Duplo pódio absoluto de Pedro Salvador marca a estreia do consagrado pela estrutura de S. Paio de Oleiros;
O piloto flaviense garantiu ainda duas pontuações máximas e lidera o campeonato;
Num fim-de-semana sempre em crescendo, Aloísio Monteiro assinou uma estreia de sonho aos comandos do Porsche 991.2 GT3 CUP. O “patrão” da TRF repetiu a “dose” de Salvador e foi 2º da Categoria GD em ambas as corridas;
Duas corridas, dois carros, entregues a Pedro Salvador e Aloísio Monteiro, uma pole e quatro pódios. Eis o farto pecúlio obtido pela The Racing Factory na sua estreia nas lides da velocidade, integrando o musculado pelotão internacional da nova Porsche Sprint Challenge Ibérica.
Discutir taco-a-taco as pole-position para as duas corridas do programa com Dylan pereira, o atual detentor da Porsche Supercup, vencendo essa batalha pelo melhor registo na segunda qualificação e bater-se taco-a-taco pelos lugares de supremacia em ambas as corridas, conquistando dois pódios, eis a demonstração de classe de Pedro Salvador, na sua estreia enquanto piloto The Racing Factory.
O flaviense esteve sempre muito rápido e eficaz com o Porsche 991.2 GT3 CUP, almejando ser quem, durante a Corrida 1, mais perto rodou do líder, assegurando de forma tranquila a 2ª posição, para protagonizar um duelo intenso com Francisco Mora pelo mesmo 2º lugar na Corrida 2, cortando a linha de meta no terceiro posto, subindo depois a segundo mercê da penalização atribuída ao seu adversário.
“Faço um balanço muito positivo desta primeira jornada. Estava obviamente algo apreensivo por não ter nem testado, nem treinado antes. Ainda para mais, era a primeira vez que ia competir com este carro sem ABS, situação preponderante no que respeita à obtenção da performance máxima com o Porsche. Ora, isto requer habituação, muitos quilómetros e fomos evoluindo nas sessões de treinos e, mesmo, nas duas corridas, estando seguro que serei ainda mais competitivo nas próximas jornadas da competição”.”.
O consagrado piloto de Chaves salientou que “além dos dois excelentes pódios e da pole que obtive, realço sobretudo o facto de termos conseguido as duas pontuações máximas, já que o Dylan não pontuava nestas duas corridas. Isto coloca-nos na liderança do campeonato, em termos absolutos e na Categoria PROAM, o que nos coloca, desde já, na luta pelos títulos”.
Salvador realça ainda “o enorme esforço que a The Racing Factory colocou nesta sua estreia na velocidade. Fizeram um trabalho muito positivo e estou muito grato à equipa por todo o apoio e pela confiança que possuem no meu trabalho Estou ciente de que iremos melhorar muito no futuro e seremos cada vez mais competitivos”.
Por seu lado, Aloísio Monteiro saiu do Autódromo Internacional do Algarve com duplas razões para ostentar um sorriso rasgado.
Na sua condição de piloto, rubricou uma exibição sempre em crescendo ao longo dos dois dias de competição, utilizando as sessões de treinos livres para se adaptar. Depois, na qualificação para a Corrida 1, sofreu um toque logo na primeira volta lançada e foi assim impedido de poder realizar um tempo satisfatório.
Não baixou os braços, arregaçando as mangas nos 28 minutos + 1 volta do primeiro embate da época para recuperar de forma firme até ao 2º lugar da Categoria GD, feito que replicaria na Corrida 2, almejando assim o CEO da The Racing Factory coroar a sua estreia nesta dura competição com um duplo pódio. Notável.
“Adorei ambas as corridas, mas, saio de Portimão com a noção clara de que, na corrida 2, a minha performance esteve um degrau acima. Falta conhecimento e quilómetros ao volante para conhecer melhor o carro e suas reações ao longo da prova, mas estou muito satisfeito por, na minha estreia, ter conseguido ir ao pódio em ambas as corridas, tendo ficado ainda demonstrado que tenho ainda margem para melhorar”.
Enquanto líder da The Racing Factory, Aloísio Monteiro fala de “uma satisfação grande pelos resultados e, sobretudo, pela equipa ter respondido de forma eficaz a este novo desafio. Agradeço a todos a forma como foram capazes de uma vez mais, demonstrar toda a sua capacidade e quero ainda agradecer de forma muito especial Pedro Salvador, pois ele foi a chave deste sucesso em Portimão. Agora, vamos nos focar nos próximos objetivos, que passam pelo regresso aos ralis e, a seguir, por ir a Espanha discutir as vitorias nas duas corridas da 2ª jornada desta competição!”.
E esse próximo desafio duplo da Porsche Sprint Challenge Ibérica será em terras espanholas. O Complexo Desportivo Motorland Aragón, em Alcañiz, receberá a “armada” Porsche nos dias 27e 28 de maio.