Sexta-feira , Junho 9 2023
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Elisabete Jacinto mantém 3º lugar entre os camiões após dura etapa de areia
Elisabete Jacinto mantém 3º lugar entre os camiões após dura etapa de areia

Elisabete Jacinto mantém 3º lugar entre os camiões após dura etapa de areia

 

Elisabete Jacinto concluiu hoje o difícil percurso da sétima etapa do Africa Eco Race que ligou Chami a Amodjar. Os 414 quilómetros do setor seletivo, constituídos por pistas de areia e dunas, revelaram-se bastante trabalhosos para a equipa OLEOBAN® que gastou 5h52m45s a cumprir o traçado da especial. Ainda assim, e apesar de terem terminado a etapa no quinto posto entre os camiões, os portugueses mantêm a terceira posição da categoria T4 e ocupam agora o 15º lugar da classificação conjunta auto camião.

A formação lusa, composta por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho cumpriu com alguma dificuldade e morosidade esta especial, uma vez que as 10 toneladas do MAN TGS de competição tornam muito difícil transpor as zonas de areia quando esta se apresenta mais fina e mole, como era o caso.

Assim, e por forma a não perder demasiado tempo, Elisabete Jacinto teve que gerir cautelosamente a entrada nas dunas: “os primeiros 100 quilómetros da etapa de hoje eram lindíssimos. Muito rápidos, mas era preciso ter muita perícia na condução. Depois vieram as dunas e foi aí que começaram as nossas dificuldades. Para não ficarmos enterrados fizemos tudo muito lentamente porque o nosso camião é muito pesado e não queríamos ter problemas. No entanto, a certa altura vimos o Scania parado com a sua tripulação a cavar e decidimos sair dos traços dos camiões. Não foi todavia a opção correta porque acabamos por ficar presos. Estivemos muito tempo a cavar e essa foi a principal razão do nosso atraso. Depois de sairmos das dunas viemos sempre a andar rápido e não tivemos mais problemas. Sabemos que a partir de agora as etapas vão sendo cada vez mais difíceis e só desejamos chegar bem classificados ao fim. Vamos ver o que a sorte nos reserva”, referiu a piloto portuguesa.

Os russos da equipa oficial da Kamaz continuam a ser os T4 mais rápidos em pista e conseguem ainda ocupar posições cimeiras na tabela de classificação geral auto/camião. Elisabete Jacinto conta, neste momento, com uma vantagem de 45 minutos para Miklos Kovacs que, aos comandos de um Scania, ocupa o quarto posto entre os camiões.

A etapa de amanhã vai levar a caravana do Africa Eco Race até Chinguetti onde terá início a oitava especial do rali. Nesta jornada, que liga aquela cidade a Amati, vão ser disputados 377 quilómetros ao cronómetro em pisos muito variados. A etapa inicia-se com a descida do Oued Chinguetti e depois será feita uma passagem de montanha. Logo de seguida, os pilotos entram numa zona estreita e muito pedregosa que requer atenção redobrada. Para o final da especial fica reservada a travessia de uma grande secção de dunas para depois se terminar o dia não muito longe de Atar.

&nbsp

Scroll To Top