O VI Rali da Ribeira Brava disputado na passada sexta e ontem, foi a terceira prova pontuável para o Campeonato da Madeira de Ralis de 2023, na qual a equipa SonhoR, Ricardo Gonçalves e Daniel Capelo, a competir com as cores do Clube Desportivo de São Roque, com o Ford Fiesta R2T, alcançou o pódio final com os seguintes resultados: 13ª posição à geral, 4ª posição no Troféu Eng. Rafael Costa e 1ª posição na Promoção Grupo P2.
A equipa apresentou-se à competição motivada, face a um bom teste pré-evento, onde com as suspensões já intervencionadas, voltou a adquirir boas sensações com o carro e ritmo competitivo. Apesar desse bom acerto e confiança, na noite de sexta-feira, na primeira prova especial de classificação a equipa debateu- se com problemas de tração na zona empedrada da especial, afetando a sua performance, ainda que tenha alcançado o segundo melhor tempo no Troféu Eng. Rafael Costa e no Grupo P2.
Na manhã do dia seguinte, na primeira prova especial disputada, cedo a equipa percebeu que a afinação das suspensões tinha que ser corrigida, tendo perdido considerável tempo para as equipas mais rápidas. A perda de tração era notória mesmo no bom asfalto, sendo patente a dificuldade em sair das curvas, tendo a equipa corrigido ao longo das provas especiais da manhã as afinações, conseguindo melhorar os seus registos, não obstante ter terminado a manhã com problemas de travagem.
Para a última secção do rali, com o problema na travagem minimizado e face à iminência da existência da chuva nas especiais da tarde, a equipa, face ao atraso que detinha, arriscou numa solução de pneus mais arrojada, que veio a se verificar a menos acertada, dado que a chuva foi muito pouco intensa e rapidamente os pisos voltaram a secar.
Conforme teve oportunidade de dizer à jornalista da Antena 3, Valentina Jesus, o piloto Ricardo Gonçalves: “Não foi um rali positivo desportivamente, o carro não teve grandes problemas, a menor performance foi causada por nós, pelas opções menos acertadas que fizemos, em termos de afinações e opções de material. Precisamos de tomar melhores decisões para conseguirmos ter condições para forçar o nosso andamento e ombrear com os mais rápidos no troféu. É isso que iremos fazer, trabalhar mais e melhor! Vamos persistir nos nossos sonhos!”
Estamos certos que com o apoio da nossa estrutura e preparador, iremos superar estas dificuldades e nos apresentaremos competitivos na próxima competição, o Rali do Marítimo / Município de Machico 2023.
Endereçar aos nossos parceiros e patrocinadores, os nossos melhores cumprimentos, agradecendo-lhes a confiança, na certeza que, como sempre o fizemos até aqui, continuaremos a elevar as Vossas marcas, produtos e serviços, apresentando-nos sempre de forma responsável, integra e competitiva.