Quinta-feira , Junho 8 2023
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Ekstrom tomou-lhe o gosto e voltou a vencer
Ekstrom tomou-lhe o gosto e voltou a vencer

Ekstrom tomou-lhe o gosto e voltou a vencer

O sueco Mattias Ekstrom ganhou este fim de semana Mundial RX da Grã-Bretanha, sua terceira vitória back-to-back no Campeonato Mundial FIA Rallycross 2016 apresentado pela Monster Energy. O Campeão do Petter Solberg levou o segundo posto, enquanto o Team Peugeot-Hansen motorista Timmy Hansen conquistou terceiro. Na classificação de pilotos global após quatro rodadas, Ekstrom leva Solberg por cinco pontos.

Ekstrom – que dirige um Audi quattro S1 EKS RX para EKS – foi colocado em quarto depois de Q4, o sueco ter sofrido de um furo e um problema de motor pequeno. Ele lutou de volta, no entanto, para ganhar o seu semi-final e um uso inteligente de estratégia de pneus vi mais rápido fora da linha de hoje do final – que também premiado com Ekstrom com o monstro cobiçado Prêmio Carga Super Energia.

“Acho que o segredo para vencer este ano estava perdendo no ano passado”, brincou Ekstrom, que perdeu fora na vitória Lydden Hill, em 2015, três décimos de segundo. “Mas agora sou eu no degrau mais alto, e não Petter [Solberg]. Acho que este fim de semana foi uma das mais difíceis na minha carreira – eu não conseguia descobrir por que Petter foi mais rápido e foi muito frustrante. No final, ele desceu para a estratégia de colo e pneu joker – eu tinha um pouco mais de borracha deixada para o final. Realisticamente, cinco ou seis pilotos poderia ganhar o campeonato – Sebastien [Loeb] foi muito rápido neste fim de semana, mas não teve sorte e não podemos subestimar o potencial dos Peugeots “.

Runner-up Solberg acrescentou: “Tem sido um grande fim de semana – tentámos tão difícil no final, mas tivemos uma estratégia de pneus diferente, que, obviamente, não funcionou para nós. A vitória foi na distância de toque – poderíamos ver que o ritmo estava lá, tivemos o poder e a suspensão funcionou brilhantemente. Tem havido muita luta perto, mas eu sempre quero ganhar a corrida final. Parabéns a Mattias – suas táticas Joker lap funcionou bem, eu quase podia alcançá-lo, mas não foi o suficiente. A coisa mais importante para mim é que estamos de volta em forma – o carro está funcionando bem, temos a velocidade e agora é hora de vencer novamente “.

Hansen – que não foi ao pódio desde Mundial RX da Turquia no ano passado – teve um imenso prazer para deixar Lydden Hill, com um pouco mais de talheres. “Tem sido um tempo desde que eu estive entre os três primeiros por isso se sente ótimo estar de volta no final da corrida conferência de imprensa”, admitiu o 22-year-old sueco. “Nossos tempos de volta foram bons neste fim de semana, mas fomos para baixo sobre Petter e Mattias por isso significava que não podia dar ao luxo de cometer erros em outros lugares. Eu tive algumas chances de pegar Petter na final, mas não chegou a obter a velocidade. Estamos chegando lá, mas precisamos trabalhar ainda mais quando vamos para a Noruega em tempo de duas semanas. ”

irmão mais novo de Hansen Kevin terminou em quarto lugar geral – um feito notável para o sueco talentoso que comemorou seu aniversário de 18 anos no fim de semana. O quinto lugar foi feita pelo russo Timur Timerzyanov – o melhor resultado para o motorista Mundial RX Equipe Áustria desde a Itália no ano passado. de Hoonigan Corrida Divisão Andreas Bakkerud foi o segundo na fase de classificação intermediária, mas foi negado um lugar no pódio devido a um problema técnico com o carro – ele finalmente terminou em sexto.

Topi Heikkinen foi o sétimo de EKS. EKS permanece topo da classificação das equipes após rodada quatro – 56 pontos à frente do Team Peugeot-Hansen, que está em segundo lugar. da equipe Volkswagen Suécia Johan Kristoffersson terminou em oitavo na Lydden Hill, incapaz de chegar à final devido a um furo. Kevin Eriksson [Olsbergs MSE] e nove vezes Campeão do Mundo de Rally Sebastien Loeb foram nono e décimo, respectivamente.

da França Davy Jeanney falhou por pouco em um lugar nas meias-finais e 13 acabado. da América Tanner Foust não correr em qualquer uma das duas corridas de qualificação no segundo dia devido a problemas técnicos com o seu Volkswagen Polo. Início favorito Liam Doran tinha esperanças de fazer meias-finais de hoje, mas foi prejudicado por um furo no Q1 e lutou com problemas de motor.

A bomba britânica explicou: “Tem sido um fim de semana de mega frustrante como eu estava obviamente esperando muito mais em frente de meus fãs. Eu realmente não têm a oportunidade de construir qualquer momento durante a qualificação e isso é tão crucial no mundo RX se você estiver indo para fazê-lo para as meias-finais. O foco agora se volta para a Noruega e mostrando o que o MINI RX pode fazer em seu novo spec. O potencial no pacote é irreal e os meninos JRM estão trabalhando a todo vapor -. Só precisamos de uma boa sequência de sorte para que possamos demonstrar o desempenho na pista ”

Na terceira rodada do RX Lites Cup, foi o francês Cyril Raymond quem levou a vitória geral. Thomas Bryntesson terminou em segundo lugar, o norueguês fazendo um retorno espetacular depois de começar a fila de trás de hoje final. Simon Olofsson foi o terceiro. Em geral, as posições RX Lites, Raymond leva – três pontos à frente do Bryntesson, que ganhou as duas primeiras rodadas.

No Campeonato Super1600, onde Lydden Colina formaram a segunda rodada da categoria de suporte, era da Hungria Krisztian Szabo, que teve uma vitória luzes-a-bandeira em seu Skoda Fabia. Artis Baumanis e Josef Susta terminou em segundo e terceiro lugares respectivamente. Szabo leva as tripulações S1600 após duas rodadas, oito pontos à frente do da Dinamarca Ulrik Linnemann.

Mundial RX Managing Director para a IMG, Paul Bellamy, concluiu: “Nós fomos abençoados com o céu azul, uma multidão embalada e corridas cheio de ação em nossa casa ronda do Campeonato do Mundo no Lydden neste fim de semana. A multidão chegou desde as primeiras horas para assistir de hoje qualificação, semi-finais e final e os motoristas certamente colocar em um bom show, com algumas corridas de pára-choque a pára-choque e ultrapassagens em Hairy Hill, que foi cercado por fãs rallycross. Parabéns a Mattias que fez um ótimo trabalho mais uma vez e é apenas o segundo piloto a tomar um hat-trick de World RX ganha na história do nosso campeonato. Petter Solberg parecia imparável nas sessões de qualificação, mas estratégia de pneus provou crítico quando ele veio para o final. Bem feito para Timmy, que mereceu uma posição no pódio depois de um difícil início de ano. ”

A quinta rodada do Mundial RX tem lugar no Inferno na Noruega no tempo de duas semanas (10-12 de Junho).

&nbsp

Scroll To Top