória deram tudo o que tinham ao volante dos seus PEUGEOT 3008DKR. A dupla Loeb/Elena começou por recuperar mais da metade do atraso que tinha no inicio do dia, mas um furo na primeira curva da segunda parte da Especial obrigou-os a mudar a roda, comprometendo o seu ataque.
- Ao terminar o dia no 2º lugar a apenas 18 segundos dos seus companheiros de equipa, a dupla Peterhansel/Cottret manteve-se numa posição muito confortável na liderança da prova, assegurando uma vantagem de 5m32s sobre os seus companheiros de equipa. Esta foi, também, a quinta dobradinha (incluindo-se nas três triplas) do Team Peugeot Total neste Dakar.
- Mais longe desta disputa, a dupla Despres/Castera geriu a sua etapa na perfeição, sem correr riscos imprudentes. Depois de um dia cauteloso, o PEUGEOT 3008DKR n° 307 manteve-se no 3º lugar da Classificação Geral.
CLASSIFICAÇÂO NA 11ª ETAPA
- LOEB Sébastien (FRA) / ELENA Daniel (MON), PEUGEOT 3008DKR, 3 h 21 min 15 sec
- PETERHANSEL Stéphane (FRA) / COTTRET J-P. (FRA), PEUGEOT 3008DKR , + 00 min 18 sec
- TERRANOVA Orlando (ARG) / SCHULZ Andreas, Mini, + 06 min 37 sec
- DE VILLIERS Giniel (ZAF) / VON ZITZEWITZ Dirk (ZAF), Toyota Hilux, + 07 min 01 sec
- AL RAHJI Yazeed (SAU) / GOTTSCHALK Timo (GER), Mini, + 07 min 25 sec
…
- DESPRES Cyril (FRA) / David CASTERA (FRA), PEUGEOT 3008DKR, + 07 min 32 sec
…
CLASSIFICAÇÂO GERAL APÓS A 11ª ETAPA (provisória)
- PETERHANSEL Stéphane (FRA) /COTTRET J-P. (FRA), PEUGEOT 3008DKR , 28 h 20 min 16 sec
- LOEB Sébastien (FRA) / ELENA Daniel (MON), PEUGEOT 3008DKR, + 05 min 32
- DESPRES Cyril (FRA) / David CASTERA (FRA), PEUGEOT 3008DKR, + 32 min 54 sec
- DE VILLIERS Giniel (ZAF) / VON ZITZEWITZ Dirk (ZAF), Toyota Hilux, + 1 h 49 min 37 sec
- TERRANOVA Orlando (ARG) / SCHULZ Andreas, Mini, + 1 h 51 min 40 sec
…
EM DIRETO DO BIVOUAC
Bruno Famin
«Esta foi a última Etapa a sério do Dakar 2017 mas há sempre hipótese de alguma coisa importante acontecer. Acabou por ser um dia extremamente emocionante e o primeiro sinal positivo é que todos os nossos carros chegaram ao fim da Etapa. O Stéphane e o Sébastien envolveram-se numa duelo espetacular que só foi interrompido porque o Sébastien teve um furo. Ele estava 100% ao ataque e, a certa altura, parecia mesmo que ia conseguir anular a desvantagem de 5m50s da noite anterior. Isso acabou por não acontecer, mas, para a equipa, o principal é que os nossos carros continuam nos três primeiros lugares da Classificação Geral. O Cyril optou por um ritmo que lhe garante a sua atual posição. Com poucas hipóteses de disputar algo mais, para ele o importante foi certificar-se de que chegava ao fim da Etapa.»
Sébastien LOEB (PEUGEOT 3008DKR #309)
2º na Etapa / 2º na Geral
«O dia começou bem. Sabíamos que o terreno nos era favorável e atacámos para nos chegarmos ao Stéphane. Um furo na primeira curva da segunda parte da Especial fez-nos perder a nossa vantagem. Foi frustrante, mas continuámos a atacar e terminámos a Especial no pó do Stéphane. O objetivo era não arriscar e levar o carro até final.»
Stéphane PETERHANSEL (PEUGEOT 3008DKR #300)
2º na Etapa / 1º da Geral
«Foi.»
«Foi uma uma dura batalha com o Sébastien hoje. Começámos por perder parte do nosso avanço logo na primeira parte da Especial. Depois o furo do Sebastian na segunda parte permitiu-nos recuperar o nosso atraso. A última especial de amanhã [nota: hoje, sábado] é bastante curta, pelo que vamos definir a nossa estratégia esta noite. Tudo pode acontecer, mas estou sereno pois o 3008DKR tem tido uma fiabilidade impecável até agora.»
Cyril DESPRES (PEUGEOT 3008DKR #307)
7º na Etapa / 3º na Geral
«Foi um dia calmo para nós. Considerando que temos uma vantagem confortável face ao 4º classificado, a ideia era levar o carro até ao final e evitar problemas. O nosso dia foi muito bom, com uma segunda parte da Especial muito interessante. Pareço mesmo um piloto do WRC.»